Fredy Guarín relembra convivência com Jesualdo Ferreira no Porto
O volante do Vasco, Fredy Guarín, relembrou sua convivência com Jesualdo Ferreira, hoje no técnico do Santos, no Porto.
O meio-campista Fredy Guarín, do Vasco, possui vasta experiência no mundo do futebol. Com passagem marcante pelo Porto, de Portugal, o colombiano nem sempre teve vida fácil no país europeu.
Em entrevista aos canais oficiais do Porto, Guarín relembrou os momentos vividos no clube ao lado brasileiro Hulk e do zagueiro português Bruno Alves. Porém, a declaração do jogador chamou muita atenção por uma história curiosa com Jesualdo Ferreira, treinador do Santos.
“Havia muita qualidade na equipe e foi difícil me adaptar ao estilo de jogo bonito que o Porto estava acostumado. Foi difícil, passei um ano e meio para começar a entender. Foi muito tempo, mas consegui. Jesualdo me ajudou, mas era duro comigo. Dizia-me: ‘Você é burro, colombiano’ (risos), mas ajudou-me a entender a forma de trabalhar da equipe e esse ambiente que caracteriza o Porto”, contou Guarín.
A adaptação de Guarín e de Hulk também foi analisada por Bruno Alves, importante zagueiro da história do futebol português. Segundo ele, Jesualdo foi muito importante para que as qualidades dos jogadores fossem aproveitadas da melhor forma.
“Não é fácil mudar de país e de campeonato, há sempre dificuldades. A grande vantagem era a forma como o Porto recebia e tratava os jogadores, algo que é visível pela forma como falam do clube depois de saírem. Jesualdo Ferreira fez um trabalho fantástico e conseguiu potencializar muitos jogadores. Hulk sempre foi confiante nas suas capacidades, Guarín era mais tímido. Mas, lentamente, (Jesualdo) foi conseguindo retirar todo o potencial dele. A estrutura do Porto também permite isso aos jogadores”, analisou Bruno Alves.
SportBuzz