Fifa destaca liderança do Vasco no Brasileiro

Até este domingo eram dois líderes. Agora, somente o Vasco aparece na ponta da tabela.

Até este domingo eram dois líderes. Agora, somente o Vasco aparece na ponta da tabela. A equipe carioca bateu o Bahia fora de casa por 2 a 0 e foi a grande vencedora de uma rodada em que quase todos os time da ponta tropeçaram. O Corinthians, que estava à frente nos critérios de desempate, ficou no 1 a 1 com o Internacional no Beira-Rio, em um resultado que, devido às circunstâncias, acabou sendo comemorado com o uma vitória para os paulistas.

Mas os três pontos obtidos em Pituaçu falaram mais alto, e o Vasco aparece agora com 57, dois a mais que o Corinthians e já com cinco de vantagem  para Botafogo e Flamengo. Restando sete rodadas para o término do Campeonato, a disputa pelo título segue emocionante e terá novo capítulo no próximo final de semana, quando os cariocas recebem o São Paulo e os paulistas pegam o ameaçado Avaí no Pacaembu.

Contra um Bahia ainda correndo risco de rebaixamento, o Vasco precisou mais do que nunca da experiência de Felipe e da boa fase de Diego Souza para vencer. Sem Juninho Pernambucano e Elton, foi o camisa 10 que construiu as principais jogadas, uma delas devolvendo para Felipe acertar um lindo chute no ângulo de Marcelo Lomba. No segundo tempo, Diego Souza enfim deixou o dele no finalzinho – o nono no campeonato –, selando um triunfo complicado.

“Não é fácil jogar aqui não. O Bahia é uma boa equipe, que joga na força e tem um treinador experiente (Joel Santana). O time está de parabéns por essa vitória”, explicou Diego Souza. “Temos sete finais agora e, se a gente continuar assim, com essa dedicação, temos tudo para ir em busca do sucesso.”

Enquanto isso, no Beira-Rio, o Corinthians ia se complicando frente a um Internacional empurrado por uma barulhenta torcida. O até então líder foi acuado e ainda viu o lateral Alessandro ser expulso no primeiro tempo. Na volta do intervalo, o Inter abriu o marcador com Nei, mas não aproveitou a vantagem numérica para ampliar. No final, a expulsão de D’Alessandro se provou decisiva: na cobrança de falta de muito longe, Alex empatou, calando o Beira-Rio e incendiando a torcida corintiana.

Depois de sofrer em todo o confronto, o Corinthians acabou saindo no lucro, principalmente pela boa sequência de jogos que tem pela frente (Avaí e América-MG). “Tem um gostinho de vitória. Mas acredito que teríamos feito mais se não tivéssemos perdido o Alessandro”, destacou Paulo André.

Mudanças na parte de baixo

Se a emoção aumenta na ponta da tabela, embaixo ela não é menor. Depois de dormir no sábado na zona do rebaixamento, o Cruzeiro conseguiu uma vitória na base da raça para cima do Atlético-GO depois de ficar duas vezes atrás do placar. O atacante Anselmo Ramon acabou como o herói ao marcar duas vezes no final, ajudando o time a encerrar uma série de 11 jogos sem triunfos. Agora, a Raposa soma 34 pontos, um a mais que o Atlético-MG, que também havia escapado no sábado.

Quem se deu mal mesmo foi o Ceará, que perdeu para o Atlético-PR na Arena da Baixada e entrou na zona da degola. Paulo Baier fez de falta o gol da vitória no duelo e deu esperança ao Furacão, que agora soma 31 pontos, um a menos que os cearenses.

Empates ruins

Mesmo sem Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Bottinelli, o Flamengo esperava sair do Engenhão com um resultado melhor no duelo com o Santos, mas esbarrou em um Neymar inspirado e ficou no 1 a 1. O craque santista abriu o placar no segundo tempo em pênalti e Deivid empatou.

Se esperava uma reação do time após a demissão de Adilson Batista na rodada anterior, a torcida são-paulina mais uma vez saiu frustrada do Morumbi após ver a equipe ficar no 0 a 0 com o Coritiba. Os anfitriões até foram melhores, criaram boas chances, mas esbarraram no goleiro Vanderlei. Este foi o sétimo jogo sem vitória do São Paulo, que estagnou na sexta colocação, com 49 pontos. O Coritiba foi a 42, no décimo posto.

Confira os resultados da 31ª rodada:

Sábado
Palmeiras 1 x 2 Figueirense
Fluminense 0 x 2 Atlético-MG
Avaí 3 x 2 Botafogo
América-MG 2 x 2 Grêmio

Domingo
São Paulo 0 x 0 Coritiba
Internacional 1 x 1 Corinthians
Atlético-PR 1 x 0 Ceará
Bahia 0 x 2 Vasco
Flamengo 1 x 1 Santos
Cruzeiro 3 x 2 Atlético-GO

Do site da Fifa

Comente

Veja também
Escalação do Vasco contra o Fortaleza

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado, contra o Fortaleza, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Canais que transmitem o jogo entre Vasco e Fortaleza

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Fortaleza, jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Fortaleza

Arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Fortaleza neste sábado, em São Januário, às 19h, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Arquiteto Sérgio Dias detalha planos da reforma de São Januário

Arquiteto responsável pela modernização do Estádio de São Januário, Sérgio Dias revelou que o projeto dialoga com o passado.

Relacionados do Fortaleza para o jogo contra o Vasco

O técnico Vojvoda relacionou 24 jogadores para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário.

Rayan é convocado para amistosos da Seleção Brasileira Sub-20

O atacante Rayan desfalcará o Vasco da Gama para defender a Seleção Brasileira Sub-20 nos três amistosos, no Egito.

Vasco pode ativar cláusula no contrato de Léo Jardim

O goleiro Léo Jardim já atingiu 60% dos jogos do Vasco no ano e pode ter seu contrato renovado automaticamente.

Vasco enfrenta o Fortaleza neste sábado pela 9ª rodada do Brasileiro

A partida entre Vasco da Gama e Fortaleza será disputada no Estádio de São Januário, a partir das 18h30min.

Payet volta a treinar com bola e se aproxima e retorno no Vasco

Payet participa de atividades junto ao elenco após se recuperar de lesão no ligamento colateral do joelho direito.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco contra o Fortaleza

O técnico Fernando Diniz finalizou a preparação do Vasco da Gama para o jogo contra o Fortaleza, neste sábado.