Há 100 anos, Vasco vencia seu 1º clássico contra o Botafogo; relembre

Com Mingote, Paschoal e Cecy, o Vasco da Gama vencia seu primeiro clássico contra o Botafogo, pelo placar de por 3x1, em 1923.

Camisas Negras foi o primeiro grande time do Vasco
Camisas Negras foi o primeiro grande time do Vasco (Foto: Acervo/Vasco)

Último grande clube do Rio a formar um time de futebol, o Vasco iniciava em 1923 sua trajetória na elite carioca com uma das equipes mais marcantes de sua história, os Camisas Negras. Há 100 anos, em 22 de abril, o Vasco disputava e vencia seu primeiro clássico, contra o Botafogo.

O Vasco, até então um clube de remo, aderiu ao futebol em 1915. No ano seguinte, o time se filiou à Liga Metropolitana para disputar a Terceira Divisão. Depois de um início ruim, o clube encontrou em outras ligas, especialmente no subúrbio carioca, o caminho para se firmar no esporte que se tornava tendência no Brasil, buscando jogadores oriundos de equipes menores.

Em 1920, o Vasco recebeu os dois primeiros Camisas Negras, que seriam campeões de 1923: Arthur, do Hellenico Athletico Club, e Torterolli, do Carioca Football Club. Em 1922, mais solidificado, o time venceu a Série B do estadual e chegou à elite na temporada seguinte.

Vitória sobre o rival marcou arrancada para o título

O “Clássico da Amizade” foi o segundo jogo do Vasco no Campeonato Carioca, que antes havia empatado em 1 a 1 com o Andarahy na estreia. Posteriormente, os Camisas Negras ficaram com o ponto do Andarahy, punido por incluir um jogador sem inscrição na partida.

Na segunda rodada começava a arrancada do Vasco para o título, conquistado com apenas uma derrota em 14 jogos disputados. Com gols de Mingote, Paschoal e Cecy, o time de Ramón Platero bateu o Botafogo por 3 a 1 na estreia contra um de seus principais rivais. Nilo descontou para o adversário no campo da Rua General Severiano.

Quem são os jogadores do Vasco que marcaram gol no primeiro jogo contra o Botafogo?

Mingote

Domingos Vicente Passini nasceu no Rio de Janeiro em 1902 e trabalhava no comércio carioca quando começou a defender o Vasco. O zagueiro chegou ao clube em 1921 depois de atuar pelo Pereira Passos Football Club, do bairro da Saúde. Teve importante participação no segundo turno do Campeonato Carioca de 1923.

Paschoal

Paschoal Cinelli nasceu no Rio de Janeiro em 1900 e também era funcionário do comércio quando passou a jogar pelo Vasco. Foi apelidado de “Trem de Luxo” dos Camisas Negras porque possuía uma arrancada rápida e constante. Com uma vida inteira dedicada ao clube, o ponta-direita participou dos três primeiros títulos cariocas do Vasco, em 1923, 1924 e 1929.

Descoberto nas peladas do Cais do Porto, veio do Sport Club Rio de Janeiro para o Vasco, e também foi titular da seleção brasileira por muitos anos. Após parar de jogar, atuou como funcionário do clube no departamento de futebol e se tornou Benemérito do Vasco da Gama.

O Camisa Negra adotou o sobrenome Silva porque, segundo Mario Filho na obra “O Negro no Futebol Brasileiro”, Paschoal só aprendeu a assinar o próprio nome após passar a usar o sobrenome mais fácil de escrever.

Cecy

Sylvio Moreira nasceu em Niterói em 1897 e era outro jogador do Vasco a trabalhar no comércio do Rio de Janeiro. Cecy estreou no Villa Izabel, um dos rivais do time vascaíno nas divisões de acesso, em 1917. Ele chegou ao clube para disputar o Carioca de 1923 e permaneceu até o ano seguinte.

Atuando atrás dos atacantes junto com Torterolli, mas ao lado esquerdo, Cecy foi mais um craque do Vasco da Gama. Não era um meio-campista tão construtor, mas era goleador. Seus oito gols o fizeram artilheiro do campeonato ao lado de Arlindo. Ele é um dos jogadores que a AMEA solicitou que o Vasco excluísse do elenco, o que resultou na Resposta Histórica de 1924.

Vasco x Botafogo

Desde 22 de abril de 1923, computando todas as competições oficiais e amistosos, Vasco e Botafogo já se enfrentaram em 360 jogos, com ampla vantagem vascaína. Foram 155 vitórias do Cruz-Maltino, 105 empates e 100 triunfos do Glorioso. Nos gols marcados, são 553 do Vasco contra 480 do Botafogo, totalizando 1.033 gols.

Vasco 2×0 Botafogo – relembre o último “Clássico da Amizade”, pelo Carioca de 2023:

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Botafogo
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Kleber em ação pelo Vasco em 2014
Kleber Gladiador detona Villani por exaltar aplausos irônicos da torcida do Vasco

O ex-atacante do Vasco da Gama, Kleber Gladiador, não gostou nada do que disse o narrador Gustavo Villani na goleada para o Criciúma.

Jogadores no protesto da organizada no CT Moacyr Barbosa
Organizadas protestam no CT do Vasco ouvem promessa de Lúcio Barbosa

Torcedores do Vasco da Gama sobem o tom na cobrança aos jogadores, Pedro Martins presencia e Lúcio Barbosa faz promessa.

Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Com Pedro Martins, Cruzeiro teve 5 técnicos e 3 foram gringos; veja os perfis

Novo executivo de futebol do vasco da Gama, Pedro Martins contratou cinco técnicos em dois anos no Cruzeiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco descarta manter Ramón e mira contratação de Pezzolano

Com a decisão final sobre a não permanência de Ramón Díaz no comando, o Vasco da Gama busca outro nome no mercado; uruguaio é o favorito.

Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro
Mauro Beting avalia trabalho de Ramón Díaz e cenário incerto do Vasco

O jornalista Mauro Beting fez uma análise sobre o trabalho do técnico Ramón Díaz, além do cenário que se encontra o Vasco da Gama.