Há 18 anos Felipe estreava pelo Vasco contra o Botafogo

No dia 3 de novembro de 1996, Felipe estreou pelo Vasco com atuação discreta, mas o suficiente para mantê-lo no elenco principal.

Poderia ter sido apenas mais um Vasco x Botafogo da história, se não fosse por aquele jovem franzino, de apenas 19 anos, e seus dribles desconcertantes com sua perna canhota.

Aquele dia 3 de novembro de 96, quando o Cruz-Maltino bateu o Glorioso por 2 a 1, num jogo cheio de reclamações, confusões e tumultos, poderia ter passado despercebido, se não marcasse a estreia de Felipe pelo Gigante.

Se soubessem que estariam presenciando o surgimento de um dos maiores ídolos da história vascaína, os torcedores teriam ido em maior quantidade que os apenas 8.852 espectadores daquele jogo.

Substituindo o experiente Cássio, o menino – que passara toda a sua infância no futebol de salão da equipe de São Januário – finalmente formaria dupla com seu parceiro e amigo Pedrinho, desta vez, nos profissionais. Era o início de uma nova etapa dos garotos, e a formação de um dos times mais vitoriosos da história do clube.

Sua atuação foi discreta, ao menos para os padrões alcançados posteriormente, mas o suficiente para mantê-lo no elenco principal, assumindo a titularidade na temporada seguinte. Logo ele, que meses antes era reserva de Bill – aquele mesmo que passou também pelo Botafogo – nos juniores.

Deste dia em diante, o banco da base virou ídolo, conquistou a torcida, o Brasil e a América. Virou segundo volante, terceiro homem de meio de campo e depois Maestro. Em seus últimos anos de carreira, se transformou num 10 disfarçado com a 6 às costas.

Felipe conquistou, pelo Vasco, mais títulos – em importância – que muitos clubes tradicionais do país. Nos 375 jogos em que atuou com a camisa cruz-maltina, o jogador marcou apenas 33 gols, mas ganhou um Campeonato Carioca (98), um Rio-São Paulo (99), uma Copa do Brasil (2011), dois Brasileiros (97 e 2000), uma Mercosul (2000) e um Libertadores (98). Tá ruim?!

O Maestro mudou com o tempo. De jovem intempestivo à líder do grupo. De lateral à meia. De promessa à eterno. À exceção do manjado – porém, quase ‘imarcável’ – corte seco para a esquerda, muita coisa mudou na vida daquele menino.

Talento, tempo de casa, identificação, brio, conquistas… Um ídolo incontestável, que há 18 anos iniciava a sua vitoriosa trajetória.

Felipe conquistou grandes títulos pelo Vasco

ESTREIA DE FELIPE PELO VASCO:

Vasco Da Gama 2 x 1 Botafogo (RJ)

Data: 03/11/1996
Campeonato Brasileiro
Local : Estádio Do Maracanã (Rio De Janeiro – RJ)
Arbitro : Jorge Dos Santos Travassos
Público : 8.852
Gols : Túlio (Botafogo 5/2ºT), Ranielli (Vasco 52/2ºT) e Edmundo (Vasco 56/2ºT)

Vasco – Carlos Germano, Pimentel, João Luís, Tinho, Felipe, Luisinho, Nélson, Pedrinho (Ranielli), Ramón, Macedo (Cristiano) e Edmundo Técnico : Antônio Lopes

Botafogo – Wagner, Wilson Goiano (Alemão ((Djair), Grotto, Gonçalves, Bruno Carvalho, Moisés, França, Cleíton, Bentinho, Mauricinho e Túlio Técnico : Jair Pereira

Blog do Garone

Comente

Veja também
Ludogorets exercerá opção de compra de Erick Marcus; veja valores

Erick Marcus se destacou no Ludogorets, e clube resolveu exercer a opção de compra do atacante que pertence ao Vasco.

Diniz tem Data Fifa para definir dupla de zaga ideal do Vasco

Diniz aproveita período sem jogos para analisar e definir a dupla de zaga titular do Vasco para o resto da temporada.

Mário Branco é cogitado no Vasco para a vaga de diretor de futebol

O português Mário Branco estava no Fenerbahçe e agora é avaliado pelo Vasco para a vaga de diretor de futebol.

Dois jogadores da Série B entram no radar do Vasco

Boschilia e Pedro Rocha são os primeiros alvos do Vasco da Gama para a janela de transferências do meio do ano.

Vasco vive impasse sobre futuro Puma e busca lateral-direito no mercado

O lateral-direito Puma tem futuro indefinido no Vasco da Gama e o Clube busca no mercado um reforço para a posição.

Vasco estaria interessado na contratação de atacante do Remo

O Vasco da Gama tem interesse na contratação do atacante Pedro Rocha, de 30 anos, que joga na Série B pelo Remo.

Momento fofura! Vegetti compartilha gol de seu filho Vittorio; veja

Vegetti, atacante do Vasco da Gama, usa as redes sociais para compartilhar gol de cabeça do seu filho Vittorio; veja vídeo.

Torcida do Vasco é 4ª do Brasil que mais adquire produtos oficiais de seu clube

De acordo com uma pesquisa da YouGov, a torcida do Vasco da Gama está entre as 4 do Brasil que mais compram produtos oficiais de seu clube.

Jogos do Vasco contra o Independiente del Valle serão transmitidos pela SBT

Duelos entre Vasco da Gama e Independiente del Valle, válidos pelos playoffs da Sul-Americana, terão transmissão da TV aberta; veja.

Vasco espera aval de Fernando Diniz para definir futuro de Jair

Com contrato de Jair próximo do fim, Vasco da Gama aguarda avaliação de Fernando Diniz para definir o futuro do volante.