Havan no Flamengo e permutas no Vasco; a realidade em torno dos patrocínios

Uma crítica em torno dos questionamentos sobre os valores pagos ao Vasco da Gama e ao Flamengo pela Havan.

Camisa do Vasco com patrocínios
Camisa do Vasco com patrocínios

O patrocínio da Havan ao Flamengo trouxe à tona o suposto valor que a empresa de Luciano Hang paga ao Vasco da Gama. Se fosse a um time de bairro ninguém faria comparações, mas, a Havan tem seu nome na camisa do VASCO. Essa façanha é gigante, porém, tá em conta, bem fácil de conseguir, por alguns motivos conforme exposto a seguir.

Fácil, por quê?

Porque basta se cogitar uma marca e a vascarente logo faz a sua parte levando o nome ao topo nas redes sociais. Não é qualquer torcida que tem esse poder, portanto, fica o elogio. Daí, o discurso é conhecido: “A força da torcida fez essa parceria nascer e estamos felizes, blá, blá, bla.” Não por acaso, alguns investimentos de parceiros no Vasco dependem de contrapartida da torcida.

Fácil também porque …

Sem dinheiro para pagar continhas básicas, qualquer adiantamento já alivia o hoje, e esses adiantamentos costumam acontecer, né isso?. Quem tem o dinheiro nas mãos, barganha da forma que lhe convém. Agora, até permuta está sendo feita. A Gold Fire, por exemplo, tem seu nome estampando nos calções dos jogadores do Vasco a troco de serviços de segurança e prevenção contra incêndios. Tá fácil, não? Indubitavelmente, a exposição de uma marca no uniforme do Vasco, em qualquer campeonato, deveria valer mais que serviços e manutenção em qualquer setor do Clube.

Valor dos patrocínios

Mas o valor dos patrocínios, nunca é revelado, fato que a torcida tem de aceitar, assim como o tal discurso contraditório da transparência. Se os valores fossem atraentes, ecoariam aos quatro cantos, como é feito quando se usa um montante doado e atrair mais doações.

Enfim, como reclamar não adianta…

É só seguir fazendo Pix. Como a grandeza do Vasco parece não ser suficiente para atrair investimentos decentes ou patrocínios condizentes com o que essa torcida gigante representa, não nos resta nada mais que aceitar.

Enquanto isso, o Flamengo passará a jogar de vestidos para comportar tantas empresas interessadas em vincular suas marcas a eles. Essa comparação parece ser descabida, mas pense: O Flamengo tem time e atrai patrocínios. Será que se juntássemos um time decente ao engajamento do torcedor, que é infinitamente superior ao de lá, não reverteríamos esse quadro?

O tal time decente é prometido há muito tempo, mas, há muito tempo, também, ninguém tem competência para montá-lo. E, realmente, parece estar cada dia mais distante.

Enquanto não acordarem para esta realidade seguiremos humilhados com rebaixamentos, vexames administrativos, processos por não pagamentos de dívidas, fatos que a cada dia mancham o nome VASCO no cenário do futebol brasileiro.

A gestão de Jorge Salgado diz estar fazendo o necessário para reerguer o Clube, ou seja, que está no caminho. Vamos ver se caminho será sinônimo de rumo, nesta caduca política de austeridade.

O tempo nos dirá. A questão é: temos muito tempo para esperar?

Mais sobre:Havan
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
6 comentários
  • Responder

    o Vasco esta no caminho certo para virar um BANGU

  • Responder

    Infelizmente o que se salva nisso tudo de bom é esta torcida maravilhosa do vasco da Gama, e vai ser assim caso os dirigentes do vasco não mude e pensamento, não adianta ninguém vir aqui e falar que só fake pu robô escrevem,esses que estão na presidência do vasco da Gama só têm falácia. SV

  • Responder

    Cheio de contradições sua “critica”. A principal: como montar time bom se não tem dinheiro nem para pagar salario? Isso exige muitos milhoes, e mesmo com torcida engajada isso só renderia poucos milhoes, ou seja, afundaria ainda mais no buraco que ja estamos.

  • Responder

    É muito PIX pra fazer

  • Responder

    Falou, falou e não disse nada. Monta um time decente antes de chegar o dinheiro, que quando chegar esse tal dinheiro do patrocínio, não conseguirá pagar a dívida acumulada com os jogadores do time decente. E o pior, se esse time decente não ganhar nem um título de expressão, voltamos à estaca zero, rebaixados e endividados, com estamos agora. Sem planejamento não se consegue nada.

  • Responder

    O nosso momento e triste,mas vamos torcer e esperar que algumas mentes iluminadas salve o vascão

Comente

Veja também
Torcida do Vasco em São Januário no clássico contra o Botafogo
Ingressos esgotados para Vasco x Criciúma

O Vasco da Gama comunicou que todos os ingressos para o jogo contra o Criciúma, em São Januário, foram esgotados.

Bandeira do Vasco da Gama
Dívidas do Vasco associativo disparam e chegam a R$ 200 milhões  

Balanço financeiro correspondente ao último ano de Jorge Salgado como presidente do Vasco da Gama deve ser apresentado na próxima semana.

Julio Brant é candidato à presidência do Vasco
Julio Brant sai em defesa de Zé Colmeia após polêmica com Pedrinho

Conselheiro do Vasco da Gama foi mais um a engrossar o coro de apoio ao influencer após episódio de suposta censura.

Adson comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Saiba os motivos que fizeram Adson perder espaço no Vasco

Atacante contratado pelo Vasco da Gama, Adson jogou pouco minutos na equipe titular neste começo de Campeonato Brasileiro.

Zé Colmeia, Salgado e Osório
Jorge Salgado se solidariza com Zé Colmeia e aponta ‘censura’ no Vasco

Além de Jorge Salgado, outro integrante da política do Vasco da Gama que se solidarizou foi o conselheiro Julio Brant.