Goleada do Vasco por 7 x 1 em 2001 é a maior derrota do SP na história do BR; relembre

Pelo Campeonato Brasileiro de 2001, o Vasco da Gama derrotou o São Paulo por 7x1, em jogo marcado pela expulsão de Rogério Ceni.

Romário comemorando gol contra o São Paulo em 2001
Romário comemorando gol contra o São Paulo em 2001

O Vasco vai entrar em campo, neste sábado, apoiado por um São Januário lotado em mais uma das 13 ”finais” que tem pela frente no Campeonato Brasileiro. Com o time novamente na zona de rebaixamento, o torcedor se apega à evolução da equipe com Ramón Díaz e também a memórias positivas para seguir acreditando na recuperação.

O adversário da 26ª rodada faz o torcedor ter boas lembranças. Foi em cima do São Paulo, por exemplo, que o Vasco conquistou o título brasileiro de 1989 na única final disputada entre as duas equipes, com direito a vitória no Morumbi. O clube carioca também é responsável por aplicar a maior goleada já sofrida pelo Tricolor na história do Brasileirão. É esse jogo que o ge relembra:

Expulsão de Rogério Ceni e brilho de Romário

Foi em 25 de novembro de 2001. Com gols de Romário (3), Gilberto, Euller, Léo Lima e Dedé, o Vasco derrotou o São Paulo por 7 a 1, com França descontando para o adversário. É um dos jogos inesquecíveis para o torcedor vascaíno.

O Vasco, então atual campeão brasileiro, chegava à penúltima rodada na 12ª posição e com poucas chances de se classificar para a fase mata-mata. Já o São Paulo, 6º colocado, estava muito perto de terminar a primeira fase no G-8. O clube paulista, no entanto, queria a vitória em São Januário para ficar mais perto dos quatro primeiros colocados e ter a vantagem de jogar em casa nas quartas de final.

Um lance foi crucial para o Vasco construir o placar elástico. Logo no começo do jogo, Euller ficou frente à frente com Rogério Ceni, que, após cabeceio do atacante, cortou com a mão fora da área, evitando o gol. O árbitro Carlos Eugênio Simon expulsou o goleiro, e Alencar entrou para assumir a meta. Ainda no primeiro tempo, Gilberto e Euller garantiram 2 a 0.

No segundo tempo, Romário marcou mais dois – o primeiro, aos 2 minutos, foi o milésimo gol da história do Campeonato Brasileiro. O Baixinho ainda deu passe de calcanhar para Léo Lima marcar o quinto gol do Vasco. Romário, de novo, e Dedé fizeram 7 a 0 em momento que o São Paulo também havia perdido Gustavo Nery por expulsão. O Tricolor marcou o gol de honra aos 44, com França. No fim, Kaká ainda acertou o travessão de Helton após chute do meio de campo.

A goleada foi marcante, até porque o São Paulo, em toda a história da competição, nunca perdeu por um placar tão elástico. Mas não mudou o destino dos dois. O Vasco não conseguiu entrar no G-8, e o Tricolor avançou para as quartas de final, sendo eliminado pelo Athletico-PR.

Vasco enfrenta São Paulo em momento de ascensão

A atual campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro pode ser dividida em duas partes. O clube reformulou o elenco com a competição em andamento e cresceu de rendimento após a janela de transferências. Prova disso é que, após um turno, o time reencontrará o São Paulo, neste sábado, completamente modificado.

Desde a derrota por 4 a 2 no Morumbi, em 25 de maio, muita coisa mudou. Vários jogadores chegaram, outros tantos saíram e alguns perderam espaço. Reforçado por Medel, o setor defensivo mudou pouco. Do meio para frente, no entanto, é um Vasco praticamente novo.

Escalação do Vasco no primeiro turno: Léo Jardim, Pumita, Robson, Léo, Lucas Piton; Jair, Galarza, Barros, Gabriel Pec, Figueiredo e Pedro Raul.

Da formação que iniciou a partida no Morumbi, Galarza e Pedro Raul foram negociados. O paraguaio, inclusive, marcou um dos gols do Vasco naquele jogo. O outro foi anotado por Barros, volante que praticamente não vem jogando com Ramón Díaz. Jair e Figueiredo também não são mais titulares.

A tendência é que no returno, o Vasco que enfrentará o São Paulo tenha seis mudanças em relação ao time que perdeu no Morumbi, no semestre passado. Além de Medel, outras novidades são Zé Gabriel, Paulinho, Praxedes, Marlon Gomes ou Payet e Vegetti.

Todos os ingressos foram esgotados para o jogo deste sábado, às 18h30, em São Januário.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Puerto Cabello – VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.

Jornal espanhol se derrete por gol de Coutinho contra o Melgar

Para o veículo de comunicação, poucos podem fazer o que Coutinho fez no jogo do Vasco da Gama contra o Melgar pela Sul-Americana.

Carille cita atitude e afirma que empate em estreia na Sul-Americana é amargo

Fábio Carille afirmou que muitos jogadores sentiram problemas com falta de ar e que empate tem que ser comemorado.

Torcida do Vasco critica Carille após empate contra o Melgar: ‘Retranqueiro’

Torcida do Vasco da Gama critica Fabio Carille após empate contra o Melgar pela primeira rodada da Sul-Americana.

Coutinho e Vegetti demostram frustração com empate; meia cita altitude

Autores dos gols do Vasco da Gama, Philippe Coutinho e Vegetti lamentaram o empate contra o Melgar pela 1ª rodada da Sul-Americana.

Carille analisa empate do Vasco contra o Melgar; veja a entrevista coletiva

O técnico Fábio Carille analisou o desempenho do Vasco contra o Melgar e diz que com mais atenção tinha conquistado a vitória.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Melgar

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama empatou pelo placar de 3×3 com o Melgar, nesta quarta-feira, pela Sul-Americana.

Melhores momentos de Melgar 3 x 3 Vasco pela Sul-Americana 2025

Assista aos melhores momentos do empate do Vasco da Gama contra o Melgar, jogo de estreia das equipes da Copa Sul-Americana.