Gringos na berlinda: Jean David e Maxime sofrem com adaptação no Vasco

Dupla estrangeira do Vasco da Gama, Maxime Dominguez e Jean David ainda não conseguiram se firmar no time titular do Cruzmaltino.

Jean David em ação pelo Vasco
Jean David em ação pelo Vasco (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Jean David e Maxime Domínguez foram contratados na segunda janela de 2024 e ainda não empolgaram a torcida e tampouco se firmaram no Vasco. Reforços da atual direção, os meias estrangeiros tiveram poucas oportunidades no fim do ano passado e voltaram a ter chances no início de Carioca. Estão longe de serem unanimidade entre os vascaínos.

Cada caso é um caso. Entende-se que ambos ainda sofrem com a adaptação ao futebol brasileiro e precisam de mais sequência para melhor o desempenho em campo. Mas há um adendo: o Vasco sabe que Jean David, principalmente, poderia render mais e, por isso, não descarta negociá-lo.

O atacante chileno tem sofrido na adaptação ao futebol brasileiro com um estilo de jogo mais intenso fisicamente. Há quem acredite que ele precise de um jogo específico para ser melhor aproveitado. Jean David não é visto como um jogador de beirada, que deve ficar fixo na ponta do campo, mas, sim, um atacante que se associa por dentro, com tabelas e infiltrações em um jogo aproximado.

O técnico Fábio Carille não descarta aproveitar o jogador, que atualmente é o único ponta-esquerda do elenco — David está lesionado até o meio da temporada e Emerson Rodríguez teve o contrato rescindido. No entanto, sabe-se que o clube precisa reforçar o plantel na posição.

Pelos valores da contratação e pela urgência em reforços, o Vasco enxerga uma venda do chileno com bons olhos. O atacante tem mercado no México e há algumas equipes interessadas no jogador.

Já Maxime é visto como um jogador que pode ajudar ao longo da temporada, em mais de uma função. Entende-se que o suíço mostrou mais do que Jean David até agora. Em tese, ele que precisaria de mais tempo para se adaptar. A direção gosta do jogador.

O Vasco entende que o europeu pode atuar em mais de um setor, como um meia pelos lados ou pela faixa central. O desempenho contra o Bangu, no segundo tempo, período no qual foi terceiro homem de meio-campo agradou.

Além disso, o meia também já está adaptado ao elenco. Maxime se tornou um dos melhores amigos de Payet no dia a dia. O francês, que mora sozinho no Rio de Janeiro, anda frequentemente com o suíço. Os dois vão juntos a alguns treinamentos, voltam de jogos no mesmo carro e também já foram vistos em restaurantes juntos.

Até aqui, Maxime atuou a mesma quantidade de vezes que Jean David. O suíço entrou em campo dez vezes pelo Vasco, três vezes como titular e sete vindo do banco, e marcou um gol. O chileno teve os mesmos números relacionados às aparições, mas ainda não balançou as redes.

O Vasco gastou 1,5 milhão de euros em Maxime (cerca de R$ 9 milhões na cotação da época), contratado em setembro de 2024, vindo do Gil Vicente, de Portugal. Jean David custou cerca de 1,5 milhão de dólares, perto dos R$ 8,5 milhões na cotação de agosto do ano passado, quando foi contratado vindo do Toluca, do México.

Fonte: Globo Esporte

2 comentários
  • Responder

    Pior é continuarem a querer buscar gringos.

  • Responder

    jogador bom nunca tem problema com adaptação, é o caso desses dois aí, são ruins de bola.
    nunca ouvi falar que Romário, Ronaldinho gaúcho, Ronaldo e outros teve problemas com adaptação.
    Mimimi

Comente

Veja também
Hugo Moura exalta união do elenco do Vasco e elogia Léo Jardim

O volante Hugo Moura diz que grupo do Vasco é unido e afirmou que Léo Jardim merece uma vaga na Seleção Brasileira.

Vasco parabeniza Hugo Calderano por título da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

O Vasco da Gama parabenizou o Hugo Calderano, que é torcedor do Clube, em suas redes sociais pelo título histórico.

Vasco vence o Taubaté na esteia do Brasileiro Feminino A2

As meninas do Vasco da Gama estrearam no Campeonato Brasileiro A2 cm vitória diante do Taubaté por 1×0, neste domingo.

Hugo Moura analisa atuação do Vasco no clássico e cita pontos positivos

O volante Hugo Moura afirmou que o elenco vem treinando bastante para melhorar o setor defensivo do Vasco da Gama.

Defesa do Vasco não é vazada pela 1ª vez no Brasileiro

Carille elogiou a defesa do Vasco após empate, mas cobrou que os zagueiros melhorem os números defensivos.

Fenerbahçe tem interesse em Lucas Freitas e fará proposta em breve

Representantes do Fenerbahçe estiveram no Maracanã para observar o zagueiro Lucas Freitas, no clássico contra o Flamengo.

Léo Jardim é decisivo mais uma vez no Vasco enquanto discute renovação

Léo Jardim teve uma noite inesquecível diante do Flamengo no Maracanã, enquanto discute sua renovação com o Vasco.

Atuação em clássico pode ser virada de chave para o Vasco na temporada

O Vaco da Gama mostrou comportamento e a postura diferentes diante do Flamengo no clássico realizado no Maracanã.

Carille analisa atuações de João Victor e puxa orelha do zagueiro

O técnico Fábio Carille afirmou que o zagueiro João Victor precisa aprender a ser mais simples nas jogadas.

Repórter afirma que foi ameaçado e xingado por Pedrinho no Maracanã

Repórter Pablo Raphael Rua afirmou que registrou uma boletim de ocorrência contra presidente Pedrinho e Marcelo Sant’anna.