Fila enorme, confusões e agressões marcam a eleição do Vasco
A eleição do Vasco da Gama segue em São Januário com fila enorme, confusões e agressões entre integrantes de chapas.
As quatro primeiras horas de eleição em São Januário foram marcadas por algumas confusões. Se no início, apenas as filas enormes, a presença de associados sem máscara e o desrespeito ao mínimo distanciamento chamavam atenção, o clima esquentou posteriormente. Pouco antes das 14h, o grande benemérito Luis Manuel Fernandes, que apoia Luiz Roberto Leven Siano, foi agredido por Rodrigo Stockler, membro da chapa Sempre Vasco, cujo candidato é Julio Brant.
O desrespeito às normas de segurança solicitados pela Secretaria Municipal de Saúde, e a demora para votar, inclusive, foram alvo de muitas queixas por parte de associados.
Após o ocorrido, Luis Manuel deixou São Januário e se encaminhou para a 17ª DP, em São Cristóvão, onde prestará queixa contra Rodrigo Stockler.
– Confirmo que levei um soco no rosto e estou indo com dezena de testemunhas à 17ª DP para prestar queixa. Ele veio dizer que eu tinha de me retirar do recinto por estar sem crachá (todos me conhecem no clube, e o crachá estava no meu bolso). Eu disse que ele não tinha autoridade para me retirar do recinto, e em ele seguida me agrediu. Há dezenas de testemunhas, inclusive o próprio presidente Campello. – afirmou Luis Manuel.
Uma hora e meia após o incidente, a reportagem do ge teve acesso ao momento da agressão. Confira imagem cedida pelo associado Eduardo Maganha.
Eu estava filmando o voto do Sérgio Frias no momento que um jovem fiscal da chapa do Julio Brant agrediu de forma covarde o Grande Benemérito Luis Manuel Fernandes (62 anos).
— Eduardo Maganha VASCO (@MaganhaVasco) November 7, 2020
Lamentável! É natural discordar no campo das ideias, mas nenhuma violência deveria acontecer. pic.twitter.com/w8vRqRucD6
Confusão no ginásio de São Januário. Rodrigo Stockler, da Sempre Vasco, agrediu Luis Manoel, ex-candidata e apoiador de Leven. Ele foi retirado do local por seguranças #gevas pic.twitter.com/hOMhqTLZfP
— Marcelo Baltar (@marcelobaltar1) November 7, 2020
Luis Manuel Fernandes chegou a lançar-se como candidato à presidência do Vasco, mas posteriormente desistiu do pleito para apoiar Leven Siano.
Luis Manuel Fernandes entra na viatura a caminho da 17.a D.P. para prestar queixa de agressão contra um integrante da Sempre Vasco, após confusão. #gevas pic.twitter.com/MRGdY7aQ0l
— Ronald Lincoln (@ronaldlincoln) November 7, 2020
Horas antes, o vice-presidente do Departamento de Desportos Terrestres, Francisco Villanova, foi flagrado agredindo um membro da Chapa Roxa que o filmava com adesivos da chapa “No Rumo Certo”, do atual presidente Alexandre Campello.
Vídeo circula no Whatssap com o Vice-Presidente do Departamento de Desportos Terrestres, Francisco Villanova, agredindo um membro da Chapa Roxa que o filmava com adesivos da chapa "No Rumo Certo", do atual presidente Alexandre Campello. #gevas pic.twitter.com/sceZPlH3qR
— Fred Gomes (@fredgomes1985) November 7, 2020
Já perto das 10h, minutos antes de a eleição ser iniciada, o presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Roberto Monteiro, discutiu asperamente com o benemérito Otto Carvalho e o conselheiro Carlos Fonseca, integrantes da chapa Mais Vasco, liderada pelo candidato Jorge Salgado. Em vídeo publicado pelo perfil “News Colina”, Monteiro ataca Fonseca: “Quero que você se f…”.
Pouco antes das 15h, Roberto Monteiro envolveu-se em novo bate-boca. Segundo pessoas próximas ao ocorrido, a discussão se iniciou após um eleitor cobrar que Monteiro colocasse a máscara. Na verdade, ele cobrava a retirada de membros da chapa Mais Vasco que estavam sem crachá no entorno da mesa.
Roberto Monteiro se envolveu em bate-boca há pouco em função de um eleitor ter cobrado que ele utilizasse a máscara. Recebemos o vídeo há pouco. Reparem que no início do vídeo há um grito: "Coloca a máscara!". Vídeo de @joaomarcosbraga #gevas pic.twitter.com/pEz11bAtiS
— Fred Gomes (@fredgomes1985) November 7, 2020
Eleição tem mais um momento de tensão. Presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro questiona a presença de membros da Mais Vasco sem crachá no local da votação. Monteiro diz que não seguirá com a votação até que eles se retirem #gevas pic.twitter.com/GjgCtA5UnR
— Marcelo Baltar (@marcelobaltar1) November 7, 2020
Fonte: Globo Esporte