Há 24 anos, Vasco conquistava o tri brasileiro sobre o Palmeiras
Em dezembro de 1997 o Vasco da Gama se sagrava tri-campeão brasileiro ao empatar sem gols com o Palmeiras.
No dia 21 de dezembro de 1997, há exatos 24 anos, o Vasco da Gama empatava em 0x0 com o Palmeiras e conquistava o tricampeonato Brasileiro em um Maracanã lotado. Naquele ano, o Gigante sempre se mostrou um postulante ao título, terminando a primeira fase da competição na primeira colocação, com 54 pontos. Na ocasião, os 26 times se enfrentaram em turno único
Comandados pelo Animal Edmundo, o Cruzmaltino Vasco atropelou o Flamengo por 4 a 1 e garantiu sua vaga na final para enfrentar o Palmeiras. O time carioca e o time paulista, como o melhor do grupo A e do grupo B, duelaram para saber quem levantaria a taça.
A disputa foi divida em dois jogos bem competitivos e ambas partidas terminaram empatadas, mas o Cruzmaltino levou a melhor pela vantagem que tinha do empate. O primeiro duelo aconteceu no dia 14 de dezembro no estádio do Morumbi. O palco do confronto recebeu quase 55 mil pagantes.
A grande decisão ficou para o Maracanã, no dia 21 de dezembro. O estádio receue cerca de 97 mil vascaínos. Após um jogo tenso, com poucas chances de ambos os lados, a massa Cruzmaltina pode soltar o grito de campeão, o terceiro título nacional do Gigante da Colina.
Escalação do primeiro jogo
Palmeiras: Veloso; Pimentel, Roque Júnior, Cléber e Júnior; Rogério, Marquinhos, Alex (Oséas) e Zinho; Euller (Edmílson) e Viola. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Vasco: Carlos Germano; Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho (Mauricinho) e Ramon (Alex Pinho); Edmundo e Evair (Nélson). Técnico: Antônio Lopes.
Escalação do segundo jogo
Vasco da Gama: Carlos Germano; Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho (Pedrinho) e Ramon; Edmundo e Evair (Nélson). Técnico: Antônio Lopes.
Palmeiras: Veloso; Pimentel, Roque Júnior, Cléber e Júnior; Galeano (Marquinhos), Rogério, Alex (Oséas) e Zinho; Euller e Viola (Cris). Técnico: Luiz Felipe Scolari.