Há 1 ano, Vasco vencia a ‘Batalha de Itu’ e retornava à Série A do Brasileiro; relembre

No dia 6 de novembro de 2022, o Vasco da Gama vencia o duelo contra o ituano e garantia sua vaga na Série A do Brasileiro.

Nenê e companheiros comemorando gol contra o Ituano
Nenê e companheiros comemorando gol contra o Ituano (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O relógio marcava 18h30 quando Wilton Pereira Sampaio apitou o início do duelo entre Ituano e Vasco, no dia 6 de novembro de 2022, pela última rodada da Série B do Brasileiro. Era simples: quem ganhasse a “Batalha de Itu” estaria na Série A no ano seguinte. O empate dava o acesso ao cruzmaltino, que venceu por 1 a 0 e voltou à elite nacional.

Um ano se passou e o 6 de novembro de 2023 está bem diferente – e pior – para os dois times. Ambos lutam contra o rebaixamento em suas respectivas divisões e guardam muitas semelhanças no ano que já pode ser considerado um fracasso para a dupla, independentemente se conseguirem evitar a queda.

365 depois, o ge relembra o jogo histórico e avança na linha do tempo para mostrar tudo que se passou desde então.

A final do acesso

Após uma arrancada impressionante, o Ituano tirou 13 pontos do Vasco no segundo turno e chegou dependendo apenas de si na 38ª rodada da Série B 2022. Bastava vencer em casa, no estádio Novelli Júnior, para conseguir um acesso inédito em sua história.

Porém o adversário era o próprio cruzmaltino, que precisava apenas de um empate para voltar à Série A, após dois anos na segunda divisão nacional.

As expectativas eram altas e o roteiro preparou o “melhor” logo para os cinco minutos iniciais da partida.

No segundo minuto de jogo, Raniel dividiu com o goleiro rubro-negro e a bola sobrou para Figueiredo que abriria o placar, porém o zagueiro Lucas Dias colocou a mão na bola, “defendeu” e evitou o gol.

Pênalti e cartão vermelho para o zagueiro do Galo. Os jogadores do time da casa reclamaram de uma possível falta de Raniel em Jefferson Paulino antes da finalização.

Nenê colocou a bola embaixo do braço e fez o único gol da partida. 1 a 0 para o Vasco, que comemorou a volta à elite. O Ituano foi valente, teve chances claras, mas parou nas boas defesas do goleiro Thiago Rodrigues e não conseguiu o empate.

Enquanto os vascaínos comemoravam o acesso, os torcedores rubro-negros aplaudiam o esforço do time da casa.

Escalações da “Batalha de Itu”

Ituano: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Lucas Dias, Bernardo Schappo (Gerson Magrão) e Roberto (Mário Sérgio); Rafael Pereira, Caique (Kaio) e Lucas Siqueira; Gabriel Barros, Léo Ceará (Brenner) e Aylon (Vinícius Jaú). Técnico: Carlos Pimentel.

Vasco: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição e Luiz Henrique (Zé Gabriel); Yuri Lara (Erick), Andrey Santos e Nenê (Zé Vitor); Figueiredo, Raniel (Fábio Gomes) e Gabriel Pec (Marlon Gomes). Técnico: Jorginho.

O ano perdido do Ituano

Pode ser uma surpresa ver o Ituano brigando contra o rebaixamento à Série C um ano depois de quase subir para a elite.

Porém, o Galo, que já está em seu terceiro treinador na temporada, mostrou desde o começo de 2023 que esta seria uma realidade bem provável. No final de 2022, 16 jogadores deixaram o clube, sendo a maioria por opção da diretoria.

O time quase foi rebaixado no Paulistão e só não foi, pois venceu o Santos por 3 a 0 na última rodada da primeira fase e se salvou. Um empate contra o Peixe, que ainda brigava por classificação, rebaixaria o Rubro-negro.

Pelo regulamento do estadual, o time não só se livrou do rebaixamento, como se classificou à próxima fase, já que estava em um grupo que dois times foram rebaixados: a Ferroviária (de John Kennedy) e o São Bento.

O Ituano chegou às quartas contra o Corinthians e com uma vitória nos pênaltis em plena Neo Química Arena, chegou à semifinal, fase que perderia por 1 a 0 para o Palmeiras e seria eliminado. O clube foi semifinalista, mas terminou a competição com um aproveitamento de 30,9%.

Depois, na Copa do Brasil, chegou à terceira fase, eliminando Princesa do Solimões-AM e Ceará com dois empates. Na terceira fase, o Galo pegou o campeão São Paulo e caiu com um agregado de 1 a 0 na soma dos dois jogos.

Porém, na Série B, não é possível ter sucesso com empates, como havia acontecido no Paulistão e na Copa do Brasil.

Após 35 rodadas na segunda divisão nacional, o Rubro-negro tem um aproveitamento de 35% e apesar de não ter ficado nenhuma rodada no Z-4, quase sempre esteve na segunda página da tabela. Com 37 pontos conquistados, está apenas dois acima da Ponte Preta, que abre a zona de rebaixamento.

O Ituano não vence há dez jogos, naquela que é a pior sequência do clube dos últimos 15 anos.

A inconstância do Vasco

Após o acesso, o investimento do Vasco aumentou com maior aporte da 777. Porém, a maioria das contratações e o trabalho do técnico Maurício Barbieri não vingaram.

A exemplo do Ituano, o Vasco chegou à semifinal do estadual. O cruzmaltino caiu para o rival Flamengo após duas derrotas. Na Copa do Brasil, foi eliminado na segunda fase ao perder nos pênaltis para o ABC.

No Brasileirão, até começou bem, mas logo as derrotas começaram a se acumular. O técnico argentino Ramón Díaz foi contratado, o time saiu da zona de rebaixamento, mas retornou ao Z-4 no final de outubro.

Faltando sete jogos para o fim da competição, o Vasco ocupa a 18ª posição com 34 pontos e pode sair da zona da degola, caso vença o clássico contra o Botafogo na noite desta segunda-feira, em São Januário.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Confira quais canais transmitem o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Corinthians e Vasco da Gama, na Neo Quimica Arena, pelo Campeonato Brasileiro.

Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Corinthians às 18:30 na Neo Química Arena

Corinthians e Vasco da Gama se enfrentam neste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco da Gama neste sábado, em São Januário, pela 2ª rodada do Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada Campeonato Brasileiro.

Corinthians terá desfalques importantes contra o Vasco

O Corinthians enfrenta o Vasco da Gama neste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Vídeo narrando Vasco x Corinthians

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Video narrando o jogo entre Vasco e Corinthians neste sábado, pelo Brasileiro.

Vasco acerta contrato de formação com 5 atletas da base

O Vasco da Gama acertou o contrato de formação com Rafael Cesar, João Victor Villar, Isaque Silva, Caio Breno e Antony.

Vasco não disputará clássicos em São Januário neste Brasileiro

O Vasco da Gama não jogará clássicos contra os rivais do Rio em São Januário no Campeonato Brasileiro em 2025.

Duelo entre Vasco e Corinthians terá significado especial para João Victor e Piton

Hoje no Vasco, João Victor e Piton voltam a Itaquera com Fábio Carille, responsável por subir dupla no Corinthians.