Formação de goleiros no Vasco será guiada em documento com o nome de Barbosa

O Vasco da Gama lançou um documento orientador para a formação de jovens goleiros que carrega o nome do ídolo Moacyr Barbosa.

Phillipe Gabriel, goleiro da base, em treino no Vasco
Phillipe Gabriel, goleiro da base, em treino no Vasco (Foto: Vitor Brugger/Vasco)

O Vasco realizou na última sexta-feira (19/11), uma apresentação para discutir as diretrizes do Documento Orientador da Preparação de Goleiros do Clube, que leva o nome camisa 1 do Expresso da Vitória e ídolo, Moacyr Barbosa do Nascimento.

O Preparador de Goleiros da equipe Sub-20, Ivan Garcez, foi quem o apresentou para os demais treinadores de goleiros da Base, além de profissionais da Análise de Desempenho e o Gerente Geral Rodrigo Dias.

Rodrigo Dias ressaltou a importância deste tipo de ação, reforçando que o trabalho com os goleiros precisa ser integrado respeitando as faixas etárias e a verticalização do trabalho dos preparadores de goleiro em todas as categorias.

– Seguindo a linha da continuidade, da progressão, da verticalização de todos os conceitos e conteúdos de treino, de todas as faixas etárias, respeitando cada fase sensível das categorias menores até chegar ao Sub-20. Nós temos dado essa integração de diversas formas e na preparação de goleiros não é diferente. É uma posição bem específica, atípica, singular e que precisa de um cuidado especial. Iniciamos esse trabalho de integração e verticalização. Fizemos a primeira reunião de muitas que teremos ainda e com os mesmos conceitos a serem ministrados, obedecendo a faixa etária de cada categoria e as mesmas formas de avaliação dos goleiros na base do Vasco – explica Rodrigo.

Guia sobre a preparação de goleiros da base do Vasco
Guia sobre a preparação de goleiros da base do Vasco

Preparador da equipe Sub-20, Ivan Garcez tem larga experiência no futebol e atualmente é instrutor dos cursos de Licença A e B para treinadores de futebol da CBF. Ivan reforça a importância do Documento Orientador como uma ferramenta de otimização no processo de formação dos jovens goleiros vascaínos e fala sobre a evolução da posição nos últimos anos:

– É muito importante termos este documento como auxílio na otimização do processo de formação dos nossos goleiros, estabelecendo um conjunto de medidas tomadas para atingir objetivos, contendo diretrizes e orientações de acordo com as diferentes etapas de preparação do goleiro. A posição vem ganhando destaque na base, com goleiros promissores em diferentes categorias.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Leia mais sobreMoacyr Barbosa
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
30 de novembro de 2021
Time da Virada recolherá assinaturas para a realização da AGE no Vasco

O Movimento Time da Virada estará na frente de São Januário neste sábado coletando assinaturas para a realização da AGE.

Edu reitera desejo de jogar no Vasco

Artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro 2021, o atacante Edu, do Brusque, reiterou o desejo de defender o Vasco da Gama.

Vasco disputa prêmio de melhor campanha de responsabilidade social

Por conta da camisa lançada em apoio ao movimento LGBTQIA+, o Vasco da Gama concorre ao prêmio de melhor campanha de responsabilidade social.

Péssima campanha no 2º turno ajuda a explicar fracasso do Vasco na Série B

Depois de um primeiro turno fraco, o Vasco da Gama fez um segundo turno ainda pior na Série B, influenciando no não acesso.

Confira números do Vasco na Série B 2021

Confira números do Vasco da Gama na Série B do Campeonato Brasileiro 2021, os quais não permitiram o acesso.

Movimentações do Vasco no mercado: veja quem chega, quem sai e quem fica no Clube

O Vasco da Gama reformulará o departamento de futebol para a temporada 2022 e já busca por reforços para o elenco.

Reportagem destaca que o Sócio Gigante tem plano destinado aos animais; assista

A reportagem mostrou que o Vasco da Gama, no programa Sócio Gigante, tem uma categoria especial para os bichos de estimação.

Vasco é multado por objetos jogados em São Januário no jogo contra o CSA

Por conta de objetos jogados em São Januário no jogo contra o CSA, o Vasco da Gama terá que pagar multa de R$ 5 mil.

Conheça a história do Dom Corvo I e Único, mascote do Vasco nas décadas de 40 e 50

O Vasco da Gama teve o Dom Corvo I e Único como símbolo de sorte nas décadas de 40 e 50, mas que perdeu força a partir de 60.

Alexandre Mattos afirma que acerto com outro clube freou conversas com o Vasco

O diretor executivo Alexandre Mattos disse que teve uma boa conversa com o presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado, mas não avançou.

Veja mais notícias