Havan no Flamengo e permutas no Vasco; a realidade em torno dos patrocínios

Uma crítica em torno dos questionamentos sobre os valores pagos ao Vasco da Gama e ao Flamengo pela Havan.

Camisa do Vasco com patrocínios
Camisa do Vasco com patrocínios

O patrocínio da Havan ao Flamengo trouxe à tona o suposto valor que a empresa de Luciano Hang paga ao Vasco da Gama. Se fosse a um time de bairro ninguém faria comparações, mas, a Havan tem seu nome na camisa do VASCO. Essa façanha é gigante, porém, tá em conta, bem fácil de conseguir, por alguns motivos conforme exposto a seguir.

Fácil, por quê?

Porque basta se cogitar uma marca e a vascarente logo faz a sua parte levando o nome ao topo nas redes sociais. Não é qualquer torcida que tem esse poder, portanto, fica o elogio. Daí, o discurso é conhecido: “A força da torcida fez essa parceria nascer e estamos felizes, blá, blá, bla.” Não por acaso, alguns investimentos de parceiros no Vasco dependem de contrapartida da torcida.

Fácil também porque …

Sem dinheiro para pagar continhas básicas, qualquer adiantamento já alivia o hoje, e esses adiantamentos costumam acontecer, né isso?. Quem tem o dinheiro nas mãos, barganha da forma que lhe convém. Agora, até permuta está sendo feita. A Gold Fire, por exemplo, tem seu nome estampando nos calções dos jogadores do Vasco a troco de serviços de segurança e prevenção contra incêndios. Tá fácil, não? Indubitavelmente, a exposição de uma marca no uniforme do Vasco, em qualquer campeonato, deveria valer mais que serviços e manutenção em qualquer setor do Clube.

Valor dos patrocínios

Mas o valor dos patrocínios, nunca é revelado, fato que a torcida tem de aceitar, assim como o tal discurso contraditório da transparência. Se os valores fossem atraentes, ecoariam aos quatro cantos, como é feito quando se usa um montante doado e atrair mais doações.

Enfim, como reclamar não adianta…

É só seguir fazendo Pix. Como a grandeza do Vasco parece não ser suficiente para atrair investimentos decentes ou patrocínios condizentes com o que essa torcida gigante representa, não nos resta nada mais que aceitar.

Enquanto isso, o Flamengo passará a jogar de vestidos para comportar tantas empresas interessadas em vincular suas marcas a eles. Essa comparação parece ser descabida, mas pense: O Flamengo tem time e atrai patrocínios. Será que se juntássemos um time decente ao engajamento do torcedor, que é infinitamente superior ao de lá, não reverteríamos esse quadro?

O tal time decente é prometido há muito tempo, mas, há muito tempo, também, ninguém tem competência para montá-lo. E, realmente, parece estar cada dia mais distante.

Enquanto não acordarem para esta realidade seguiremos humilhados com rebaixamentos, vexames administrativos, processos por não pagamentos de dívidas, fatos que a cada dia mancham o nome VASCO no cenário do futebol brasileiro.

A gestão de Jorge Salgado diz estar fazendo o necessário para reerguer o Clube, ou seja, que está no caminho. Vamos ver se caminho será sinônimo de rumo, nesta caduca política de austeridade.

O tempo nos dirá. A questão é: temos muito tempo para esperar?

Leia mais sobreHavan
6 comentários
  • Diego - 12 de maio de 2021

    o Vasco esta no caminho certo para virar um BANGU

    Responder
  • Antonio+Simplício+Filho - 11 de maio de 2021

    Infelizmente o que se salva nisso tudo de bom é esta torcida maravilhosa do vasco da Gama, e vai ser assim caso os dirigentes do vasco não mude e pensamento, não adianta ninguém vir aqui e falar que só fake pu robô escrevem,esses que estão na presidência do vasco da Gama só têm falácia. SV

    Responder
  • edney gomes - 11 de maio de 2021

    Cheio de contradições sua “critica”. A principal: como montar time bom se não tem dinheiro nem para pagar salario? Isso exige muitos milhoes, e mesmo com torcida engajada isso só renderia poucos milhoes, ou seja, afundaria ainda mais no buraco que ja estamos.

    Responder
  • Ailton - 11 de maio de 2021

    É muito PIX pra fazer

    Responder
  • Lima - 11 de maio de 2021

    Falou, falou e não disse nada. Monta um time decente antes de chegar o dinheiro, que quando chegar esse tal dinheiro do patrocínio, não conseguirá pagar a dívida acumulada com os jogadores do time decente. E o pior, se esse time decente não ganhar nem um título de expressão, voltamos à estaca zero, rebaixados e endividados, com estamos agora. Sem planejamento não se consegue nada.

    Responder
  • Jota wilson - 11 de maio de 2021

    O nosso momento e triste,mas vamos torcer e esperar que algumas mentes iluminadas salve o vascão

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
18 de janeiro de 2022
Assista aos golaços de Figueiredo e Andrey Santos contra o São Paulo na Copinha

Vasco da Gama deixa a Copinha com dois belos gols protagonizados por Figueiredo e Andrey, especialmente o primeiro.

Nenê retoma a 10 após 4 anos; relembre quem usou o número após a saída do meia

Entre 2018 e 2021, camisa 10 do Vasco da Gama foi utilizada por Evander, Bruno César, Benítez e Morato; destes, apenas o argentino fez jus.

Zé Ricardo ganha protagonismo no futebol do Vasco, que segue busca por um camisa 9

Treinador participa ativamente das decisões do departamento de futebol do Vasco da Gama, que ainda tenta a contratação de um centroavante.

Renovação de contrato de Miranda com o Vasco é considerada bem encaminhada

Zagueiro está suspenso por doping desde setembro e vem treinando em separado; Vasco da Gama vê no atleta um ”ativo” e deseja renovar.

Figueiredo lamenta eliminação na Copinha e revela: ‘Meu último jogo no Sub-20’

Centroavante, que será integrado aos profissionais, agradeceu ao elenco e à comissão técnica do Vasco da Gama na Copinha pela campanha.

17 de janeiro de 2022
Lucão acerta com o Bragantino; Vasco manterá parte dos direitos econômicos

Goleiro fecha por 5 anos com o time paulista; Vasco da Gama não deve receber nada pela transferência, mas manterá percentual econômico.

Caio Eduardo recebe proposta do NK Lokomotiva Zagreb, da Croácia

Jogador, que atua como volante e lateral-esquerdo, está afastado pelo Vasco da Gama devido a imbróglio por renovação contratual.

Assista aos melhores momentos de São Paulo 4 x 2 Vasco pelas oitavas da Copinha

O Vasco da Gama perdeu por 4×2 para o São Paulo nesta segunda (17) e foi eliminado da edição 2022 da Copinha.

Vasco perde por 4 x 2 para o São Paulo e se despede da Copinha

Mesmo com pressão no fim do jogo, o Vasco da Gama não conseguiu superar o São Paulo e está eliminado da Copinha 2022.

Vasco teria iniciado conversas pelo centroavante Getúlio, ex-Avaí

Pertencente ao Tombense, jogador atuou as duas últimas temporadas pelo Avaí, clube que o revelou; Vasco da Gama quer um centroavante.

Veja mais notícias