Figueiredo volta ao profissional do Vasco com moral elevada após Copinha

Jovem atacante do Vasco da Gama, Figueiredo retorna ao time principal e vira mais uma opção para o ataque neste início de temporada.

Figueiredo em gol contra o Lagarto-SE
Figueiredo em gol contra o Lagarto-SE (Foto: João Carlos Gomes / Vasco)

O título não veio, mas não se pode negar que para Figueiredo, de apenas 20 anos, a Copa São Paulo valeu muito a pena. O atacante é o atual artilheiro isolado da competição com oito gols, fez um dos gols mais bonitos do torneio e agora retorna ao profissional do Vasco com um outro status.

Figueiredo foi um dos jovens lançados “na fogueira” da Série B do ano passado, onde com uma campanha bastante frustrante, o time ficou longe de conseguir o esperado acesso.

No total da temporada, o jogador participou de 30 partidas, mas em apenas cinco como titular. Como não fez nenhum gol, Figueiredo despertou desconfiança de parte da torcida, e o clube achou por bem que ele voltasse para o sub-20 e disputasse a Copinha, onde assumiu a braçadeira de capitão e se destacou.

Como já esperado, o Vasco confirmou ontem (18) seu regresso ao elenco profissional que já iniciou a pré-temporada sob o comando do técnico Zé Ricardo. Além dele, serão observados o também atacante Vinícius, o lateral direito JP Galvão (que também atua como volante) e os zagueiros Pimentel e Zé Vitor. Figueiredo, Vinícius e JP Galvão já “estouraram” a idade do sub-20.

Após a eliminação para o São Paulo nas oitavas de final por 4 a 2 – onde fez um gol de placa – Figueiredo se despediu da categoria enaltecendo o grupo que disputou a Copinha:

“Meu último jogo pelo sub-20. Não foi da maneira que eu esperava, mas tenho certeza que me doei ao máximo pra ajudar a todo o grupo. Que rapaziada incrível, jogadores e comissão. Todos lutaram muito desde o primeiro dia de preparação no Rio. Abdicamos de muitas coisas, ficamos longe das nossas famílias em prol do objetivo, mas infelizmente não saímos com a classificação. Deus sabe de todas as coisas, ele tem um propósito na vida de cada um de nós e só estamos vivendo o processo, que não é fácil”, declarou na postagem, complementando:

“Desejo muito sucesso na caminhada de cada um deste grupo maravilhoso. A luta continua. Vamo que vamo (sic)”.

Figueiredo atuou fora de posição no profissional

Algo que, para muitos, contribuiu para Figueiredo ter uma primeira passagem sem brilho no profissional foi o fato de ser escalado fora de posição. Como o Vasco contava com Germán Cano como centroavante, os treinadores que pelo clube passaram escalaram o jovem mais pelas pontas, diferentemente de como atuou na Copinha, mais centralizado no ataque.

Agora, a tendência é a de que o atacante seja utilizado de maneira correta pelo técnico Zé Ricardo. Figueiredo, aliás, pode se beneficiar disso, já que Cano se transferiu para o Fluminense e o treinador ainda não tem ninguém com essas características até o momento.

Entre os 11 reforços anunciados até aqui, somente Raniel é atacante, mas o jogador emprestado pelo Santos não é exatamente um centroavante, embora também desempenhe a função.

Maioria dos concorrentes de Figueiredo também já saiu da Copinha

Até o momento, Figueiredo é o artilheiro isolado da Copa São Paulo com oito gols. O vice é Werik Popó, do Oeste, com seis, o único que ainda está na disputa. Em seguida estão John Kennedy, do Fluminense, e Léo Pedro, do Resende, ambos com cinco gols e já eliminados.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Veja as dúvidas e as opções do Vasco para o clássico contra o Flamengo

Fabio Carille segue com dúvidas para montar a equipe titular do Vasco da Gama para o clássico contra o Flamengo.

Confira datas e horários dos jogos entre Vasco e Operário-PR pela Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) define data dos confrontos de ida e volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Reta final! Veja quando o contrato de Payet com o Vasco termina

Payet não deve ter contrato renovado com o Vasco da Gama; confira qual prazo de encerramento do vínculo do francês.

Vasco recebe lideranças indígenas em São Januário

Grupo Cultural Tiwa Fulni-ô visitou o Complexo de São Januário e conversou com os alunos do Colégio Vasco da Gama.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vampeta decreta destino de Carille no Vasco

Comentarista da Jovem Pan, Vampeta cravou o que irá acontecer com o técnico Fábio Carille no Vasco da Gama.

Cicinho afirma que Vasco vai brigar para não cair no Brasileiro

Comentarista da Band, Cicinho criticou o time do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco encara o Bauru fora de casa pelo NBB

Time de basquete do Vasco da Gama entra em campo nesta quinta-feira (17) na busca de reencontrar o caminho das vitórias no NBB.

Payet pode se despedir de São Januário contra o Lanús

Em fim de contrato com o Vasco da Gama, Payet deve fazer sua última partida ao lado da torcida Cruzmaltina em São Januário.

Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.