Guardador de portão não vê o Vasco jogar em São Januário há 20 anos

Pedrinho é responsável por guardar o portão 16 de São Januário, pelo qual os carros só entram com autorização.

O Vasco venceu o Libertad-PAR na noite desta quarta-feira, em São Januário, pela Taça Libertadores. Juninho e Alecsandro fizeram a alegria da torcida ao marcarem os gols da vitória por 2 a 0. Para alguns torcedores, no entanto, o jogo representou mais um dia de trabalho. Eles fazem parte de um grupo de vascaínos que, durante as partidas, estão quase sempre a serviço do clube, em que a sede social e o estádio se confundem.

Pedrinho, por exemplo, é funcionário desde 1989, ano do segundo dos quatro títulos brasileiros do Vasco. Ele é responsável por guardar o portão 16 de São Januário, pelo qual os carros só entram com autorização. Durante os jogos, a única forma de acompanhar os lances é pelo rádio, já que ele permanece em seu posto de trabalho. A última partida ao vivo que assistiu da arquibancada foi há 20 anos.

– O último jogo do Vasco que eu vi aqui em São Januário, quando eu trabalhava no vestiário dos juízes, foi quando o presidente (Roberto Dinamite) jogava na Portuguesa. Foi Vasco contra a Portuguesa. Acho que foi em 1992 ou 1993. Depois que passei para o portão não vi mais. Só ouço pelo rádio – afirmou em entrevista ao “SporTV News”.

No restaurante do clube, o movimento é pequeno durante os jogos. Seu Assis, há dez anos à frente da churrasqueira do local, consegue assistir ao time de coração pela televisão, mas costuma atender clientes durante o período.

– Às vezes eu dou uma olhadinha lá embaixo e depois subo, porque não posso largar a churrasqueira – conta o torcedor vascaíno.

Tatiane Pires, que trabalha na loja oficial de São Januário, consegue assistir aos jogos em uma arquibancada improvisada, na entrada do estabelecimento. De lá, consegue avistar o campo.

– A gente para e vê um pouco a partida, porque, claro, os torcedores compram as camisas antes – brinca.

Apesar de tão próximos dos ídolos, aqueles que estão a trabalho durante as partidas do Vasco em São Januário garantem que conseguem acompanhar o time. Mesmo que isso signifique dividir o ofício com a paixão.

O clube carioca volta a campo novamente em São Januário no próximo domingo, quando enfrenta o Resende, às 16h (de Brasília), pela 5º rodada da Taça Rio. Pela Libertadores, o time divide a liderança do Grupo 5 com o Libertad, com sete pontos, e enfrenta o Alianza Lima, no próximo dia 3, no Peru.

globo esporte

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.

Vasco vence o Corinthians pelo NBB
Vasco enfrenta o Brasília pelo NBB nesta quinta-feira; veja horário e onde assistir

Vasco da Gama recebe a equipe do Brasília, no ginásio de São Januário pela 19ª rodada do Novo Basquete Brasil.

Danilo é alvo do Vasco
Na mira do Vasco, Danilo descarta saída da Juventus em janeiro

Alvo do Vasco da Gama para 2025, Danilo manifestou o desejo de permanecer na Juventus, pelo menos, até o fim da temporada europeia.