Há 24 anos, Vasco conquistava o tri brasileiro sobre o Palmeiras

Em dezembro de 1997 o Vasco da Gama se sagrava tri-campeão brasileiro ao empatar sem gols com o Palmeiras.

Time do Vasco da Gama campeão brasileiro de 1997 (Foto: Reprodução Vasco)

No dia 21 de dezembro de 1997, há exatos 24 anos, o Vasco da Gama empatava em 0x0 com o Palmeiras e conquistava o tricampeonato Brasileiro em um Maracanã lotado. Naquele ano, o Gigante sempre se mostrou um postulante ao título, terminando a primeira fase da competição na primeira colocação, com 54 pontos. Na ocasião, os 26 times se enfrentaram em turno único

Comandados pelo Animal Edmundo, o Cruzmaltino Vasco atropelou o Flamengo por 4 a 1 e garantiu sua vaga na final para enfrentar o Palmeiras. O time carioca e o time paulista, como o melhor do grupo A e do grupo B, duelaram para saber quem levantaria a taça.

A disputa foi divida em dois jogos bem competitivos e ambas partidas terminaram empatadas, mas o Cruzmaltino levou a melhor pela vantagem que tinha do empate. O primeiro duelo aconteceu no dia 14 de dezembro no estádio do Morumbi. O palco do confronto recebeu quase 55 mil pagantes.

A grande decisão ficou para o Maracanã, no dia 21 de dezembro. O estádio receue cerca de 97 mil vascaínos. Após um jogo tenso, com poucas chances de ambos os lados, a massa Cruzmaltina pode soltar o grito de campeão, o terceiro título nacional do Gigante da Colina.

Escalação do primeiro jogo

Palmeiras: Veloso; Pimentel, Roque Júnior, Cléber e Júnior; Rogério, Marquinhos, Alex (Oséas) e Zinho; Euller (Edmílson) e Viola. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Vasco: Carlos Germano; Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho (Mauricinho) e Ramon (Alex Pinho); Edmundo e Evair (Nélson). Técnico: Antônio Lopes.

Escalação do segundo jogo

Vasco da Gama: Carlos Germano; Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho (Pedrinho) e Ramon; Edmundo e Evair (Nélson). Técnico: Antônio Lopes.

Palmeiras: Veloso; Pimentel, Roque Júnior, Cléber e Júnior; Galeano (Marquinhos), Rogério, Alex (Oséas) e Zinho; Euller e Viola (Cris). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Ingressos para Athletico-PR x Vasco: veja preços e locais de venda

O Vasco da Gama enfrenta o Athletico-PR neste domingo, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h, na Ligga Arena.

Marlon Gomes faz hat-trick de golaços em jogo do Shakhtar Donetsk; assista

Vendido pelo Vasco da Gama no início da temporada de 2024, Marlon Gomes brilha em goleada do time ucraniano.

Força Jovem Vasco se retrata ao Goiás por fala em protesto

A torcida organizada do Vasco da Gama, Força Jovem causa polêmica com aliada do Goiás e se retrata através de uma nota nas redes sociais.

Vasco analisa 5 nomes no mercado; 777 Partners teria aprovado Paulo Pezzolano

777 Partners e o departamento de futebol do Vasco preferem Paulo Pezzolano para assumir o futebol, mas ainda não tem negociação.

David conta com bom desempenho no Castelão para vencer o Fortaleza

O atacante David marcou 17 gols no Castelão e conta com bom retrospecto na Copa do Brasil para vencer o Fortaleza.

Sair da versão mobile