Gilberto detalha pênalti perdido na decisão do Mundial de 2000

O ex-lateral-esquerdo do Vasco da Gama, Gilberto, relembrou a fatídica disputa de pênaltis na decisão contra o Corinthians.

Time do Vasco no Mundial de Clubes de 2000
Time do Vasco no Mundial de Clubes de 2000 (Foto: Juha Tamminen)

Na temporada 2000, o Vasco da Gama tinha um elenco estrelado, cheio de craques, e encarou o Corinthians, quem também tinha um grande plantel, na decisão do Mundial de Clubes da FIFA, disputado no Rio de Janeiro. Na ocasião, a conquista escapou por muito pouco.

O Gigante empatou em 0x0 com os paulistas, em pleno Maracanã lotado dividido com as duas torcidas. Nas penalidades, o adversário levou a melhor com duas cobranças erradas da equipe vascaína. A primeira saiu dos pés de Gilberto, defendida por Dida, e o lateral-esquerdo detalhou o momento.

– Lembro que nesse negoço das cobranças dos pênaltis, eu e Felipe éramos os caras que provavelmente bateriam. Na época tinha algo assim de começar com quem tinha terminado o jogo e se caso fosse para as alternadas, voltariam a cobrar. Como Felipe e Pedrinho tinham saído, o (Antônio) Lopes me perguntou e eu disse: “Vou bater”. Eu tinha treinado bem até durante a semana. Foram cobrando, todo mundo fazendo e tal, aí chegou a minha vez: “Agora tenho que fazer” – disse o ex-jogador em participação no Charla Podcast, que seguiu:

– Só que o Dida estava do outro lado e tinha jogado comigo em 98 no Cruzeiro, então o conhecia bem. Canhoto, sempre bato no canto esquerdo do goleiro, cruzado, só que pensei: “O Dida vai pular para o lado esquerdo. Ele me conhece e sabe que sempre bato assim, cruzado”. Eu falei: “Vou mudar o canto”. Maldita hora que fui mudar. Você olha para o outro lado e é o Dida, com aquele envergadura, o cara abre os braços e não vê mais onde está a trave. No fim eu mudei o lado e o Dida foi e pegou.

Edmundo

Com o erro vascaíno, estava nos pés de Marcelinho a cobrança do título, mas o meio-campista também errou sua cobrança. Em seguida, Edmundo poderia manter o Vasco vivo na disputa, mas como também relembrou Gilberto, o ídolo vascaíno mandou para fora. Segundo o lateral-esquerdo, o erro dele não passava por sua cabeça.

– Tinha cobrança do Marcelinho Carioca e uma do Edmundo. Se for pegar estatística, os caras não perdiam pênalti sei lá desde quando. Eu falei assim: “Ferrou. Marcelinho vai bater, pé de anjo, vai fazer o gol e acabar e só eu perdi o pênalti”. Ele perdeu e eu: “Agora a gente vai ganhar essa merda. Edmundo não vai perder”. Mas bateu e perdeu a cobrança. Ficamos sem saber o que fazer. Acabou o Mundial, ficou um clima ruim, toda aquela constelação foi desfeita e a gente passou um momento delicado em São Januário, o Bank Of América saiu e, para a retomada, subiram muitos atletas jovens.

O “Animal” perdeu a última cobrança e acabou com as chances do Gigante vencer o Mundial daquele ano, atipicamente disputado no Brasil. No total, o Alvinegro Paulista venceu por 4×3 nas penalidades, com Romário, Alex Oliveira e Viola fazendo a favor do Cruzmaltino, e Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu Gaspar anotando para o Corinthians.

1 comentário
  • Responder

    Quando é que vamos ver, novamente, um time igual ou pelo menos, parecido com esse da foto do Mundial 2000? Taí o desafio dessa diretoria, e/ou da possível SAF

Comente

Veja também
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.

Sair da versão mobile