Gols sofridos no início viram drama para o Vasco de Diniz

Contra o Palmeiras, Vasco da Gama sofreu três gols em 24 minutos e escancarou um problema da equipe nos últimos jogos.

Diniz em jogo do Vasco contra o Botafogo
Diniz em jogo do Vasco contra o Botafogo (Foto: Mateus Bonomi/AGIF)

O Vasco voltou a mostrar um problema que tem se tornado cada vez mais frequente sob o comando de Fernando Diniz: a vulnerabilidade nos minutos iniciais das partidas. Na derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque, o time cruz-maltino foi vazado logo aos 6 minutos, quando Flaco López abriu o placar para o Verdão.

Esse não foi um caso isolado. Em 27 jogos com Diniz à frente da equipe, o Vasco soma dez vitórias, oito empates e nove derrotas. Em cinco dessas 17 partidas sem vitória, a equipe sofreu um gol antes dos 12 minutos de jogo — um dado que acende o alerta para a dificuldade do time em manter concentração e organização defensiva nos momentos iniciais.

Veja os jogos em que o Vasco sofreu gols nos primeiros minutos:

  • Palmeiras 3 x 0 Vasco – Flaco López aos 6’
  • Flamengo 1 x 1 Vasco – Carrascal aos 11’
  • Vasco 1 x 1 Botafogo – Arthur Cabral aos 8’
  • Juventude 2 x 0 Vasco – Nenê aos 3’
  • Vasco 1 x 1 Atlético-MG – Gabriel Menino aos 1’

Esses gols prematuros têm tido impacto direto no desempenho do time. Começar as partidas atrás no placar obriga o Vasco a correr atrás do prejuízo desde os primeiros minutos de jogo, o que desorganiza o time e compromete a estratégia para a partida.

Além do aspecto tático, a repetição do problema indica uma questão emocional. A equipe parece entrar desligada, sem a intensidade necessária para enfrentar os primeiros minutos. Após a partida contra o Palmeiras, o treinador Fernando Diniz comentou sobre esse aspecto.

— O jogo estava equilibrado, a primeira chegada do Palmeiras foi o gol. O jogo voltou a ficar equilibrado, a segunda chegada do Palmeiras foi outro gol. E o terceiro, a mesma coisa. Não foi um jogo que o Palmeiras foi extremamente dominante, e o campo ficou inclinado, a gente foi lá pra trás, não foi isso que aconteceu. Eles foram muito eficientes, muito eficazes e a gente foi muito disperso e muito distraído. A gente errou coisas que a gente nem sonhou em errar contra o Bahia, contra o Cruzeiro, contra o Flamengo. A gente abriu o meio em muitas situações, a gente demorou pra fazer a recomposição… em um dos gols, a gente estava com a área mal preenchida. E isso aí determinou a nossa derrota, que foi uma vitória merecida do Palmeiras.

O Gigante da Colina volta a campo neste domingo (5), às 16h (de Brasília), quando enfrenta o Vitória em São Januário. Diante da torcida, o Vasco terá mais uma oportunidade de mostrar evolução.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Fernando Diniz
Comente

Veja também
Vasco derrapa na estratégia e vê jogo contra o Palmeiras acabar no 1º tempo

Vasco da Gama esbarrou na falta de concentração para executar a tarefa de neutralizar o Palmeiras e foi atropelado em São Paulo.

Fernando Diniz reage às falhas do Vasco em jogo contra o Palmeiras

O técnico Fernando Diniz analisou os gols sofridos pelo Vasco contra o Palmeiras e diz que postura não foi adequada.

Vai lotar! Torcida do Vasco esgota ingressos para jogo contra o Vitória

Vasco anunciou o esgotamento de ingressos para o jogo contra o Vitória, no domingo, pela 27ª rodada do Brasileiro.

Diniz sai em defesa de Lucas Oliveira após derrota do Vasco

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz minimizou a péssima atuação do zagueiro Lucas Oliveira na partida contra o Palmeiras, pelo Brasileiro.

Fernando Prass analisa polêmica de arbitragem com Rayan em Palmeiras x Vasco

Comentarista do Grupo Globo, Fernando Prass comentou um lance duvidoso na derrota do Vasco da Gama para o Palmeiras.

Diniz analisa derrota do Vasco contra o Palmeiras; veja entrevista coletiva

Fernando Diniz analisou o desempenho e criticou a atuação do Vasco na derrota contra o Palmeiras, no Allianz Parque.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Palmeiras

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quarta-feira contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.

Léo Jardim lamenta ‘apagão’ do Vasco em derrota para o Palmeiras

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim ficou na bronca com o começo ruim da equipe na partida contra o Palmeiras, pelo Brasileiro.

Vasco vira presa fácil para o Palmeiras e freia empolgação no Brasileiro

Vasco da Gama foi derrotado facilmente pelo Palmeiras, no Allianz Parque, e agora encara o Vitória precisando dos três pontos.

Vegetti se irrita com substituição e atitude repercute; veja

Substituído aos 20 minutos do segundo tempo, Vegetti sai irritado para o banco de reservas do Vasco da Gama e atitude repercute na web.