Graciela vive boa fase no Vasco e busca 1º título no Brasil

Vice-artilheira do Vasco da Gama no Brasileiro Feminino A3, a paraguaia Graciela comemora boa fase no futebol brasileiro.

Graciela Martínez
Graciela Martínez (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Ela está cada dia mais adaptada ao Brasil e isso se vê em campo. Graciela Martínez é a vice-artilheira do Vasco no Brasileirão Feminino Série A3 e está perto de conquistar seu primeiro título no futebol brasileiro. A paraguaia de 23 anos vive no Rio de Janeiro a história mais marcante da curta carreira. O principal capítulo será escrito no próximo sábado.

Depois de vencer o Paysandu por 2 a 1 no jogo de ida, fora de casa, o Vasco vai decidir em casa o título da Terceira Divisão do Brasileiro. A finalíssima será no sábado, às 21h, no Luso-Brasileiro. Graciela marcou um dos gols da vitória em Belém.

– Tenho várias histórias marcantes, mas eu prefiro ficar com a história que estou vivendo agora, de jogar no Vasco, de estar jogando, de estar ajudando a minha equipe, de ter conseguido o principal objetivo do time e de estar vivendo uma final – contou Graciela ao ge, e completou:

– É a minha primeira final de Brasileirão e é uma mistura de sentimentos. Temos que manter os pés no chão, pois não tem nada ganho e ainda faltam 90 minutos. Com certeza as expectativas são as melhores, a gente vai trabalhar e se preparar bastante durante a semana pra fazer um grande jogo.

A atacante tem seis gols em nove jogos do Brasileirão e desfruta sua segunda passagem pelo Vasco. Ela foi contratada da Ferroviária em 2022 e, no ano seguinte, jogou pelo Real Ariquemes antes de voltar a São Januário. Esta é sua temporada com mais jogos no Brasil.

– É mérito de muito trabalho, não só neste ano como no ano passado. Estou conseguindo ter uma boa sequência de jogos e adquirindo confiança para ter um bom desempenho dentro de campo. A treinadora Verônica (Coutinho) junto com a sua comissão técnica conseguiu montar um time em que cada atleta comprou sua filosofia de jogo, uma equipe muito competitiva, em que todas estão focadas no principal objetivo do clube – afirmou a atacante.

– O Vasco feminino esta vindo em uma crescente muito importante, cada ano tentando melhorar mais a estrutura e os investimentos na categoria – acrescentou ela.

Graciela Martínez é natural do Paraguai e chegou ao Brasil em 2021 para jogar na Ferroviária. Ela vem de uma família de pai e irmãos jogadores de futebol e sempre teve apoio em casa para buscar o sonho que hoje realiza no Rio de Janeiro.

– Quando eu era criança minha mãe sempre me levava aos jogos do meu pai e dos meus irmãos. Foi aí que eu comecei a me interessar pelo futebol. Comecei a jogar na escola com meus companheiros de classe, até que um dia meu pai e minha mãe passaram perto de um campo onde tinha uma escolinha chamada Imperial. Tinha uma menina treinando com os meninos e me levaram – explicou a jogadora.

– Com o tempo foi criado um time feminino e começamos a jogar vários torneios de bairros. Meu pai ficou sabendo de uma peneira do sub-17 da seleção paraguaia e eu passei nessa peneira. Só que para jogar eu tinha que ser federada, aí passei a jogar pelo Cerro Porteño e dei início à minha carreira profissional – completou Graciela.

A atacante do Vasco começou a carreira no Cerro Porteño em 2016. Em 2021, ela enfrentou a Ferroviária pela Libertadores. O time brasileiro venceu por 3 a 0 e, posteriormente, buscou Graciela no Paraguai. Três anos depois ela se sente totalmente adaptada ao Brasil.

– Vim sozinha, tive bastante dificuldade em me comunicar e entender porque não falava nada de português, mas graças a Deus eu tive companheiras que me ajudaram desde o primeiro dia para eu conseguir me adaptar o melhor possível – disse a atleta vascaína.

– Gosto de feijoada e das músicas do Brasil. Normalmente, no meu tempo livre, quando não estou em casa assistindo filme, eu gosto de ir ao shopping para ir ao cinema – concluiu Graciela.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Payet em Vasco x Athletico
Payet aponta Pedrinho e Rafael Paiva como fundamentais na recuperação do Vasco

Payet concedeu uma entrevista para jornal francês ‘L’Equipe’ e destacou Pedrinho e Rafael Paiva ao citar boa fase do Vasco da Gama.

Orellano comemorando gol contra o Sampaio Corrêa-RJ
Edmundo indica futuro de Orellano, que pertence ao Vasco

Emprestado pelo Vasco da Gama ao FC Cincinatti desde o início de 2024, Luca Orellano se destaca e Edmundo fala sobre futuro do atacante.

Pedro Mendes é oferecido ao Vasco
Zagueiro português é oferecido ao Vasco

O Vasco da Gama segue em busca de uma zagueiro para a temporada de 2024 e nome de zagueiro português foi oferecido à gestão.

Maxime Dominguez desembarca no Rio
Maxime Dominguez esteve no radar do Vasco em 2023, mas foi descartado pela 777

Recém-contratado pelo Vasco da Gama, Maxime Dominguez esteve em pauta na temporada passada, mas a 777 Partners não quis a contratação.

Camisa do Vasco com a logomarca da Betfair
Vasco estende contrato com a Kappa enquanto busca por nova fornecedora

O Vasco da Gama estendeu contrato com a Kappa até maio de 2025 para ganhar mais tempo para fechar com novo fornecedor.