Gol de Daniel Amorim não apaga falhas defensivas e Vasco segue sem vencer na Série B
Centroavante Daniel Amorim marca belo gol, mas setor defensivo do Vasco da Gama volta a mostras deficiências.
Sem qualquer chance de acesso, o Vasco cumpre tabela em uma reta final melancólica de Série B. No primeiro dos três compromissos que fecham a temporada, a equipe voltou a ter uma fraca atuação, porém um atleta mostrou que pode ser útil no próximo ano. O elenco precisa ser reformulado, mas Daniel Amorim foi o principal nome do time no empate por 2 a 2 com o Vila Nova, em Goiânia, e mostrou que deveria ser melhor aproveitado.
O centroavante está na extensa lista de jogadores que encerram seus contratos no fim do ano, contudo foi o destaque do time nesta segunda. Substituto de Cano, que estava suspenso, o atleta é forte fisicamente e incomoda na área por ter um bom cabeceio. Além disso, mostrou inteligência em seu gol ao perceber o goleiro adversário adiantado.
Em mais uma partida como visitante, o Vasco voltou a demonstrar a velha vulnerabilidade defensiva. O início foi bastante disputado, mas no primeiro chute em direção ao gol, o Vila Nova abriu o placar com Pedro Bambu. No lance, Morato errou ao afastar o perigo de um escanteio para a entrada da área. O volante arriscou e a bola desviou antes de entrar na meta de Lucão.
No geral, o coletivo do time carioca pecou novamente. Com muita dificuldade para incomodar o adversário, o Vasco só assustou uma vez, no primeiro tempo. E foi justamente na bola aérea. Nene cruzou, na medida, e encontrou Daniel Amorim. O centroavante cabeceou com perigo e obrigou Georgemy a fazer boa defesa e salvar os goianos.
Comandado por Fábio Cortez, a equipe mostrou o mesmo estilo de jogo de Diniz, que deixou o clube dia 12. Com toques curtos, inclusive para o goleiro, mas com uma posse por vezes improdutiva. No entanto, o Cruz-Maltino voltou do intervalo e no primeiro lance conseguiu o empate. Daniel Amorim deu o passe para Nene. O meia carregou e tocou para Morato finalizar, na melhor jogada construída pelos cariocas na partida.
O segundo gol nasceu da inteligência de Daniel Amorim, que bateu por cima do arqueiro. Georgemy saiu errado e ficou adiantado. Com isso, o centroavante mostrou que tem recurso para ajudar de outras formas. Mais um lance esporádico sem ser construído pelo Vasco, mas sim a partir do erro do adversário. O time conseguiu virar o jogo, algo que não acontecia desde junho, contra o Brasil de Pelotas, também com participação do centroavante.
A defesa, contudo, voltou a falhar e dar espaço para Clayton. O atacante recebeu em condições de finalizar, após Riquelme não se posicionar corretamente na linha de impedimento. O jogador do alvirrubro dominou e bateu cruzado, apenas um minuto depois da virada do time da Colina. Depois disso, um marasmo total, e quem teve a chance de sair com a vitória foram os donos da casa no fim, mas Ricardo Graça afastou o perigo.
Velhos erros que farão parte do cenário vascaíno até o fim da Série B. O momento é de planejar a próxima temporada e ter em mente tudo que deu errado. O primeiro passo será na escolha dos profissionais e na montagem do elenco. Tudo vai depender de quem será contratado, mas Daniel Amorim deixou de novo uma boa impressão de que pode ser útil na reconstrução do grupo vascaíno.
Fonte: Lancenet