Fernando Miguel é o goleiro com mais defesas entre os 5 primeiros colocados do Brasileiro

O goleiro do Vasco da Gama, Fernando Miguel, vem fazendo boas defesas e se destacando neste início do Campeonato Brasileiro.

Fernando Miguel comemorando classificação do Vasco
Fernando Miguel comemorando classificação do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Fernando Miguel ganhou asas neste início de Campeonato Brasileiro. Encerrou a preparação para a competição cometendo pênalti bobo no jogo-treino contra o Volta Redonda e sendo alvo de críticas da torcida nas redes sociais. Neste domingo, encara o Red Bull Bragantino às 11h, em São Januário, como um dos principais responsáveis pela manutenção do time na parte de cima da tabela de classificação.

Um número do goleiro chama a atenção. De acordo com o site Sofascore, ele é aquele com mais defesas efetuadas entre os cinco primeiros colocados do Brasileiro. Até aí, tudo normal, se não fosse, por exemplo, a disparidade entre ele e Marcelo Lomba, do Internacional, que iniciou a rodada vice-líder: Fernando Miguel tem 32 intervenções, o colorado, sem contar o jogo de sábado, apenas dez. O vascaíno soma dez partidas na competição, Lomba, antes da rodada começar, 11.

A quantidade de vezes em que Miguel é exigido está mais próxima da de goleiros que defendem times que ocupam a parte de baixo da tabela, equipes que, mais frágeis, são fatalmente mais ameaçadas pelos ataques adversários — Wilson, do Coritiba, já conseguiu 38 defesas na Série A deste ano, Gatito Fernández, do Botafogo, 35.

Em outras palavras: o Vasco, quinto colocado, é alvo de finalizações na mesma proporção que times que lutam para se afastar da zona de rebaixamento. Se a equipe da Colina ocupa hoje a zona de classificação para a Libertadores, é muito graças às defesas de Miguel.

O esquema às vezes excessivamente reativo da equipe de Ramon Menezes chama o adversário para seu campo de defesa, propicia espaços para os chutes adversários e conta com o alto aproveitamento de Cano para vencer os jogos. Se Fernando Miguel não segurasse as pontas lá trás, a conta não fecharia.

Na manhã deste domingo, será testado contra um time que tenta reagir no Brasileiro. O técnico Ramon Menezes decidiu poupar Andrey e Benítez, com desgaste físico. Bruno Gomes e Marcos Júnior devem jogar. Juninho, recuperado de lesão, também pode ser titular.

Fonte: O Globo Online

Mais sobre:Fernando Miguel
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Rafael Paiva comenta expulsão de Hugo Moura e elogia atuações de Adson e João Victor

Treinador interino do Vasco da Gama, Rafael Paiva analisou a derrota da equipe para o Athletico-PR, pela quinta rodada do Brasileiro.

João Victor lamenta derrota do Vasco para o Athletico-PR, mas crê em volta por cima

Zagueiro do Vasco da Gama, João Victor foi um dos poucos destaques da equipe na derrota para o Athletico-PR.

Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Athletico; veja a entrevista coletiva

Rafael Paiva explicou a mudança do sistema tático ao analisar a atuação do Vasco da Gama e lamentou a expulsão Hugo Moura.

João Victor recebe oportunidade e mostra que não pode ser reserva no Vasco

Maior contratação do Vasco da Gama em 2024, João Victor perde espaço no time, mas se destaca no duelo contra o Athletico-PR.

Sair da versão mobile