Há argumentos plausíveis para o veto a torcedores em São Januário? Entenda

O Vasco da Gama não joga com a presença de sua torcida na Colina Histórica desde 22 de junho, quando enfrentou o Goiás.

Vista de cima de São Januário
Vista aérea de São Januário (Foto: Jairo Rodriguez/Vasco)

Tudo começou com a confusão generalizada após a derrota do Vasco para o Goiás. São Januário virou uma praça de guerra e, desde então, a Justiça do Rio manteve o estádio interditado. Mas hoje os argumentos são plausíveis para isto? O Lance! opina.

Por que o Vasco não pode jogar em São Januário? O Judiciário não quer. Na esfera da desportiva (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o Cruz-Maltino já cumpriu punição. Em tese, o clube pode voltar a receber público na Colina Histórica. Mas a Justiça comum interditou o estádio por tempo indeterminado. Decisão histórica e sem precedentes.

Nas redes sociais, os torcedores protestam, sangram e se revoltam para voltarem a ter o direito de pisarem em São Januário em dias de jogos. Inclusive, fizeram a ”#LibertemSãoJanuário” para tratar do caso.

A Justiça do Rio deveria se envergonhar de decisões em cima de decisões que reforçam o elitismo, preconceito e racismo. São Januário foi construído pelo povo e o mesmo povo cerca o estádio. Povo preto da favela do Arará, da Barreira do Vasco e do Tuiuti.

Ao contrário do que o Judiciário insiste em afirmar, São Januário e a Barreira do Vasco são lugares tranquilos de se frequentar. Inclusive, a reportagem do Lance! costuma frequentar os locais.

Se o ”problema” é a favela, o Rio de Janeiro deveria viver com os estádios interditados, tendo em vista que a cidade é cercada de comunidades. O próprio Maracanã, o maior palco do futebol mundial, é ao lado da Mangueira, que é uma comunidade.

Dados também comprovam que o próprio Maracanã lidera ao lado de São Januário a lista de estádios com mais tiroteios ao redor. Veja na imagem abaixo:

Mapa de tiroteios próximos a estádios no Rio em 2023
Mapa de tiroteios próximos a estádios no Rio de Janeiro em 2023

Neste caso, o Vasco não senta mais no banco do réu e sim no da vítima. O Cruz-Maltino é o único clube que disputa o Campeonato Brasileiro, que já cumpriu punição, e continua sendo punido por não ter o direito a receber o torcedor no próprio estádio.

Mas a maior vítima é o povo. O trabalhador que depende do comércio a todo vapor, sobretudo, em dias de jogos para sustentar a família.

Por fim, esta opinião termina com o mesmo questionamento que gerou esta reportagem. Por que o Vasco não pode jogar em São Januário?

Fonte: Lance!

Mais sobre:São Januário
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Não vejo problema nenhum onde está localizado o estádio. O problema que eu vejo, é o comportamento de parte da torcida no momento ruim do time. Isso não é restrito ao Vasco, mas é postura de 90% das torcidas no Brasil. Infelizmente pra pôr isso na cabeça do torcedor, que ele é parte da culpa, é difícil.

  • Responder

    Eu falo sem medo de represaria nenhuma, eu só não tenho como provar infelizmente, mas se fizerem uma investigação profunda vocês vão ver que tem dedo desse presidente do flamengo e do presidente do Fluminense, porque eles são sujos assim como essa política podre do rio de janeiro que fazem esses absurdos por dinheiro, coloquem alguém para investigar juízes CBF e os presidentes desses dois clubes e verão do que eu estou falando, se muitos deles não vão para atrás das grades

Comente

Veja também
Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Vitória
Vasco é o 4º clube brasileiro mais citado como rival por torcedores

Em pesquisa, o Vasco da Gama está atrás apenas de Palmeiras, Corinthians e Flamengo entre os clubes mais citados como rivais por torcedores.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.