Há 11 anos o Vasco conquistava o tetracampeonato brasileiro

O Vasco faturava o seu quarto título brasileiro há exatos 11 anos ao vencer na final da competição o São Caetano.

O Vascão faturava o seu quarto título brasileiro há exatos 11 anos ao vencer na final da competição o São Caetano por 3 a 1, no Maracanã. Os gols vascaínos foram marcados, respectivamente, por Juninho Pernambucano, Jorginho Paulista e Romário.

A segunda final da Copa João Havelange, como foi chamado o Brasileirão de 2000, foi remarcada para o dia 18 de janeiro de 2001, no Maracanã, após o incidente do alambrado de São Januário. Como o Maior do Mundo passava por obras, passou por uma adaptação para a partida decisiva às presas. Foram disponibilizados cerca de 60 mil ingressos – 80% para a torcida cruzmaltina – com entrada franca para todos.

Dentro de campo, a equipe de São Januário contava com um esquadrão de respeito liderado pelo atacante, e capitão, Romário. No meio de campo, Juninho Pernambucano e Juninho Paulista eram os encarregados de ditarem o ritmo do Gigante da Colina com Euller, o filho do vento, puxando as ofensivas em velocidade.

O jogo começou com os dois times se estudando bastante, acarretando poucas oportunidades de gols na primeira metade da etapa inicial. Aos 28 minutos, aconteceu uma pintura no Maracanã. Euller arrancou pela esquerda, entrou na área e tocou para Juninho Paulista. O camisa 10 da Colina passou para Romário ajeitar a bola para Juninho Pernambucano chegar batendo de primeira, com muita curva e força, acertando o ângulo de Silvio Luiz.

O São Caetano empataria a partida oito minutos depois com Adãozinho em um chute de longe. Mesmo com o tento sofrido, Cruz-Maltino não se abateu e logo depois ficou na frente do placar com o gol de Jorginho Paulista. O lateral-esquerdo recebeu passe açucarado de Juninho Paulista, o deixando na frente do goleiro para fazer o segundo gol vascaíno.

Logo no inicio do segundo tempo, aos 7 minutos, Juninho Paulista tocou para Romário na entrada da área. O Baixinho a invadiu, ganhando a disputa com o seu marcador, e chutou forte para marcar o terceiro gol do Vascão. A vantagem no placar deu tranquilidade à equipe, que no restante da partida apenas administrou o resultado, levando a taça de campeão para a Colina Histórica. Foi a primeira conquista de Campeonato Brasileiro de Romário e a quarta do Vasco.

FICHA TÉCNICA

VASCO 3 X 1 SÃO CAETANO
Competição: Copa João Havelange (Campeonato Brasileiro) – Final
Data: 18/01/2001 (quinta-feira)
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).
Árbitro: Márcio Rezende De Freitas
Público: 60.000
Gols: Juninho Pernambucano, 28’/1ºT (1-0); Adãozinho, 36’/1ºT (1-1); Jorginho Paulista, 39’/1ºT (2-1); Romário, 07’/2ºT (3-1)
VASCO: Hélton, Clébson, Júnior Baiano, Odvan, Jorginho Paulista, Nasa, Jorginho (Henrique), Juninho (Paulo Miranda), Juninho Paulista (Pedrinho), Euller e Romário. Técnico: Joel Santana

SÃO CAETANO: Silvio Luiz, Japinha (Gilmar), Daniel, Serginho, César, Claudecir, Esquerdinha (Zinho), Ailton (Leto), Adãozinho, Wagner e Adhemar. Técnico: Jair Picerne.

site oficial do vasco

Comente

Veja também
Jamaal é o novo reforço do basquete do Vasco
Jamaal projeta estreia do Vasco no NBB contra o Flamengo

O armador americano Jamaal destaca a importância do jogo para o Vasco da Gama e espera boa estreia contra o Flamengo.

Maicon no aquecimento para o jogo contra o Vitória
Vasco tem 7 jogadores em fim de contrato; veja a lista

Sete jogadores têm contrato se encerrando com o Vasco da Gama nesta temporada, sendo que três são titulares.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Conselho do Vasco aprova último ano da gestão Salgado com ressalvas

Com ressalvas, o Conselho Deliberativo do Vasco aprovou as contas de 2023, último ano da gestão de Jorge Salgado.

Troféu da Copa do Brasil
Copa do Brasil: julgamento de ações de Vasco e Corinthians será nesta sexta-feira

O STJD marcou o julgamento das ações de Vasco e Corinthians contra o adiamento de jogos pela Copa do Brasil, para esta sexta-feira.

Kaio Magno em treino do Vasco
Kaio Magno encerra carreira e abre empresa de marketing

Ex-Vasco e irmão de Talles Magno, Kaio Magno afirmou que já faturou quase 100 mil dólares em três meses com sua empresa.