Goleiro-artilheiro e campeão: Wilson, do Coritiba, passou pelo futsal do Vasco em 98

Experiente goleiro do Coritiba, Wilson teve passagem vitoriosa pelo futsal de base do Vasco da Gama em 1998.

Wilson e Jader na conquista do futsal infantil pelo Vasco
Wilson e Jader na conquista do futsal infantil pelo Vasco (Foto: Arquivo Pessoal)

Na contra o Coritiba, o Vasco da Gama reencontrará um velho conhecido. Trata-se de Wilson, experiente goleiro de 37 anos. O arqueiro, no entanto, não passou pela equipe de campo do Gigante e sim de futsal, em 1998, ainda muito jovem, e teve sucesso mesmo em pouco tempo.

Antes de chegar ao Cruzmaltino, Wilson teve uma passagem pelo Flamengo, onde fez parte de sua formação. Na época, o Vasco buscava montar grandes times nas mais diversas modalidades, incluindo o futsal de base. A partir disso, o arqueiro foi convidado para defender a meta vascaína.

Naquele time ainda tinham outras promessas que não vingaram em campo, casos de Nélio, ex-meio-campista do Flamengo, Anderson, ex-atacante do Gigante, além de Júnior, ex-volante também com passagem pelo Gigante nos gramados. Técnico da equipe na época, Jader Campello relembrou a chegada de Wilson.

– Trabalhei com o Wilson a primeira vez no Fluminense, em 94, e passamos um tempo juntos, ele era menino ainda. Mas desde então, o Wilson já tinha uma personalidade muito forte desde bem novinho, e isso foi florescendo junto com o futsal. Até que em 1998 formamos um grupo muito forte e ele era uma espécie de comandante desse grupo.

Ele foi um dos goleiros mais badalados da base naquela época, por sua qualidade em baixo das traves, mas também por ser “goleiro-artilheiro”, anotando diversos gols de falta, pênalti e de longa distância. Jader Campello reforçou a característica de Wilson e relembrou quando classificou o Vasco para a decisão do Campeonato Carioca da categoria.

– Lembro de um gol que ele fez contra a AABB, na semifinal do Carioca, num jogo muito difícil, e o Wilson decidiu o jogo com um petardo antes do meio de quadra, lá da nossa área quase. A bola foi muito forte. Ele fez aquele gol que credenciou o Vasco para a final do campeonato. Dentro do gol ele também era intransponível, formidável. Sempre foi um baita de um goleiro e um garoto muito bom de se lidar.

Com a contribuição direta do goleiro, o Cruzmaltino se sagrou campeão Estadual de futsal infantil. Ainda sobre o poder ofensivo, o técnico contou o escalava como “goleiro-linha”, o que se tornou comum nos últimos anos. Segundo ele, o motivo não por necessidade, mas por ter Wilson, que se saía muito bem na função.

– Já em 1998 eu utilizava muito o goleiro-linha porque por eu ter o Wilson, não precisava por um jogador de linha, pois ele fazia muito bem esse trabalho, apesar das regras ainda limitarem bastante. O Wilson adquiriu essa condição, tinha um chute muito forte, então fazia muitos gols lá do meio da rua nessa época.

Wilson foi campeão Carioca infantil com o Vasco em 98
Wilson foi campeão Carioca infantil com o Vasco em 98 (Foto: Arquivo pessoal)

Segue acompanhando

Como passar do tempo, Wilson foi das quadras para os gramados e se notabilizou como um grande goleiro, com passagens de destaque por Figueirense, Vitória e o Coritiba, onde está agora e é considerado ídolo. O técnico contou que sempre tem o acompanhando, e classificou o arqueiro como um dos melhores do mundo no quesito batida na bola.

– Quando eu o vejo no campo, sem nostalgia, vejo exatamente aquele espetáculo de jogador, só que evoluído com o tempo. Ele trouxe aquelas qualidades e aperfeiçoou, desde o espírito de liderança até o controle de bola com os pés. Ele é um dos melhores do mundo na forma como bate na bola, não me acanho em dizer isso. Põe a bola onde quer. E dentro do gol também vejo aquele goleiraço que já via desde os 15 anos no Vasco da Gama. Sou aquele torcedor que não perde um jogo dele. Estou sempre vendo. É um prazer para mim ver os jogos dele. Me faz bem. Só tenho a parabenizar o Wilson.

As informações e entrevista com o técnico são do site UOL Esporte. Hoje do outro lado, Wilson estará em campo na partida entre Vasco e Coritiba, que será na tarde deste sábado (16), às 16h30min, em São Januário, válida pela 30ª rodada da Série B. O experiente goleiro é conhecido por fazer grandes atuações diante do Gigante, o que seria um problema diante da necessidade de vitória.

Mais sobre:CoritibaWilson
Comente

Veja também
Coutinho comemora renovação de contrato: ‘O Vasco é a minha casa’

Após anúncio oficial sobre a renovação de contrato com o Vasco da Gama, Philippe Coutinho comemora permanência e projeta futuro no Clube.

Reação da torcida do Vasco após renovação de Coutinho: ‘Falta o Jardim’

Nesta sexta-feira (04), o Vasco da Gama anuncia a renovação do contrato de Philippe Coutinho e torcida reage nas redes sociais.

Vasco monta operação ousada para contratar Richarlison

Atacante do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira, Richarlison voltou ao radar do Cruzmaltino e pode voltar ao Brasil.

Ele fica! Vasco renova com Coutinho por mais um ano

Craque do Vasco da Gama, Philippe Coutinho acertou a extensão de vínculo com o Cruzmaltino até junho de 2026.

Paulo Henrique recebe sondagens de clubes dos EUA e de Portugal

Lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique está valorizado no mercado pelas atuações que vem tendo no Cruzmaltino.

Saiba salário e tempo de contrato de Thiago Mendes no Vasco

Volante que estava no futebol árabe, Thiago Mendes está na mira do Vasco da Gama e pode ser anunciado a qualquer momento.

Danilo Menezes será homenageado em Vasco x Montevideo Wanderers

Ex-jogador uruguaio que defendeu o Vasco da Gama no início da década de 60, Danilo Menezes receberá homenagem em Natal.

Veja as características de Alan Minda, alvo do Vasco

Jovem atacante equatoriano de 22 anos, Alan Minda está na mira do Vasco da Gama e pode pintar como reforço em São Januário.

Chegada de Thiago Mendes ao Vasco aumenta opções de Diniz para o meio; veja 

Volante que está em fim de contrato com o Al-Rayyan, do Catar, Thiago Mendes dev ser anunciado em breve pelo Vasco da Gama.

Edmundo vê Vasco tão grande quanto o São Paulo e faz alerta por reforços

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo elogiou o elenco Cruzmaltino, mas pediu que novas contratações cheguem para somar ao atual plantel.