Festa e provocação: veja imagens exclusivas de Vasco x Botafogo do gramado

O clássico entre Vasco e Botafogo em São Januário teve provocações entre torcidas e muita disputada com a bola em campo.

Vasco x Botafogo em São Januário
Vasco x Botafogo em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

O empate em 1 a 1 entre Vasco e Botafogo, nesta quarta-feira, foi com toda pinta de rivalidade: bate-boca entre jogadores, provocações entre torcidas e muito disputado com a bola. Mas tudo ficou dentro de campo. Após a partida, os jogadores de ambas equipes fizeram jus à alcunha de “Clássico da Amizade”, e o ge acompanhou todos os lances do clássico de dentro do gramado para trazer um pouco do ambiente da partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

A começar pelo aquecimento, a torcida do Vasco iniciou as provocações ao elenco do adversário. Com gritos de “Botafogo é bairro”, os jogadores alvinegros subiram ao gramado e passaram em frente à curva da arquibancada vascaína. Alguns olharam para as zoações dos torcedores mandantes, enquanto outros jogadores, como Côrrea, recém-chegado ao rival, aparentaram não entender muito bem o que estava se passando.

A partir das entradas dos times em campo, a torcida do Vasco fez o seu espetáculo. São Januário se tornou um verdadeiro caldeirão, com show de luzes, bobinas, fumaças brancas, pretas e vermelhas, mosaico 3D e três bandeirões enormes, que praticamente cobriram toda a arquibancada.

Festa da torcida do Vasco em São Januário
Festa da torcida do Vasco em São Januário (Foto: Tébaro Schmidt/ge)

O clima de festa da torcida do Vasco durou até os oito minutos, quando Arthur Cabral abriu o placar, para a alegria de cerca de mil torcedores do Botafogo em São Januário. Algumas organizadas vascaínas puxaram o coro de “o Vasco é o time da virada”, enquanto outra parte da arquibancada ficou mais impaciente — especialmente com a demora na troca de passes e os espaços na marcação.

Veja o vídeo

Mas São Januário voltou a ferver após o gol de Jair, aos 17 minutos. O volante explodiu de alegria, mas a comemoração do camisa 8 foi contida por Barros e Vegetti, que não o deixaram comemorar sozinho. O autor do gol foi puxado de todos os lados na comemoração. Os vascaínos fizeram o estádio tremer com gritos de ordem contra a arbitragem, que traçou a linha do impedimento para validar o gol, e com músicas incentivando a virada do clube mandante.

O Botafogo sentiu o gol do Vasco, e deu para ver isso dentro de campo. Em várias oportunidades, Barboza sinalizou para John não sair jogando curto, ainda mais depois das roubadas de bola de Nuno e Rayan na grande área alvinegra, que geraram boas chances para o time da casa.

No segundo tempo, o ímpeto da torcida do Vasco acompanhou o time de Fernando Diniz. A equipe começou em cima e teve a chance da virada. Os momentos de mais barulho da arquibancada foram em relação à arbitragem. Primeiro, quando um chute de Rayan foi bloqueado pelo braço de Marlon Freitas, e os torcedores mandantes pediram pênalti. Depois, quando Jair, sem querer, derrubou Anderson Daronco. Os vascaínos foram à loucura e ironizaram o árbitro.

O Vasco caiu de produção ao longo da segunda etapa, e a torcida vascaína estava mais apreensiva no fim, enquanto o Botafogo esboçava uma pressão ofensiva. Na parte do aquecimento, Estrella, revelado no clube, em vários momentos cantava as músicas da arquibancada vascaína. Os jogadores do banco motivaram o garoto, que voltou a receber chances com Diniz depois de um ano afastado por uma lesão (contra o próprio Botafogo no Brasileirão de 2024).

Antes da calmaria do fim do jogo, teve treta, é claro. Vegetti e Marçal se estranharam e trocaram empurrões. Barboza, amigo do atacante vascaíno, separou a briga. Barros, muito combativo no meio de campo, também trocou empurrões com Marlon e Newton. O volante do Vasco mostrou presença e foi muito aplaudido pelos torcedores.

Ao fim da partida, o clima de amizade voltou a reinar na entrada dos vestiários. A primeira coisa que aconteceu ao apito final foi um abraço entre Vegetti e Marçal, captado pelas lentes da TV Globo. Barboza apareceu para abraçar os dois também.

Allan, volante do Botafogo, mas cria do Vasco, trocou de camisa com o centroavante argentino e também levou a de Philippe Coutinho para casa. Ele mora no mesmo condomínio de Coutinho, Vegetti, e Barboza. As famílias dos jogadores são muito muito próximas. Lucas Freitas trocou de camisa com Danilo — os dois atuaram juntos no Palmeiras. Paulo Henrique trocou com Alex Telles, que perguntou como o lateral vascaíno estava após sair de campo lesionado.

A torcida do Vasco reconheceu a boa atuação do time e aplaudiu a partida, ao contrário das vaias que havia dado ao elenco, comissão técnica e direção após a derrota do fim de semana contra o Corinthians. Já os torcedores do Botafogo incentivaram o time, com gritos de “seremos campeões”. O jogo de volta no Nilton Santos será apenas no dia 11 de setembro, tempo suficiente para a expectativa ser grande para a decisão nas semifinais.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco abre mão de R$ 1,3 milhão por quebra de contrato do América-MG

Vasco da Gama desistiu de cobrar quantia do América-MG por conta de um imbróglio judicial nas negociações de Cauan Barros e Matheus Henrique.

Diego Carlos no Vasco: veja como joga o zagueiro de salário milionário

Saiba os valores envolvidos, o perfil do jogador e o estágio atual da negociação do Vasco da Gama, que precisa reforçar a defesa.

Figueiredo vendido! Confira quanto o Vasco embolsa com negociação inesperada

Relembre também a trajetória do atacante em São Januário, seus gols marcantes e o papel do Vasco da Gama como formador de talentos.

Veja como foram as estreias do Robert Renan ao longo da carreira

Novo zagueiro do Vasco da Gama, Robert Renan pode fazer sua estreia neste domingo (31), contra o Sport, pelo Brasileiro.

Zagueiro do Fenerbahçe é oferecido e Vasco analisa contratação

O Vasco da Gama pode acertar empréstimo do zagueiro Diego Carlos, atualmente no Fenerbahçe, que foi oferecido ao Clube.

Alex Teixeira estaria incomodado no Vasco e não descarta saída; saiba motivo

Meia-atacante do Vasco da Gama, Alex Teixeira segue com futuro indefinido e pode estar próximo de deixar o Clube.

Jornalistas batem martelo sobre pênalti não marcado em Vasco x Botafogo

Lance polêmico aconteceu no segundo tempo do clássico entre Vasco da Gama e Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Vasco desiste da contratação de Nathan Silva

O Vasco da Gama chegou a oferecer cerca de 5,2 milhões de dólares por Nathan Silva, que pertence ao Pumas, do México.

Elenco do Vasco se reapresenta e inicia preparação para enfrentar o Sport

Vasco da Gama e Sport se enfrentam neste domingo (31), às 20h30, na Ilha do Retiro, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Jair vai de carta fora do baralho a peça importante para Diniz no Vasco

Volante que estava na lista de atletas negociáveis do Vasco da Gama, Jair voltou a ganhar espaço com Fernando Diniz.