Goleiro-artilheiro e campeão: Wilson, do Coritiba, passou pelo futsal do Vasco em 98

Experiente goleiro do Coritiba, Wilson teve passagem vitoriosa pelo futsal de base do Vasco da Gama em 1998.

Wilson e Jader na conquista do futsal infantil pelo Vasco
Wilson e Jader na conquista do futsal infantil pelo Vasco (Foto: Arquivo Pessoal)

Na contra o Coritiba, o Vasco da Gama reencontrará um velho conhecido. Trata-se de Wilson, experiente goleiro de 37 anos. O arqueiro, no entanto, não passou pela equipe de campo do Gigante e sim de futsal, em 1998, ainda muito jovem, e teve sucesso mesmo em pouco tempo.

Antes de chegar ao Cruzmaltino, Wilson teve uma passagem pelo Flamengo, onde fez parte de sua formação. Na época, o Vasco buscava montar grandes times nas mais diversas modalidades, incluindo o futsal de base. A partir disso, o arqueiro foi convidado para defender a meta vascaína.

Naquele time ainda tinham outras promessas que não vingaram em campo, casos de Nélio, ex-meio-campista do Flamengo, Anderson, ex-atacante do Gigante, além de Júnior, ex-volante também com passagem pelo Gigante nos gramados. Técnico da equipe na época, Jader Campello relembrou a chegada de Wilson.

– Trabalhei com o Wilson a primeira vez no Fluminense, em 94, e passamos um tempo juntos, ele era menino ainda. Mas desde então, o Wilson já tinha uma personalidade muito forte desde bem novinho, e isso foi florescendo junto com o futsal. Até que em 1998 formamos um grupo muito forte e ele era uma espécie de comandante desse grupo.

Ele foi um dos goleiros mais badalados da base naquela época, por sua qualidade em baixo das traves, mas também por ser “goleiro-artilheiro”, anotando diversos gols de falta, pênalti e de longa distância. Jader Campello reforçou a característica de Wilson e relembrou quando classificou o Vasco para a decisão do Campeonato Carioca da categoria.

– Lembro de um gol que ele fez contra a AABB, na semifinal do Carioca, num jogo muito difícil, e o Wilson decidiu o jogo com um petardo antes do meio de quadra, lá da nossa área quase. A bola foi muito forte. Ele fez aquele gol que credenciou o Vasco para a final do campeonato. Dentro do gol ele também era intransponível, formidável. Sempre foi um baita de um goleiro e um garoto muito bom de se lidar.

Com a contribuição direta do goleiro, o Cruzmaltino se sagrou campeão Estadual de futsal infantil. Ainda sobre o poder ofensivo, o técnico contou o escalava como “goleiro-linha”, o que se tornou comum nos últimos anos. Segundo ele, o motivo não por necessidade, mas por ter Wilson, que se saía muito bem na função.

– Já em 1998 eu utilizava muito o goleiro-linha porque por eu ter o Wilson, não precisava por um jogador de linha, pois ele fazia muito bem esse trabalho, apesar das regras ainda limitarem bastante. O Wilson adquiriu essa condição, tinha um chute muito forte, então fazia muitos gols lá do meio da rua nessa época.

Wilson foi campeão Carioca infantil com o Vasco em 98
Wilson foi campeão Carioca infantil com o Vasco em 98 (Foto: Arquivo pessoal)

Segue acompanhando

Como passar do tempo, Wilson foi das quadras para os gramados e se notabilizou como um grande goleiro, com passagens de destaque por Figueirense, Vitória e o Coritiba, onde está agora e é considerado ídolo. O técnico contou que sempre tem o acompanhando, e classificou o arqueiro como um dos melhores do mundo no quesito batida na bola.

– Quando eu o vejo no campo, sem nostalgia, vejo exatamente aquele espetáculo de jogador, só que evoluído com o tempo. Ele trouxe aquelas qualidades e aperfeiçoou, desde o espírito de liderança até o controle de bola com os pés. Ele é um dos melhores do mundo na forma como bate na bola, não me acanho em dizer isso. Põe a bola onde quer. E dentro do gol também vejo aquele goleiraço que já via desde os 15 anos no Vasco da Gama. Sou aquele torcedor que não perde um jogo dele. Estou sempre vendo. É um prazer para mim ver os jogos dele. Me faz bem. Só tenho a parabenizar o Wilson.

As informações e entrevista com o técnico são do site UOL Esporte. Hoje do outro lado, Wilson estará em campo na partida entre Vasco e Coritiba, que será na tarde deste sábado (16), às 16h30min, em São Januário, válida pela 30ª rodada da Série B. O experiente goleiro é conhecido por fazer grandes atuações diante do Gigante, o que seria um problema diante da necessidade de vitória.

Mais sobre:CoritibaWilson
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.