Há 17 anos, Vasco vencia o Grêmio de virada no Sul; herói da vitória relembra jogo

Em maio de 2006, o Vasco da Gama vencia o Grêmio de virada por 2x1, pela última vez no Sul com gol de Alberoni.

Alberoni comemorando gol contra o Grêmio em 2006
Alberoni comemorando gol contra o Grêmio em 2006 (Foto: Reprodução)

Você lembra qual foi a última vez que o Vasco bateu o Grêmio em Porto Alegre? Muito se falou ao longo da semana sobre a dificuldade deste confronto para o time carioca, que nunca venceu na Arena do Grêmio, inaugurada em 2012. O último triunfo foi ainda no Estádio Olímpico, há 17 anos. Com um herói improvável.

Em maio de 2006, o Vasco vencia o Grêmio pela última vez no Rio Grande do Sul. Semifinalista da Copa do Brasil, o time carioca poupou os titulares e foi com nove reservas a Porto Alegre.

Depois de começar perdendo, com gol de Patrício aos 3 minutos do primeiro tempo, o Vasco empatou com Éder, três minutos depois, em posição irregular. Alberoni, aos 38 da etapa inicial, contou com a sorte para garantir a vitória.

O gol de Alberoni foi chorado. Dentro da área, o volante deu passe para o meio, e o zagueiro Pereira tentou o corte, mas desviou para a própria meta. O árbitro Cleber Wellington Abade ajudou na súmula e assinalou o meia do Vasco como autor do gol. Foi o único gol dele pelo clube naquela temporada, em que disputou sete jogos. Momento que o ex-atleta guarda vivo na memória.

– Com certeza foi um dos dias mais felizes da minha vida. Já havia feito gols pelo clube, mas na base. Nesse dia enfrentávamos uma grande equipe e com o Olímpico lotado. O que nos fez vencer foi a enorme dedicação e confiança que tínhamos no grupo, mesmo com um time bastante modificado. Além disso, éramos treinados por um ídolo do adversário e que nos motivou bastante sobre o quanto seria importante para ele vencer – recordou o ex-jogador ao ge.

O ídolo em questão será novamente personagem do confronto deste domingo, às 18h30, na Arena do Grêmio. Técnico do Tricolor, Renato Gaúcho treinava o Vasco em 2006. Alberoni lembrou o que o comandante fez para motivar os jogadores antes da vitória no Olímpico. Resultado que ele quer ver se repetir agora.

– O Renato, famoso “gol de barriga”, como chamávamos, sempre foi um cara sensacional. Viveu tudo de vestiário e do dia a dia do futebol. Sabia exatamente como motivar o elenco, obviamente com a gigante ajuda do Alexandre Mendes. Lembro que antes da partida ele falou: “Querem chegar no Rio e ir no pagode com aquela garotinha? Se não entrarem ali e ganharem, elas não vão querer! Vão lá e atropelem eles”. Torço muito para que se esqueçam do meu gol após o jogo, pois será uma indicação de que vencemos e acabamos de vez com qualquer chance de rebaixamento.

O Vasco vinha de um 2005 ruim, mas performou bem em 2006, depois de um Campeonato Carioca abaixo do esperado. Chegou à final da Copa do Brasil, quando foi derrotado pelo rival Flamengo, e quase conseguiu vaga na Libertadores de 2007 ao terminar o Brasileirão em sexto lugar, com 59 pontos.

– O nosso grupo era uma mistura de jogadores experientes, galera da base e atletas buscando o seu espaço no cenário nacional. Isso nos fazia mais fortes. Era de Ramon Menezes, ídolo vascaíno, a Alberoni, promessa da base. Eu amo o Vasco, pois foi esse clube que me fez ser a pessoa que sou hoje. Não tinha como não dar a vida pelo time. E até hoje o sentimento é o mesmo. Acho que todo o grupo naquele ano incorporou esse espírito. Era claro o nosso empenho – concluiu Alberoni.

Cria do Vasco, Alberoni foi revelado em 2002, temporada em que mais atuou na carreira, com 13 jogos. Era considerado uma promessa do clube e da geração. Ao lado de Diego, do Santos, era titular da seleção brasileira sub-17. Voltou a São Januário em 2006 depois de rodar por clubes nacionais e internacionais, como Barcelona, Inter de Milão e Independiente, da Argentina.

O volante não ficou no Vasco para o ano seguinte. Deixou o clube ao fim de 2006 e depois passou por Botafogo e clubes de menor expressão até encerrar a carreira no ASA de Arapiraca, em 2011. Hoje, o ex-jogador é sócio da Vision Sporting Group, empresa que atua na gestão de carreira de jovens atletas.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Grêmio
Comente

Veja também
Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vegetti questiona linha traçada do VAR em derrota do Vasco para o Ceará

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti não aprovou a atuação da arbitragem na derrota do Cruzmaltino contra o Ceará.

Carille analisa derrota do Vasco contra o Ceará; veja a entrevista coletiva

Carille analisa atuação do Vasco e disse que ficou muito incomodado com a postura do time em jogo contra o Ceará.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Ceará

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama contra o Ceará, na partida desta terça-feira, pelo Campeonato Brasileiro.

Adson celebra minutos no Vasco e analisa derrota para o Ceará

Atacante do Vasco da Gama, Adson entrou no intervalo da partida contra o Ceará e teve maior minutagem desde o retorno aos gramados.

Payet sente desconforto contra o Ceará e será reavaliado

Titular do Vasco da Gama contra o Ceará, Payet sente desconforto muscular no joelho e passará por exames no Rio de Janeiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Melhores momentos de Ceará 2 x 1 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira os principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Ceará, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco goleia o Mazagão e está na semifinal da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco venceu o Mazagão por 5×0 nesta terça-feira e enfrentará o Flamengo nas semifinais da Copa do brasil Sub-17.

Vasco perde para o Ceará por 2 x 1 fora de casa pelo Brasileiro

O Vasco da Gama perdeu para o Ceará pelo placar de 2×1 na Arena Castelão, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.