Gaciba pede respeito a árbitros após críticas de Campello e técnicos

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, pediu respeito aos árbitros e garantiu independência no cargo.

Leonardo Gaciba
Leonardo Gaciba (Foto: Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com)

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, preferiu não responder diretamente aos técnicos Mano Menezes, do Bahia, e Renato Portaluppi, do Grêmio, e ao presidente do Vasco, Alexandre Campello. Mas pediu respeito aos profissionais da arbitragem ao mesmo tempo que garantiu a independência no cargo.

– Acima de tudo, críticas todos podem fazer. Fico feliz que as decisões técnicas estão sendo corretas. Isso é muito bom. Mas, independentemente de acerto ou erro, tem que manter o respeito. Um respeito mútuo, pois cobro dos meus árbitros. Eles devem respeitar para serem respeitados. Não estou falando de fatos específicos, mas a rodada como um todo algumas pessoas passaram da dose – disse Gaciba em entrevista ao ge.

– Algumas atitudes que aconteceram fugiram ao tom da crítica, passaram do normal na questão de reclamações. Mas não é nosso papel tratar disso. É do STJD. Nossa função é continuar trabalhando com respeito e fortificar a arbitragem.

Mano, Renato e Campello criticaram duramente a arbitragem na rodada do fim de semana. O técnico do Bahia foi citado na súmula pelo árbitro José Mendonça da Silva Junior, depois da derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã. O treinador do Bahia chegou a dizer durante a partida que ele nunca mais apitaria na Série A.

Renato Gaúcho cobrou Gaciba publicamente sobre os critérios do VAR. E Alexandre Campello, presidente do Vasco, disse que o time foi “garfado”, apontou decisões absurdas no clássico com o Flamengo (2 a 1 para o Rubro-Negro) e se antecipou ao jogo contra o Corinthians, fazendo referência a arbitragens dos últimos anos.

“Nenhum tipo de interferência”

Gaciba não quis tratar caso a caso das reclamações dos últimos dias, mas deixou claro que nem a Comissão nem a CBF, “na filosofia do presidente Rogério Caboclo”, vai aceitar qualquer pedido de retirada de árbitro da escala.

– Temos total autonomia na comissão de arbitragem. Não há nenhum tipo de interferência. Todos têm que ter independência em suas funções. Nós não temos interferência sobre clubes e eles não podem ter sobre a arbitragem. Críticas construtivas são muito bem-vindas e trabalhamos diuturnamente pela evolução da arbitragem, mas temos que manter isonomia.

Questionado sobre o pedido de Alexandre Campello para abrir as decisões do VAR, Gaciba disse que “não ia falar de pessoas especificamente”, mas lembrou, sem especificar se o Vasco já solicitou encontro com a CBF, que as portas da Comissão de Arbitragem estão abertas para apresentar todas as informações sobre o VAR.

– Nenhum clube de futebol que solicitou para a Comissão ouvir áudios deixou de ser atendido. Muitos vieram e puderam ouvir os áudios. Viram a linha (de impedimento) ser feita. Mas a divulgação em tempo real é proibida pela Fifa. E os clubes sabem disso. A CBF segue as orientações da Fifa – afirmou.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Leonardo Gaciba
20 comentários
  • Responder

    Respeito GACIBA??
    Que respeito vc quer, seu nojento, safado , com essa tua corja de incompetentes aí, tem que rever conceitos e fazerem curso de arbitragem e mandar essa cambada de incompetente mau intencionado, aprender a ser árbitro na Europa,quem sabe assim esse bando de burro, saiba que O VAR, e um dispositivo pra auxiliar a arbitragem, não para ser mau utilizado como vem sendo, afinal, esse VAR só mostra tamanha incompetência de sua corja..
    Respeito são vcs que tem que mostrar aos clubes, seus crápulas. É mais ainda, respeito eu quero que vc a tenham por nós torcedores, seu sem vergonha, safado..

  • Responder

    Somente uma frase pra dizer sobre o VAR na partida contra o Flamerda!! “Querem não deixar o time do coração deles perder distancia do lider”. Fato . Futebol brasileiro precisa de uma CPI urgente pois tem muita gente se dando bem com supostas vitórias duvidosas de times que brigam na parte de cima da tabela.

