Havan no Flamengo e permutas no Vasco; a realidade em torno dos patrocínios

Uma crítica em torno dos questionamentos sobre os valores pagos ao Vasco da Gama e ao Flamengo pela Havan.

Camisa do Vasco com patrocínios
Camisa do Vasco com patrocínios

O patrocínio da Havan ao Flamengo trouxe à tona o suposto valor que a empresa de Luciano Hang paga ao Vasco da Gama. Se fosse a um time de bairro ninguém faria comparações, mas, a Havan tem seu nome na camisa do VASCO. Essa façanha é gigante, porém, tá em conta, bem fácil de conseguir, por alguns motivos conforme exposto a seguir.

Fácil, por quê?

Porque basta se cogitar uma marca e a vascarente logo faz a sua parte levando o nome ao topo nas redes sociais. Não é qualquer torcida que tem esse poder, portanto, fica o elogio. Daí, o discurso é conhecido: “A força da torcida fez essa parceria nascer e estamos felizes, blá, blá, bla.” Não por acaso, alguns investimentos de parceiros no Vasco dependem de contrapartida da torcida.

Fácil também porque …

Sem dinheiro para pagar continhas básicas, qualquer adiantamento já alivia o hoje, e esses adiantamentos costumam acontecer, né isso?. Quem tem o dinheiro nas mãos, barganha da forma que lhe convém. Agora, até permuta está sendo feita. A Gold Fire, por exemplo, tem seu nome estampando nos calções dos jogadores do Vasco a troco de serviços de segurança e prevenção contra incêndios. Tá fácil, não? Indubitavelmente, a exposição de uma marca no uniforme do Vasco, em qualquer campeonato, deveria valer mais que serviços e manutenção em qualquer setor do Clube.

Valor dos patrocínios

Mas o valor dos patrocínios, nunca é revelado, fato que a torcida tem de aceitar, assim como o tal discurso contraditório da transparência. Se os valores fossem atraentes, ecoariam aos quatro cantos, como é feito quando se usa um montante doado e atrair mais doações.

Enfim, como reclamar não adianta…

É só seguir fazendo Pix. Como a grandeza do Vasco parece não ser suficiente para atrair investimentos decentes ou patrocínios condizentes com o que essa torcida gigante representa, não nos resta nada mais que aceitar.

Enquanto isso, o Flamengo passará a jogar de vestidos para comportar tantas empresas interessadas em vincular suas marcas a eles. Essa comparação parece ser descabida, mas pense: O Flamengo tem time e atrai patrocínios. Será que se juntássemos um time decente ao engajamento do torcedor, que é infinitamente superior ao de lá, não reverteríamos esse quadro?

O tal time decente é prometido há muito tempo, mas, há muito tempo, também, ninguém tem competência para montá-lo. E, realmente, parece estar cada dia mais distante.

Enquanto não acordarem para esta realidade seguiremos humilhados com rebaixamentos, vexames administrativos, processos por não pagamentos de dívidas, fatos que a cada dia mancham o nome VASCO no cenário do futebol brasileiro.

A gestão de Jorge Salgado diz estar fazendo o necessário para reerguer o Clube, ou seja, que está no caminho. Vamos ver se caminho será sinônimo de rumo, nesta caduca política de austeridade.

O tempo nos dirá. A questão é: temos muito tempo para esperar?

Leia mais sobreHavan
6 comentários
  • Diego - 12 de maio de 2021

    o Vasco esta no caminho certo para virar um BANGU

    Responder
  • Antonio+Simplício+Filho - 11 de maio de 2021

    Infelizmente o que se salva nisso tudo de bom é esta torcida maravilhosa do vasco da Gama, e vai ser assim caso os dirigentes do vasco não mude e pensamento, não adianta ninguém vir aqui e falar que só fake pu robô escrevem,esses que estão na presidência do vasco da Gama só têm falácia. SV

    Responder
  • edney gomes - 11 de maio de 2021

    Cheio de contradições sua “critica”. A principal: como montar time bom se não tem dinheiro nem para pagar salario? Isso exige muitos milhoes, e mesmo com torcida engajada isso só renderia poucos milhoes, ou seja, afundaria ainda mais no buraco que ja estamos.

    Responder
  • Ailton - 11 de maio de 2021

    É muito PIX pra fazer

    Responder
  • Lima - 11 de maio de 2021

    Falou, falou e não disse nada. Monta um time decente antes de chegar o dinheiro, que quando chegar esse tal dinheiro do patrocínio, não conseguirá pagar a dívida acumulada com os jogadores do time decente. E o pior, se esse time decente não ganhar nem um título de expressão, voltamos à estaca zero, rebaixados e endividados, com estamos agora. Sem planejamento não se consegue nada.

    Responder
  • Jota wilson - 11 de maio de 2021

    O nosso momento e triste,mas vamos torcer e esperar que algumas mentes iluminadas salve o vascão

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
18 de setembro de 2021
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Cruzeiro

Confira quais canais transmitem a partida entre Vasco da Gama e Cruzeiro, válida pela 25ª rodada da Série B do Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Cruzeiro

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Cruzeiro, neste domingo, em São Januário, pela 25ª rodada da Série B.

Vasco projeta 8 mil ingressos contra o Goiás e 11 mil diante do Coritiba; preço reduzirá

O Vasco da Gama tem o intuito de atingir os 50% de ocupação liberados pela prefeitura no jogo contra o Coritiba, pela 30ª rodada da Série B.

Castan e Graça buscam sequência em dupla antiga, mas pouco usada no Vasco

Zagueiros mais antigos do elenco do Vasco da Gama, Leandro Castan e Ricardo Graça jogaram juntos poucas vezes ao longo dos anos.

Presidente do Fluminense cita caos político no Vasco em comentário sobre voto online

Mario Bittencourt, presidente do Fluminense, colocou a situação política do Vasco da Gama nos últimos anos como um exemplo a não ser seguido.

Nenê celebra reestreia pelo Vasco e destaca participação em gol: ‘Muito feliz’

O meio-campista do Vasco da Gama, Nenê, teve uma boa reestreia e se mostrou muito satisfeito em ter participado do gol diante do CRB.

Luxemburgo cumprirá suspensão e Cruzeiro será comandado do Belletti contra o Vasco

O técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo, foi expulso contra o Operário-PR e não vai reencontrar o Vasco da Gama neste domingo.

17 de setembro de 2021
Título, acesso e rebaixamento: as probabilidades do Vasco na Série B

O Vasco da Gama diminuiu as chances de acesso e título com o empate diante do Brasil de Pelotas, pela 24ª rodada da Série B.

Leven detona gestão por disponibilizar apenas mil ingressos no domingo: ‘Burros!’

Decisão da diretoria do Vasco da Gama de levar somente mil torcedores para o jogo contra o Cruzeiro revoltou Leven Siano.

Saiba como será a venda de ingressos para o jogo entre Vasco x Cruzeiro

Veja todos os detalhes que cercam a venda de ingressos e os requisitos necessários para estar em São Januário no jogo contra o Cruzeiro.

Veja mais notícias