Flamengo e Fluminense se unem para disputar Maracanã com o Vasco

Rivais do Vasco da Gama, Flamengo e Fluminense definiram uma parceria para disputar a concessão definitiva do Maracanã com Cruzmaltino

Estádio do Maracanã
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

Flamengo e Fluminense fecharam os termos de um acordo para formar o consórcio para disputar a concessão definitiva do Maracanã. A proposta não inclui o Vasco depois da briga em torno da realização da partida com o Sport. A dupla Fla-Flu entende que tem mecanismo para atender os termos do edital sem outro time.

Os dois clubes já negociaram os termos da parceria definitiva para gerir o estádio. Houve trocas de minutas e o contrato estava por detalhes finais, segundo apurou o blog. Atualmente, a concessão é do Flamengo e o Fluminense é o interveniente. Para a licitação, os dois entrarão juntos como concorrentes.

Em evento no CT do Fluminense, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, confirmou que haverá uma reunião com o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, para formalizar o acordo. “A participação da licitação é entre Flamengo e Fluminense. O Vasco sempre se manifesta pela imprensa, mas não teve conversa [com Fla e Flu]. Atitudes como essa só dificultam mais a conversa”, disse Bittencourt no “Globo”. … –

O Flamengo também passou a descartar a participação do Vasco no grupo depois da briga pelo jogo com o Sport. Havia conversas entre os dois clubes anteriormente, com boa relação entre Landim e Jorge Salgado. Mas a briga acabou com o clima hoje para serem retomadas as negociações. Sem um terceiro clube, a dupla Fla-Flu entende que é possível, sim, atender os pré-requisitos da concorrência.

O edital inicial do Maracanã prevê que o concorrente tem que apresentar prova de que “possui direito de realizar no mínimo 70 datas oficiais de futebol”, sendo 54 delas do Brasileiro das Séries A e B ou competições internacionais. Inicialmente, a interpretação é de que isso exigiria a presença de três clubes no grupo.

Dirigentes do Flamengo e Fluminense estudaram o texto e entendem que é possível cumprir a obrigação sem a presença de outro time. Isso depende da interpretação do texto em relação a obrigações e contratos de jogos com clubes. Além disso, a percepção da dupla Fla-Flu é de que o Vasco terá dificuldade para fazer uma proposta que atenda o número de jogos já que prefere atuar parte dos jogos em São Januário. E o Botafogo, potencial parceiro, tem a concessão do Nilton Santos.

Se ganharem a concessão definitiva, Flamengo e Fluminense veem como certo que terão a possibilidade de definir o cronograma de jogos sem interferência política. A ideia é, sim, que os outros clubes como o Vasco tenham direito de jogar no estádio, mas dentro da conveniência dos dois clubes.

Em paralelo, o Flamengo começou a se mexer por um projeto de um estádio próprio em outra área da cidade. Há previsão de reunião com a prefeitura do Rio para discutir o assunto. Mas isso não tira o clube da licitação do Maracanã: o outro projeto serve como pressão e alternativa se o estádio público não der certo.

Até porque o governo do Estado do Rio de Janeiro tem enrolado com o processo de licitação do Maracanã. O primeiro edital de licitação foi feito em outubro de 2021 quando Fla-Flu já estavam há mais de dois anos no estádio. E, depois disso, o governo não fez mais nada, sempre prometendo definir o processo no mês seguinte.

Fonte: Uol

3 comentários
  • Responder

    Tão sonhando alto demais, acordem!
    Só porque os dois patetas querem assumir sozinho vai conseguir kkkkkk
    O Maracanã é de todos.
    comprem um terreno e façam seu campinho.
    Seus chorões kkkkk

  • Responder

    A historia parece que segue repetindo os anos e épocas ,assim como no passado esta dupla da elite da zona sul ,que não permitiam pobres e negros e , mesmo mulatos em seu time e em seu quadro social ,si une contra o clube mais popular do Rio ,que mesmo naquela época não fazia restrições a raças e situação social ou seja em seu time tinha negros ,mulatos ,pobres das classes B, C,D e foram eles que construiram um Estádio que os elitizados não tem até hoje para jogos oficiais e, querem de todas as maneiras usurpar um bem público .O que está faltando culhões de governantes para bater o martelo , o Maracanã é do povo como o céu é do condor ,parodiano o que disse o Poeta Castros Alves , ‘ A praça é do povo como o céu é do condor .

    • Pra vocês dupla flaxflu vocês não são os donossos do maracà. Não podem impedir que qualquer outro clube jogem.no maraca.o marca e de todos os clubes do Rio e do mundo

Comente

Veja também
Serginho em treino do Vasco
Vasco pretende negociar jogadores sem espaço no elenco

A diretoria do Vasco da Gama pretende negociar pelo menos três jogadores sem espaço no elenco para a próxima temporada.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Veja como estão as recuperações dos lesionados no Vasco

O Vasco da Gama terá o período sem jogos para recuperar alguns jogadores lesionados para a próxima temporada.

Paulo Henrique celebra gol contra o Botafogo
Paulo Henrique faz balanço da temporada pelo Vasco e projeta 2025

Titular do Vasco da Gama na reta final da temporada de 2024, Paulo Henrique faz balanço sobre o ano e projeta 2025.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco abre negociação com Paulo Pezzolano, ex-técnico do Cruzeiro

O Vasco da Gama segue de olho no mercado em busca de um novo comandante para 2025 e abre negociações com Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Philippe Coutinho sofre desvalorização de mercado em 2024; veja ranking

Philippe Coutinho, do Vasco da Gama, está na lista dos jogadores que mais desvalorizaram na temporada de 2024.