  • Responder

    Galera discutir corrupção no Brasil é piada, quem é o maluco que não gosta de dinheiro,o exemplo vem de cima apartir dos políticos e familiares.
    O futebol é uma fábrica de fazer dinheiro, através de contratos milionários, publicidade, mídia,e todos que fazem parte querem morder um pouquinho. Os árbitros e seus dirigentes estão no bolso de alguém que ganha muito encima desses erros que o dirigente da entidade nega

  • Responder

    Esse malandro Gaciba, roubou o Vasco numa decisão da libertadores em São Paulo, quando ñ deu um pênalti do Chicão no atacante do Vasco Diego Souza. É agora coloca um árbitro carioca para comandar o VAR no jogo contra o “Framengo” . Porque ñ colocou um árbitro de fora do Rio, como fez com o trio que apitou o jogo.

  • Responder

    Garcia isso chama se formação de quadrilha vc respeita primeiro a entidade vasco da gama quem protege ladrão é ladrão ou cúplice o vasco sempre foi garfado e vcs da cbf nunca fazem nada e ainda quer respeito eu acompanho futebol e vc sempre foi um ladrão tomará que uma bala perdida acerté sua cabeça ou de seus filhos vc tem que ir morar como o golearon bruno pede pra cagar e sair e respeito merece quem faz por.merecer no final do corsica o flamengo fez um gol impedido corintians e flamengo sempre foi protegido pela arbitragem e vc.quer respeito.

  • Responder

    Pra ter respeito a reciprocidade é a mesma, o Vasco sempre toma no cu com esses asopradores de apitos infernal, só tem um clube que se sai bem nessa merda. Flamengo

  • Responder

    Isso acaba com o futebol,muitos erros, isso é inexplicável, sempre errando.

  • Responder

    Não vi o jogo vi o replay. O gol do Vasco, o do empate, foi lícito, ilícito foi anular o gol. Diego faz falta por trás e fica assim, ele escorregou e tá desculpado. Tem muitos desses analistas de futebol q cravaram o Flamengo campeão e estão preocupados se seus palpites vão pro chinelo. São uns bundões! Agora q só sacaneiam o Vasco já vem de tempo isso. Vergonha! Mas temos um Presidente merda q não faz nada, vive é cheirando peido do Marcos Brás do Flamengo.

  • Responder

    Só tem bandido apitando jogos.

  • Responder

    Gaciba VÁ TOMAR ONDE VC GOSTA! VC não merece respeito e muito menos do Vasco

  • Responder

    O VAR deveria ter um limite mínimo como referência. 15 cm?? Sei lá, alguns coisa significante, medições milimétricas, isso não ajuda em nada o esporte. Os critérios deveriam ser mais realistas e transparentes

  • Responder

    Gaxiba vai vc e esse juiz para pqp seus vermes, bando de ladrão recebe maletas atrás de maletas para prejudicar o Vasco cambada de vagabundos

  • Responder

    Voltando ao ex árbitro Gaciba que pede respeito aos árbitros e porque estes mesmo árbitros que tanta erram como este que apitou Vasco e Flamengo não respeitam um clube como Vasco da Gama .O porque que Gaciba não procura ver o lance do gol do Cano ,é nítida a linha vermelha indicando que o atleta de camisa branca ,no caso Willian Arão ,dava condições ao atleta de camisa preta no caso ,Paredes ,o gol foi legal o árbitro de linha não viu impedimento .Cabe ao presidente do Vasco ,mais preocupado com reeleição do que com o clube que ele presidia ,não cabe apenas reclamar tem que pedir o afastamento do árbitro ,pedir sua suspensão em que o Vasco venha atuar ,exigir com rigor ,pois os erros foram grosseiros para passar em branco .

  • Responder

    Gaciba deve da é a bunda pra arbittagem

  • Responder

    Respeito é o cacete!!!!
    Manda a arbitragem respeitar os times também, se quiser ser respeitada…..!
    Botem árbitros Estrangeiros ,por que escalar o arbitro por time de coração nao dá mais.

