Gabriel Pec é o integrante da Seleção Sub-23 com mais minutos jogados em 2023

O atacante Gabriel Pec disputou 50 jogos e atingiu 3628 minutos pelo Vasco da Gama em 2023, entre os integrantes da sub-23.

Gabriel Pec se apresenta à Seleção Pré-Olímpica
Gabriel Pec se apresenta à Seleção Pré-Olímpica (Joilson Marconne/ CBF)

Endrick vem de mais de 50 jogos em 2023 pelo Palmeiras. O zagueiro Arthur Chaves está no ponto alto da temporada em Portugal. Marquinhos tem média de cerca de 20 minutos em campo. Matheus Donelli não faz uma partida oficial pelo Corinthians desde 2020. A seleção brasileira se apronta para o Torneio Pré-Olímpico com jogadores em condições físicas e de ritmo bem diferentes, o que tem exigido adaptações nos treinos.

Isso acontece principalmente por dois motivos: o Pré-Olímpico será disputado entre os dias 20 de janeiro e 11 de fevereiro, ou seja, bem no início de ano em determinados países, como o Brasil, e em plena temporada do futebol da Europa.

Além disso, há jogadores que pouco atuaram nos últimos meses, seja por lesão ou por falta de espaço em seus respectivos times.

Tal cenário exige da comissão técnica de Ramon Menezes um trabalho bem individualizado, ao mesmo tempo em que o treinador busca construir o time. É preciso lidar com volta das férias, longos períodos sem jogos, temporadas desgastantes, tudo junto e misturado.

— Neste primeiro momento, o Ramon busca desenvolver os trabalho dele de uma forma mais agrupada junto com a preparação física. A gente tem que também avaliar os atletas, eles vêm de diferentes situações. Esse é o momento da gente conhecer, mas já colocando a forma do treinador trabalhar. E nós vamos atuando nas individualidades. Um pouco mais para um, tira o pé para outro, dentro das nossas avaliações — comentou o preparador físico da seleção pré-olímpica, Léo Cupertino.

Assim que Ramon Menezes definiu quem seria convocado, a comissão técnica procurou os atletas e os responsáveis pela preparação física nos respectivos clubes para entender a realidade visando o Pré-Olímpico. Criou-se um grupo para a troca de informações com os jogadores.

O atacante John Kennedy, por exemplo, esteve em ação pelo Fluminense até 22 de dezembro, dia da final do Mundial de Clubes. Ele fechou 2023 com 52 jogos pelo time (média de 56,2 minutos em campo), teve menos de 15 dias de descanso e retomou os treinos.

Gabriel Pec atingiu 3628 minutos pelo Vasco no ano passado, em 50 jogos. É o líder nesse quesito da minutagem geral. Endrick foi quem esteve em mais partidas (veja no quadro abaixo).

Por outro lado, o zagueiro Michel, provável titular da seleção, disputou 17 jogos pelo Palmeiras no ano passado, todos pela equipe Sub-20, sendo o último no dia 25 de novembro.

— A gente sabe da realidade quando se trata de seleção brasileira. São atletas de altíssimo nível, independente de estarem disputando ou não as competições. É óbvio que se estão jogando é muito melhor, ter uma carga de jogo, o ritmo é diferente. Mas eles se cuidam, toda vez que vêm não temos problemas com isso — afirmou Léo Cupertino.

Alguns deles tiveram mais compromissos por seleção de base. Nos casos mais extremos, Mycael, Ronald e Guilherme Biro disputaram o Sul-Americano Sub-20, o Mundial Sub-20 e os Jogos Pan-Americanos, tudo em 2023. Endrick chegou a defender a seleção principal em novembro.

Segundo o preparador físico Léo Cupertino, a previsão é de um Torneio Pré-Olímpico bem desgastante do ponto de vista físico, com sete jogos num período de 20 dias.

— A gente está num período de verão, aqui na Granja é mais ameno mas está muito quente. Óbvio que lá o clima vai ser mais úmido. Demanda mais hidratação não só nos treinos, mas no pós treino, hidratação à noite, alimentação mais controlada. Mas todos os nossos atletas são muito conscientes em relação a isso. Temos também uma equipe de apoio, que individualiza essa ajuda, de acordo com as demandas.

Quilometragem de  integrantes da seleção pré-olímpica
Quilometragem de integrantes da seleção pré-olímpica (Foto: ge)

Para quem atua no Brasil ou nos EUA, o ge considerou a temporada 2023 de janeiro a dezembro. Para quem atua na Europa (2023/24), ela vai de agosto a dezembro.

O Brasil no Pré-Olímpico 2024

O Brasil está no Grupo A do Torneio Pré-Olímpico de 2024, junto junto de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. O Grupo B tem Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru.

A seleção brasileira faz os quatro primeiros jogos em Caracas, no Estádio Brígido Iriarte. A estreia será no dia 23, contra a Bolívia. O segundo jogo é contra a Colômbia, no dia 26. Depois, contra o Equador no dia 29, e por fim contra a Venezuela no dia 1 de fevereiro.

Na primeira fase, as cinco seleções de cada grupo se enfrentam, todos contra todos (uma vez). Os dois melhores de cada chave avançam para o quadrangular final, e as duas melhores seleções no geral se classificam para as Olimpíadas de Paris.

Jogos da seleção pré-olímpica na primeira fase

  • 23/1 – Bolívia x Brasil – 17h (horário de Brasília)
  • 26/1 – Brasil x Colômbia – 20h
  • 29/1 – Brasil x Equador – 17h
  • 1/2 – Venezuela – Brasil – 20h

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Carlos Eduardo Mansur
Comentarista do GE apostam na vitória do Vasco sobre o Criciúma

Todos os oito comentarista do Grupo Globo apostaram que o Vasco da Gama vencerá o Criciúma, em São Januário, pelo Brasileirão.

Luis Fernandes é benemérito do Vasco
Vasco deve buscar repactuação dos contratos com a 777, orienta CB

O presidente do Conselho de Beneméritos, Luis Manoel Fernandes, disse ainda para que o Vasco sigam os alertas feitos na época da venda.

Wilson Seneme é o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF
Exaltado, Seneme reclama de não expulsão de Ganso no jogo contra o Vasco

Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, se mostrou indignado com a não expulsão de Paulo Henrique Ganso no clássico.

João Victor em São Januário
Banco de reservas do Vasco custou quase R$ 100 milhões

Os jogadores que ficarão no banco de reservas contra o Criciúma custaram quase R$ 100 milhões aos cofres do Vasco da Gama.

João Victor sofreu um acidente leve a caminho da concentração do Vasco
João Victor sofre acidente leve a caminho do Vasco; zagueiro está entre relacionados

O zagueiro do Vasco da Gama, João Victor se acidentou a caminho da concentração, mas não se machucou e não será problema para o jogo.