Há 98 anos, Vasco conquistava o Carioca pela 1ª vez, com time com negros e brancos

Conquista do Campeonato Carioca de 1923 foi o primeiro título estadual do Vasco da Gama e fato importante para a Resposta Histórica, em 1924.

Time campeão do Vasco de 1923
Time campeão do Vasco de 1923 (Foto: Centro de Memória/ Vasco)

O Vasco da Gama relembrou, nesta quinta-feira (12), via redes sociais, a conquista do Campeonato Carioca de 1923, quando sagrou-se como o primeiro campeão com um elenco formado por jogadores negros e brancos, uma das principais pautas da história do Clube.

Isso, inclusive, foi um passo importante para a icônica carta conhecida como Resposta Histórica, elaborada pela então diretoria do Gigante da Colina em 1924 e que acabou se tornando um grande marco da luta cruzmaltina contra a discriminação racial e social no futebol brasileiro.

– Há 98 anos, o Vasco fazia história no Campeonato Carioca de 1923 ao se tornar o primeiro campeão com um time formado por jogadores negros e brancos de camadas populares da sociedade. Direcionando o futebol para um horizonte mais profissional e inclusivo – publicou o Gigante da Colina via Twitter.

Confira

2º título

Vale ressaltar que o Carioca de 1923 foi o segundo título oficial conquistado pelo Vasco. Antes dele, o Cruzmaltino havia sido campeão da Série B do Estadual, no ano anterior.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Volto a cobrar do redator desta página ao colocar foto e,não mencionar nome dos jogadores ,fica sempre faltando este detalhe nas importantes noticias sobre as conquistas e seus autores ,fica aqui meu protesto .

    • Boa tarde, Liberado! Isso será observado nas próximas vezes. Obrigado pela dica.

Comente

Veja também
Orellano em campo pelo Cincinnati
Emprestado pelo Vasco, Orellano se firmou no FC Cincinnati; veja o desempenho

O meia-atacante Luca Orellano, emprestado pelo vasco da Gama, está se destacando no FC Cincinnati, dos Estados Unidos.

Zé Colmeia, Salgado e Osório
Zé Colmeia é proibido de fazer melhorias nas sedes do Vasco; Clube se manifesta

O vascaíno Zé Colmeia, famoso nas redes sociais, alegou ter sido proibido pelo Vasco da Gama de ajudar em melhorias estruturais das sedes.

Rayan marcou duas vezes no 7x0 sobre o Maricá
Rayan pode ser titular contra o Criciúma

Com maior minutagem entre os jovens da base em 2024 e com boas atuações, Rayan deve ganhar titularidade no Vasco da Gama.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Pedrinho diz que ‘tempo é dono da verdade’ em post misterioso no Instagram

O ídolo do Vasco da Gama, Pedrinho, fez uma postagem enigmática no Instagram, o que agitou a torcida sobre o motivo.

Gary Medel em campo contra o Grêmio
Medel é aguardado no Rio e deve jogar contra o Criciúma

O zagueiro do Vasco da Gama, Gary Medel, deve voltar aos treinos nos próximos dias e ser opção para o jogo contra o Criciúma.