Fernando Miguel relembra momentos no Vasco e exalta Leandro Castan

O ex-goleiro do Vasco da Gama, Fernando Miguel, disse que o zagueiro Leandro Castan é um exemplo e destacou sua história de superação.

Fernando Miguel
Fernando Miguel (Foto: Carlos Gregório Jr)

Hoje vestindo a camisa do Atlético-GO, o goleiro Fernando Miguel concedeu uma entrevista ao site Goal, tendo como assunto a passagem pelo Vasco da Gama.

Fernando Miguel defendeu o Vasco entre 2018 e 2021, sendo que foi emprestado ao Atlético-GO no mês passado. O seu contrato com o Gigante se estende até dezembro de 2022.

Entre os assuntos relacionados ao Vasco, o arqueiro de 36 anos escolheu os bons e maus momentos que passou em São Januário. Ele começou pelas lembranças positivos no Clube nesse anos.

– Talvez o primeiro deles seja aquele momento de 2018, quando eu entro na equipe, num jogo decisivo e importantíssimo contra o São Paulo, em São Januário, em que a gente, se tivesse tomado o gol ali, uma cabeçada do Rodrigo Caio em que eu fiz a defesa, talvez já teria, em 2018 ali, consolidado, ou teria acontecido um rebaixamento com o Vasco. Talvez depois, no ano seguinte, ser campeão da Taça Guanabara dentro do Maracanã em cima do Fluminense. Foi outro ano marcante. Passa um tempo, daí tem a lesão na final do Campeonato Carioca e a equipe começa a patinar, começa a ter dificuldades. Quando eu volto, na oitava ou nona rodada, a gente não tinha vencido no Campeonato Brasileiro. A gente começa um processo de ascensão, de subida, em que a gente ali, se tivéssemos um pouquinho mais ‘de corpo’ talvez a gente tivesse conseguido uma pré-Libertadores naquele ano de 2019. Então os momentos, eles foram bom, eles foram marcantes.

Na sequência, Fernando Miguel contou o grande momento negativo com a camisa do Vasco:

– Infelizmente, este ano de 2021 terminou de maneira bastante triste. O torcedor e as pessoas acham que, às vezes, o atleta não sente, que não se importa, mas eu levei muitos dias e é algo que precisa ser digerido ainda, tudo isso que se passou no final da temporada. E não tem tempo, né? A gente já vai começar a jogar, e é preciso esquecer e cicatrizar as feridas deste rebaixamento, que foi muito traumático não só para o clube, mas para os atletas e para mim particularmente.

O capitão

Fernando Miguel, ao se questionado sobre o melhor jogador com quem atuou, exaltou o zagueiro Leandro Castan. O goleiro destacou a história de superação e o ser humano que o capitão vascaíno se apresenta, o vendo como exemplo para os mais jovens.

– Vou falar a respeito de um cara que conviveu comigo nestes últimos três anos, que é o Leandro Castán. É um cara que, quando você olha para o histórico de vida dele, aquilo que ele enfrentou e aquilo que ele superou e a forma como ele vivia o dia a dia do clube, eu olhava para ele e aprendia muita coisa com ele. É um outro atleta que viveu momentos bons e momentos difíceis, está sendo muito sobrecarregado por tudo o que aconteceu nesta temporada passada. Mas é um cara que eu olho e digo: ‘este cara tem muito a ensinar’. Ele é um grande espelho para os mais jovens, e ele é um cara que estimula até mesmo eu, com 36 anos, que olhava o dia a dia do Castan e aprendia com ele. É um atleta muito marcante para mim.

Para a vaga de Fernando Miguel, o Vasco contratou o também experiente Vanderlei, de 37 anos, que estava no Grêmio. Além disso, o garoto Lucão vem sendo testado na meta vascaína, enquanto o reforço não pode estar em campo.

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.