Filha de Barbosa comemora nome no CT, grafite em SJ e revela música para o ídolo

Tereza Borba, filha do ídolo Moacyr Barbosa, não escondeu a alegria pelas homenagens que o pai tem recebido no ano do seu centenário.

Tereza e Barbosa em trave do antigo Maracanã
Tereza e Barbosa em trave do antigo Maracanã

É uma semana muito especial para Tereza Borba, filha do ídolo Barbosa. Ela, que trabalha constantemente na preservação da memória do seu pai, conheceu o tão esperado resultado da votação entre os vascaínos para escolher o novo nome do CT vascaíno, que foi o do ex-goleiro histórico.

– Estou muito feliz. Há três anos começamos uma campanha em ter o nome do CT de Barbosa. Ele ganhou, mas o nome não foi colocado. Fui para o CT e o Barbosa recebeu o nome do campo principal. Fique muito feliz, falei que caiu como uma luva, mas falei que ainda seria Moacyr Barbosa. Eu tinha certeza – disse Tereza em entrevista ao site Vasco Notícias, e seguiu:

– O Vasco voltou com uma campanha, e comecei a pedir para todos os vascaínos, em todos os grupos. A torcida sempre me abraçou, me deu um carinho e votou nele. Foi muito legal e o Barbosa ganhou. Eu acho merecido. Nós temos muitos ídolos, seria legal colocar o nome de todos, mas eu acho até por justiça e pelo fato de Barbosa ser o número um, primeiro campeão Sul-Americano de 48, acho que ele merece. Só tenho a agradecer a cada torcedor que enviou mensagem dizendo que votou.

Inicialmente chamado de ‘CT do Almirante’, o centro de treinamento, que contou com doações da torcida para a construção, agora teve a participação dos mesmos para escolher o seu nome. Recentemente, o Gigante lançou uma campanha com três fases.

Na primeira, os vascaínos sugeriram nomes e uma comissão do Clube escolheu 10 para seguir para a segunda, a votação do público, com dois finalistas, indo para a terceira fase. Além de CT Moacyr Barbosa, o vencedor, CT do Almirante, nome que estava batizando o local, esteve na final.

CT do Vasco receberá o nome de Moacyr Barbosa
CT do Vasco receberá o nome de Moacyr Barbosa (Foto: Divulgação)

Negro Muro

Além o nome do CT, a semana está sendo especial para Tereza Borba também por outra homenagem ao pai. O projeto Negro Muro finalizou o grafite de Barbosa na lateral de uma das arquibancadas do Parque Aquático de São Januário. Ela rasgou elogios aos idealizadores Cazé, Pedro Rajão e Rhuan, não esconde a alegria com a nova iniciativa referente ao seu pai.

– O Cazé, o Rajão e Rhuan, esse meninos são uns amores. Quando o Rhuan entrou em contato comigo falando do grafite num muro de São Januário eu aceitei e disse que ira adorar. Requeria recursos, e pedimos ajuda das pessoas e quem ajudasse receberia uma camisa, um buço, alguma coisa do Barbosa. Com isso, arrecadaram o que precisava, e fizeram uma ação social com o que sobrou, comprando cestas básicas para o pessoal da Barreira do Vasco. Além de ajudar o Barbosa, ajudaram os mais necessitados. Estou muito feliz com o Negro Muro, o Barbosa agora vai ficar eternizado no CT e no muro onde batia uma bola de madrugada, no paredão, para treinar, e só tenho a agradecer a cada torcedor, o pessoal do Negro Muro, nós estamos.

Grafite de Barbosa na Colina Histórica
Grafite de Barbosa na Colina Histórica (Foto: Reprodução)

Música

Tereza Borba ainda revelou que tem mais uma atração em homenagem a Barbosa vindo por aí. Trata-se de uma música, em rap, na voz de Samuel Porfirio, da banda Engrenagem Urbana, que deve ser lançada no próximo dia 20 ou 21, disponível em todas as plataformas.

– Dia 20 para 21, em todas plataformas, vai sair um rap, uma música em parceria com Samuel Porfirio, da banda Engrenagem Urbana, uma música que fizemos em três, eu, ele e o Gui, não lembro o nome dele inteiro, que fez a instrumentação, o Samuel que canta. É uma música linda, quem ouvir segura o coração porque é de emocionar.

O grafite em homenagem a Barbosa será inaugurado na próxima terça-feira (10), a partir das 14h, em São Januário, com a presença da Tereza Borba. As iniciativas relacionadas ao ídolo são mais que justas, e acontecem num ano especial. Caso ainda estivesse vivo, o ex-goleiro estaria completando 100 anos em 2021, em 27 de março.

Obs: o site Vasco Notícias não autoriza a reprodução deste texto.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.