Há seis anos o Vasco venceu os clássicos cariocas

Há seis anos o Vasco conquistou três vitórias seguidas sobre os rivais cariocas em São Januário.

Se quiser ser campeão brasileiro no próximo domingo, o Vasco, além de torcer por uma derrota do Corinthians para o Palmeiras, precisará repetir um feito que não acontece desde 2005: vencer o terceiro clássico consecutivo no Campeonato Brasileiro. Para quebrar este tabu, o Gigante da Colina terá que bater o Flamengo, no Engenhão, mesmo estádio onde a equipe superou Botafogo e Fluminense.

No entanto, há seis anos, o palco era outro. Na ocasião, o Vasco conquistou três vitórias seguidas sobre os rivais em São Januário, que no campeonato deste ano não foi liberado para clássicos regionais por questões de segurança.

A sequência de triunfos começou no dia 19 de outubro de 2005. Com gol de Romário, o time cruz-maltino venceu o Botafogo por 1 a 0, em jogo válido pela terceira rodada – e remarcado devido ao escândalo da manipulação de resultados envolvendo Edilson Pereira de Carvalho, árbitro da partida.

Três dias depois foi disputado o Clássico dos Milhões, na Colina histórica. Os times lutavam para fugir do rebaixamento. O Vasco fez 2 a 1 no Flamengo e manteve o arquirrival na zona da degola. A equipe comandada por Renato Gaúcho marcou os gols da vitória ainda no primeiro tempo com o lateral-direito Wagner Diniz – que contou com a colaboração do zagueiro Júnior Baiano – e Romário. O atacante paraguaio Ramírez descontou para o Rubro-Negro.

Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2005 com 22 gols, o Baixinho também foi o carrasco do Fluminense. Em ótima fase, o craque balançou a rede duas vezes na vitória do Vasco sobre o Tricolor das Laranjeiras, por 2 a 0, no dia 13 de novembro.

Vale ressaltar que esta não foi a primeira vez que o Gigante da Colina venceu clássicos regionais consecutivos na principal competição do país. Na edição de 1997, o Cruz-Maltino derrotou o Flamengo por 1 a 0, bateu o Fluminense por 3 a 1 e superou o Botafogo por 1 a 0. As três partidas foram disputadas no Maracanã.

Fonte: globo esporte

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Galdames lamenta apagão e expulsão em derrota do Vasco para o Botafogo

Volante do Vasco da Gama, Galdames analisou a partida da equipe no clássico diante do Botafogo, pelo Brasileiro.

Rafael Paiva analisa derrota do Vasco contra o Botafogo; veja a entrevista coletiva

O técnico Rafael Paiva pediu desculpas após derrota do Vasco da Gama para o Botafogo, pelo placar de 3×0, no Nilton Santos.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Botafogo

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama contra o Botafogo na partida desta terça-feira, pela 32ª rodada do Carioca.

Jornalista critica escalação de Rafael Paiva em Vasco x Botafogo

Comentarista não gostou das escolhas de Rafael Paiva no clássico entre Vasco da Gama e Botafogo, pelo Brasileiro.

João Victor é expulso contra o Botafogo e não enfrenta o Fortaleza

Expulso após levar o segundo amarelo ainda no primeiro tempo do duelo com o Botafogo. João Victor desfalca o Vasco da Gama contra o Fortaleza.

Sair da versão mobile