Garotos da base do Vasco assistem a palestra sobre racismo em São Januário

Os jogadores das categorias Sub-15 e Sub-17 do Vasco da Gama ouviram a palestra do professor José Nilton Júnior, no Salão dos Beneméritos.

Garotos da base do Vasco em palestra sobre racismo
Garotos da base do Vasco em palestra sobre racismo (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Projeto iniciado em outubro, o ciclo de palestras socioeducativas para os atletas das categorias de base do Vasco teve mais uma edição na manhã desta segunda-feira (29/11). O professor de História José Nilton Júnior bateu um papo com jogadores das categorias Sub-15 e Sub-17 no Salão de Beneméritos do Clube. A palestra contou com a presença do Gerente Geral da Base, Rodrigo Dias, além do Vice-Presidente de História e Responsabilidade, Horácio Júnior, e do Diretor de Inclusão e Equidade Racial, Leonardo Santos.

– Fico muito feliz de vir aqui falar para a base do Vasco sobre racismo. É um tema de extrema importância. Como professor, negro que também sofro racismo diariamente, falar sobre isso com esses meninos é muito importante. Que eles possam compreender o que é racismo. Não praticar e combatê-lo como futuros jogadores profissionais. Isso é muito importante na formação humana deles. E isso tem muito a ver com o Vasco também, que é um clube historicamente identificado no combate ao racismo. Então, eles como parte do Vasco, é fundamental que entendam e se posicionem – disse o professor José Nilton Júnior, antes do Gerente Geral da Base, Rodrigo Dias, completar:

– Aqui no Vasco a gente ensina muito mais coisas além do futebol. Estamos com um ciclo de palestras sócioeducativas, porque nos preocupamos com o ser humano e a formação integral do atleta. Tudo que envolve o dia-a-dia do atleta a gente busca pautar aqui nesse ciclo. Existe um respeito de todos e para com todos. Independente de raça, gênero, idade, condição social, financeira, nós temos que nos respeitar.

Este ciclo de palestras será frequente para os atletas das categorias de base, envolvendo diversos temas importantes para a sociedade e consequentemente, na formação dos atletas. A primeira foi realizada no dia 19 de outubro e foi comandada pelo urologista Marco Dionísio, que falou sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e métodos de prevenção e tratamento.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Mais sobre:Sub-15Sub-17
Comente

Veja também
Payet foi destaque do Vasco contra o Internacional; veja números

Recuperado de um problema físico, Payet foi titular no confronto diante do Internacional e se destacou; confira os números.

Jogadores do Vasco estariam insatisfeitos com trabalho de Rafael Paiva

Contestado por parte da torcida do Vasco da Gama, Rafael Paiva segue no comando da equipe, mas conta com insatisfação do elenco.

Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Sair da versão mobile