Há 20 anos, camisa 11 era aposentada pelo Vasco em homenagem a Romário

Decisão de homenagear Romário aconteceu em 19 de janeiro de 2002 e partiu do então presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda.

Romário marcando gol pelo Vasco no Campeonato Carioca de 2001
Romário marcando gol pelo Vasco no Campeonato Carioca de 2001 (Foto: Ricardo Ayres/Lancepress!)

O dia 19 de janeiro de 2002 está marcado na carreira de Romário. Isso porque, há exatos 20 anos, o então centroavante recebia uma importante homenagem por parte do Vasco da Gama: a camisa 11, número que gostava de utilizar, seria aposentada no Gigante da Colina assim que ele se aposentasse ou deixasse o Clube.

A ideia de homenagear o ”Baixinho” partiu do já falecido Eurico Miranda, presidente cruzmaltino à época. Fã confesso do atacante, eles sempre tiveram relação muito próxima.

Vale ressaltar que, apesar da homenagem, Romário acabou deixando São Januário em agosto de 2002 após diversos desentendimentos com a torcida vascaína. Posteriormente, retornou ao Clube em janeiro de 2005. Nesse espaço de tempo, a camisa 11 ficou inutilizável.

Confira reportagem da época

Passagens pelo Vasco

Ao todo, desde que foi revelado pelo Vasco, em fevereiro de 1985, Romário disputou 402 jogos com a camisa cruzmaltina, marcando 313 gols. Pelo Gigante, conquistou dois Campeonatos Cariocas (1987 e 1988), um Brasileirão (2000) e uma Copa Mercosul (2000).

Mais sobre:Romário
Comente

Veja também
Vasco avança por Nelson Deossa com apoio de Marcos Lamacchia

O Vasco da Gama avançou por Nelson Deossa, do Betis, e conta com apoio de Marcos Lamacchia, possível investidor da SAF, na negociação.

Cria do Vasco faz história com o gol mais rápido da Copa do Mundo

Cria do Vasco da Gama, Matías Galarza marcou o gol mais rápido da Copa do Mundo de 2026 e alcançou uma marca inédita para o Clube.

Cria do Vasco, Rayan entra para ranking histórico em estreia na Copa do Mundo

Revelado pelo Vasco da Gama, Rayan estreou na Copa do Mundo e entrou para a lista dos brasileiros mais jovens a defender a Seleção.

Torcida escolhe técnico favorito para assumir o Vasco

Vasco da Gama busca um novo treinador, e torcida aponta favorito para assumir o comando do elenco, em enquete.

Vasco enfrenta o Bragantino hoje pelo Brasileiro Sub-20: veja escalações

Vasco da Gama enfrenta o Bragantino neste sabado, pelo Brasileiro Sub-20. Confira onde assistir, horário e as escalações da partida.

Vasco tem interesse na contratação de meia do Betis

Vasco da Gama analisa a contratação de Nelson Deossa, do Real Betis, para reforçar o meio-campo nesta janela de transferências.

Salário de próximo técnico do Vasco será inferior aos de Diniz e Renato

Antes de buscar um substituto para Renato Gaúcho, diretoria do Vasco da Gama define novo teto salarial para próxima comissão técnica.

Renato Gaúcho se manifesta após saída do Vasco

Após demissão do Vasco da Gama, Renato Gaúcho se manifesta pela primeira vez e agradece presidente, jogadores e funcionários.

Trio do Vasco antecipa reapresentação e já treina no CT

Três jogadores do Vasco da Gama antecipam reapresentação para esta sexta-feira (19) e treinam no CT Moacyr Barbosa.

Vasco busca técnico estrangeiro; nome de Crespo gera debate

Vasco da Gama procura nome para assumir a vaga de Renato Gaúcho, prioriza estrangeiros e Hernán Crespo ganha força.