Formação de goleiros no Vasco será guiada em documento com o nome de Barbosa

O Vasco da Gama lançou um documento orientador para a formação de jovens goleiros que carrega o nome do ídolo Moacyr Barbosa.

Phillipe Gabriel, goleiro da base, em treino no Vasco
Phillipe Gabriel, goleiro da base, em treino no Vasco (Foto: Vitor Brugger/Vasco)

O Vasco realizou na última sexta-feira (19/11), uma apresentação para discutir as diretrizes do Documento Orientador da Preparação de Goleiros do Clube, que leva o nome camisa 1 do Expresso da Vitória e ídolo, Moacyr Barbosa do Nascimento.

O Preparador de Goleiros da equipe Sub-20, Ivan Garcez, foi quem o apresentou para os demais treinadores de goleiros da Base, além de profissionais da Análise de Desempenho e o Gerente Geral Rodrigo Dias.

Rodrigo Dias ressaltou a importância deste tipo de ação, reforçando que o trabalho com os goleiros precisa ser integrado respeitando as faixas etárias e a verticalização do trabalho dos preparadores de goleiro em todas as categorias.

– Seguindo a linha da continuidade, da progressão, da verticalização de todos os conceitos e conteúdos de treino, de todas as faixas etárias, respeitando cada fase sensível das categorias menores até chegar ao Sub-20. Nós temos dado essa integração de diversas formas e na preparação de goleiros não é diferente. É uma posição bem específica, atípica, singular e que precisa de um cuidado especial. Iniciamos esse trabalho de integração e verticalização. Fizemos a primeira reunião de muitas que teremos ainda e com os mesmos conceitos a serem ministrados, obedecendo a faixa etária de cada categoria e as mesmas formas de avaliação dos goleiros na base do Vasco – explica Rodrigo.

Guia sobre a preparação de goleiros da base do Vasco
Guia sobre a preparação de goleiros da base do Vasco

Preparador da equipe Sub-20, Ivan Garcez tem larga experiência no futebol e atualmente é instrutor dos cursos de Licença A e B para treinadores de futebol da CBF. Ivan reforça a importância do Documento Orientador como uma ferramenta de otimização no processo de formação dos jovens goleiros vascaínos e fala sobre a evolução da posição nos últimos anos:

– É muito importante termos este documento como auxílio na otimização do processo de formação dos nossos goleiros, estabelecendo um conjunto de medidas tomadas para atingir objetivos, contendo diretrizes e orientações de acordo com as diferentes etapas de preparação do goleiro. A posição vem ganhando destaque na base, com goleiros promissores em diferentes categorias.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Mais sobre:Moacyr Barbosa
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Acesso, 68 reforços e trocas de técnicos: a passagem de Pedro Martins pelo Cruzeiro

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins assumiu o cargo no Cruzeiro no início da SAF, em 2022.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet não retorna contra o Criciúma

Após expectativa para um possível retorno, Payet deve ficar de fora do confronto com o Criciúma, no sábado (27), em São Januário.

Ramón Díaz durante Vasco x Fortaleza
Ramón Diaz completa 9 meses de Vasco e supera Zé Ricardo

Contratado no segundo semestre da temporada de 2023, Ramón Díaz atinge marca no Clube que não acontecia desde 2018, com Zé Ricardo.

Paulinho no Espaço Experiência de São Januário
Paulinho visita São Januário com a família e revela sonha de jogar a Libertadores

Acompanhado da família, o meio-campista do Vasco da Gama, Paulinho, realizou um tour por São Januário e revelou o sonho pela Libertadores.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco

O Vasco da Gama acertou a contratação de Pedrinho Martins, que estava no Cruzeiro, para o cargo de executivo de futebol.