  • Responder

    O Vasco não não navega em uma maré boa ,perde de goleada em dois jogos e quando está pra vencer entre em ação estas desastrosas arbitragens e até o VAR que tudo indica é operado por incompetentes e até suspeitos de interesses inconfessáveis e vem este Gaciba que foi um péssimo arbitro pedir respeito a esta cambada que o Mario Vianna qualificava como “sopradores de apito “,não merecem respeito pois nem tem coragem de assumir o que está fazendo fica a ouvir o que vem das cabines do VAR .Contra o Vasco marcou uma falta inexistente que deu origem ao primeiro gol do Flamengo e no segundo não considerou o pé alto de Bruno Henrique que antes de comemorar olhou para o bandeira si o lance era válido .Deixou de dar cartão amarelo ao Diego ,que já tinha um seria então expulso ,apenas marcou falta simples em uma entrada por de trás .E, o pior fez o da Central de apito que deu a mais esfarrapada ,a mais idiota ,a mais infeliz opinião ao dizer que o Diego escorregou e daí pegar Benitez por trás pode ?.No gol de Cano mesmo a lista vermelha mostrando que Willian Arão dava condições de jogo a Paredes ,o bandeira e nem o Juiz viram irregularidades ,mas o VAR viu ,o que não existiu .Quanta a atuação do time mostrou raça ,mais os erros de posição ,não pode quatro jogadores deixar um cabecear livre e no segundo um goleiro não pode simplesmente dá um tapinha numa bola que era sua ,era somente encaixar a bola .E, Tales Magno precisa ser mais incisivo quando avançar pela esquerda ,não pode dar aquela paradinha ,como se o lance tivesse parado ,tem talento parte para cima ,funciona como é um autêntico ponta ,mais isto tem que partir do treinador esta instrução .Marcos Junior não pode ficar fora time além de lutador marca bem .Tiago Tenório merce mais chance .

    • Amigo concordo cm vc. O problema é q existe uma armação globolixo , central do apito, cbf . Desde o tempo do Ricardo Teixeira presidente da cbf torcedor dos mulambos. Aquela q eles colocam o mostrar q e impedimento ou não se pênalti ou não , essa linha e distorcida , e dá uma falsa impressão na tv q está certa mas Não tá, é uma linha bem distorcida q vc na tv não percebi eles fazem a falcatruas muito bem feita p dá impressão q está certa mas não tá , não acreditem.

  • Responder

    Sera porque tem tenta reclamaçao? A unica errada foi do Mano Menezes, que, alem de ter sido muito mal educado, não tinha motivo, pois o penalti em cima do nenê foi claro. Teve um penalti claro de toque da bola no braço a favor do grêmio e não deram. Quanto ao jogo do vasco, pelo amor de Deus!! 3 situações que definiram o placar. Não expulsaram o Diego no primeiro tempo, jogo perigoso do Bruno Henrique no segundo gol(apesar da falha do F Miguel) e o gol claro do vasco, anulado. Ali é mesma linha!! Não tem como ficar prucurando uma unha. Isso é ridiculo!! Tudo manipulado!! Nao tinha que falar mal nao. Tinha que excuir essas merdas todas.

  • Responder

    E Desde quando ladrão vagabundo merece respeito?? Esses pilantras sopradores de apito pintam e bordam, se acham acima de tudo e todos e querem ser respeitados , já entram mal intencionados e sabendo p quem vão roubar.Tinham q tomar era vergonha na cara e serem homens, bando de canalhas fdp.!!

    • Concordo cm vc amigo. Esse tal do Gaciba vc engana os trouxas é claro q vc vai defender seus aliados corruptos cm vc, é claro a favor do seu time . Eu tenho certeza se esse gol fosse a favor dos mulambos seria validado sem pensar. Me lembro q esse Gaciba já garfou o Vasco 2vezes contra o Corinthians, um pênalti claríssimo q todos viram e outro jogo um gol legítimo isso foi na copa do Brasil se n me engano.

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva em entrevista coletiva após Criciúma x Vasco
Paiva vê Vasco competitivo em derrota para o Internacional e lamenta jejum de gols

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva avaliou o desempenho da equipe contra o Internacional, pela 34ª rodada do Brasileiro.

Vegetti em Vasco x Internacional
Vegetti faz desabafo nas redes sociais e projeta jogo de ‘vida ou morte’ contra o Corinthians

Artilheiro do Vasco da Gama, Vegetti publicou um texto na madrugada desta sexta-feira (22), após a derrota para o Internacional.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Torcida do Vasco detona Rafael Paiva por declaração em coletiva

Torcedores do Vasco da Gama criticaram o técnico Rafael Paiva após a derrota da equipe para o Internacional.