Há quase 100 anos! São Januário tem capsula do tempo enterrada em 1926

Uma cápsula do tempo foi enterrada em São Januário durante o lançamento da pedra fundamental, em 1926, um ano antes da inauguração.

Trave do gol de São Januário
Trave do gol de São Januário

No meio da semana, foi comemorado o aniversário de 94 anos de São Januário, a casa do Vasco da Gama, inaugurado em 21 de abril de 1927.O estádio, no entanto, reserva um segredo para lá de inusitado. Uma cápsula do tempo foi enterrada no terreno ainda durante a construção, em 1926, durante o evento de lançamento da pedra fundamental na Colina Histórica.

A informação foi divulgada pelo site UOL Esporte. Ela guarda itens raros da época da construção, que não se tem conhecimento nos dias atuais. Segundo Walmer Peres, coordenador do Centro de Pesquisa, Preservação de Acervos e Divulgação da História e Memória do Vasco (CPAD-CRVG), a própria pedra fundamental serviu como uma cápsula do tempo.

– De acordo com as imagens da época e as informações que dispomos, a própria pedra fundamental do estádio serviu como uma ‘cápsula do tempo’. Feita de pedra ou alvenaria, hermeticamente fechada. A instalação da pedra fundamental foi um ato simbólico que indicou o início oficial das obras do Estádio Vasco da Gama, que popularmente conhecemos como São Januário.

Disse Walmer Peres ao UOL Esporte, completando:

– A pedra guarda uma caixa na qual há jornais e moedas do seu período, além de outros itens sobre os quais somente teremos ciência após a sua abertura.

Abertura apenas no centenário de São Januário

Os vascaínos, no entanto, terão que segurar a ansiedade para ver o que tem lá dentro. O motivo disso é que o Vasco tem o objetivo de desenterrar e abrir a cápsula do tempo somente no centenário de São Januário, em 2027, daqui a seis anos. O CPDA-CRVG, em parceria com a vice-presidência de projetos especiais, que está à frente da ampliação do estádio, realizará um estudo para saber o local exato do objeto, mas já existe uma noção de onde está enterrado.

– O CPAD-CRVG, tendo à frente o vice-presidente, Horácio Junior, tratará disso com o Pedro Seixas, VP de Projetos Especiais, e os demais envolvidos na reforma do estádio. Atualmente, acreditamos que esteja na área do campo, próxima do centro da Social do estádio.

A intenção é que a cápsula e as coisas que estão dentro dentro dela façam parte do museu do Vasco, que será feito na Colina Histórica após a reforma. É de grande valor histórico o que possui no objeto, mesmo que não envolva nenhum valor, mas que é uma pequena amostra da época em que São Januário estava sendo erguido com a participação dos seus torcedores.

Mais sobre:São Januário
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Pois tira essa cápsula pra ver se o Vasco acorda no tempo

Comente

Veja também
Nota oficial da Força Jovem
Força Jovem cita Pedrinho ao explicar ausência de protestos presenciais

A torcida organizada do Vasco da Gama, Força Jovem, explicou a posição de protestar apenas nas redes sociais ultimamente.

Roger Flores
Roger Flores afirma que Vasco se tornou uma ‘ditadura’ com a 777

Comentarista do Grupo Globo opinou que Pedrinho deveria estar mais presente no dia a dia do futebol do Vasco da Gama.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Saiba de quanto Pedrinho abriu mão de receber do Vasco

O presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, abriu mão de receber uma boa quantia do Clube quando assumiu o comando.

Vitor Roma em entrevista ao canal Fanático Vascaíno
Vitor Roma afirma que Salgado ignorou alerta sobe redução de sócios da associação

Vitor Roma, ex-VP de marketing do Vasco da Gama, disse que Jorge Salgado também não escutou plano para evitar esvaziamento.

Belinho no Dínamo Zagreb, da Croácia
Belinho, ex-Vasco, se naturaliza croata e é tido como promessa na Europa

Destaque do Dínamo Zagreb, da Croácia, ex-meia do Vasco da Gama brilha no futebol europeu e será convocado para a seleção em breve.