Getúlio surge como opção e acirra disputa no ataque do Vasco

Atacante do Vasco da Gama, Getúlio pode pintar no time titular do Cruzmaltino que recebe o Grêmio nesta quinta-feira (02).

Zé Ricardo conversando com Getúlio durante treinoZé Ricardo conversando com Getúlio durante treinoZé Ricardo conversando com Getúlio durante treinoZé Ricardo conversando com Getúlio durante treinoZé Ricardo conversando com Getúlio durante treino
Zé Ricardo conversando com Getúlio durante treino (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Em boa fase e invicto na Série B , o Vasco se prepara para mais um confronto diante de uma equipe que também promete brigar pelo acesso até o fim: o Grêmio. Diante disso, Zé Ricardo tem a tarefa de fazer o sistema ofensivo evoluir e ser tão eficiente quanto a defesa tem sido neste início de competição. Getúlio e Figueiredo entraram bem contra o Brusque e podem ganhar espaço no time na quinta.

Um dos problemas do Cruz-Maltino na temporada passada era a fragilidade defensiva. Neste ano, Zé Ricardo conseguiu formar um time que tem feito jogos seguros na defesa com destaque para o goleiro Thiago Rodrigues, Anderson Conceição e Yuri Lara. O volante, por sua vez, tem dado sustentação ao proteger o sistema com bons números de desarmes e interceptações.

O ataque, porém, pode ser mais eficiente e agredir o adversário com mais frequência durante os jogos. Artilheiro do time no ano com nove gols, Raniel caiu de produção e tem sido criticado por não conseguir prender a bola na frente. Desse modo, ele não tem feito o pivô de maneira adequada para conseguir trabalhar com Nene e os pontas.

Assim, ele tem tocado pouco na bola (média de 5 passes por jogo, segundo Footstats) e dado espaço para que outros jogadores sonhem com uma vaga entre os titulares. Entre eles está Getúlio, que ainda não conseguiu se firmar entre os onze, mas entrou bem na quinta . O atacante deu mais agilidade e dinamismo na frente e foi responsável pela assistência no segundo gol de Nene.

No esquema, o Gigante da Colina já conta com o camisa 10, que pode decidir na bola parada ou com um passe, mas em virtude da idade (40 anos), não tem o mesmo ímpeto para marcar o jogo todo. Raniel é importante na força física dentro da área e, sobretudo, nas jogadas aéreas, mas precisa ser mais participativo e ajudar na recomposição.

Em uma competição em que as disputas físicas são intensas, ter um jogador pouco combativo pode prejudicar o andamento da equipe em campo. Para a posição, o elenco ainda conta com Zé Santos, que foi um dos destaques do Campeonato Catarinense, mas pouco entrou em campo pelo Vasco, até o momento.

Outro nome que pode atuar como centroavante (foi artilheiro da Copinha) e dar mais dinâmica é Figueiredo. Com o jovem e Getúlio em campo, a troca entre os dois, ora um por dentro, ora outro na ponta, pode gerar mais movimentação na frente. Foi o que aconteceu na etapa final contra o Quadricolor, fazendo com que deixassem boa impressão;

– No segundo tempo, a gente conseguiu dar uma equilibrada com a entrada do Figueiredo e Getúlio. É importante a gente mostrar a força do grupo. Não temos 11 titulares, apenas aqueles que entram representam todo nosso grupo – disse o comandante cruz-maltino.

Na única partida em que foi titular como centroavante, o camisa 99 balançou a rede em duas oportunidades, contra o Madureira, pela Taça Guanabara. Durante a coletiva, desta segunda-feira, ele revelou ter conversado com Zé Ricardo, disse que prefere atuar mais centralizado

– Tive uma conversa com o Zé Ricardo na semana passada. Ele também conversou com Raniel. Ele optou no último jogo pelo Raniel. Respeito a opção dele. Ele falou que dependendo do jogo vai entrar com Raniel ou comigo – contou Getúlio, e emendou:

– Temos características diferentes. O Raniel é mais de segurar a bola. Eu pressiono mais o zagueiro, saio um pouco mais. O porte físico do Raniel é melhor do que o meu. O que o Zé definir vamos acatar. Ainda não conversou conosco, estamos voltando da folga. Eu e Raniel trabalhamos no dia a dia e respeitamos um ao outro – finalizou.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Getúlio
Comente

Veja também
Torcida do Vasco escolhe estádio preferido para jogo contra o Boca Juniors

Em enquete, a torcida do Vasco da Gama escolheu o estádio preferido para o jogo contra o Boca Juniors, pela semifinal da Sul-Americana.

Colidio revela reação ao conhecer a força da torcida do Vasco; assista

Recém-chegado, o atacante Colidio revela que ficou surpreso com a força da torcida do Vasco da Gama em São Januário.

Três candidatos ao Governo do Amazonas torcem para o Vasco; veja quem são

Entre as equipes de fora do estado, o Vasco foi o clube mais citado entre os candidatos ao Governo do Amazonas.

Vasco empata com o Fluminense pela 9ª rodada do Carioca Sub-20

Vasco e Fluminense empataram em 1 a 1, neste sábado, em Xerém, pela 9ª rodada do Campeonato Carioca Sub-20.

Olho no rival, Vasco! Joia do Boca Juniors se destaca em jogo da Argentina

Leonel Flores se destaca em jogo da Argentina e deve ser titular do Boca Juniors em semifinal contra o Vasco da Gama.

Colidio fala sobre ausência contra o Boca e dá opinião sobre palco da semifinal

Colidio criticou a regra que o impede de jogar a Sul-Americana pelo Vasco da Gama e revela o estádio que seria ideal para o jogo.

Santiago Sosa revela onde prefere enfrentar o Boca Juniors; assista

O volante Santiago Sosa revela se prefere São Januário ou Maracanã para o Vasco da Gama enfrentar o Boca Juniors.

Veja a importância do jogo contra o Botafogo para Vasco

Vitória contra o Botafogo manterá o Vasco da Gama distante da zona de rebaixamento, local onde o time ficou por 11 rodadas.

Garré, Sforza e mais: veja como estão os 5 jogadores emprestados pelo Vasco

O Vasco da Gama tem em cinco atletas emprestados a outros times espalhados pelo Brasil e pelo exterior, que podem retornar em 2027.

Vasco segue sem Maracanã contra o Boca após nova decisão judicial

O Consórcio Fla-Flu pediu que fosse mantida a decisão da primeira instância do Tribunal de Justiça, que negou a utilização pelo Vasco da Gama.