Fernando Miguel é o goleiro com mais defesas entre os 5 primeiros colocados do Brasileiro

O goleiro do Vasco da Gama, Fernando Miguel, vem fazendo boas defesas e se destacando neste início do Campeonato Brasileiro.

Fernando Miguel comemorando classificação do Vasco
Fernando Miguel comemorando classificação do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Fernando Miguel ganhou asas neste início de Campeonato Brasileiro. Encerrou a preparação para a competição cometendo pênalti bobo no jogo-treino contra o Volta Redonda e sendo alvo de críticas da torcida nas redes sociais. Neste domingo, encara o Red Bull Bragantino às 11h, em São Januário, como um dos principais responsáveis pela manutenção do time na parte de cima da tabela de classificação.

Um número do goleiro chama a atenção. De acordo com o site Sofascore, ele é aquele com mais defesas efetuadas entre os cinco primeiros colocados do Brasileiro. Até aí, tudo normal, se não fosse, por exemplo, a disparidade entre ele e Marcelo Lomba, do Internacional, que iniciou a rodada vice-líder: Fernando Miguel tem 32 intervenções, o colorado, sem contar o jogo de sábado, apenas dez. O vascaíno soma dez partidas na competição, Lomba, antes da rodada começar, 11.

A quantidade de vezes em que Miguel é exigido está mais próxima da de goleiros que defendem times que ocupam a parte de baixo da tabela, equipes que, mais frágeis, são fatalmente mais ameaçadas pelos ataques adversários — Wilson, do Coritiba, já conseguiu 38 defesas na Série A deste ano, Gatito Fernández, do Botafogo, 35.

Em outras palavras: o Vasco, quinto colocado, é alvo de finalizações na mesma proporção que times que lutam para se afastar da zona de rebaixamento. Se a equipe da Colina ocupa hoje a zona de classificação para a Libertadores, é muito graças às defesas de Miguel.

O esquema às vezes excessivamente reativo da equipe de Ramon Menezes chama o adversário para seu campo de defesa, propicia espaços para os chutes adversários e conta com o alto aproveitamento de Cano para vencer os jogos. Se Fernando Miguel não segurasse as pontas lá trás, a conta não fecharia.

Na manhã deste domingo, será testado contra um time que tenta reagir no Brasileiro. O técnico Ramon Menezes decidiu poupar Andrey e Benítez, com desgaste físico. Bruno Gomes e Marcos Júnior devem jogar. Juninho, recuperado de lesão, também pode ser titular.

Fonte: O Globo Online

Mais sobre:Fernando Miguel
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Zé Colmeia, Salgado e Osório
Jorge Salgado se solidariza com Zé Colmeia e aponta ‘censura’ no Vasco

Além de Jorge Salgado, outro integrante da política do Vasco da Gama que se solidarizou foi o conselheiro Julio Brant.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet sente joelho no treino, não está 100% e segue como dúvida

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, sentiu no treino desta terça-feira e seguirá o trabalho gradativo para o retorno.

Newton e Ronaldo são apresentados pelo Criciúma
Criciúma terá novidades para o jogo contra o Vasco

O técnico Cláudio Tencati ganhou as opções de Newton e Ronaldo, novos reforços, para o jogo contra o Vasco da Gama.

Sub-20 do Vasco vence o Flamengo
Final entre Vasco e Flamengo pela Copa Rio Sub-20 será neste domingo, em São Januário

A FERJ decidiu a data do jogo de volta entre Vasco da Gama x Flamengo, pela partida de volta da final da Copa Rio Sub-20.

Vasco oferece espaço a torcedores autistas em São Januário
Vasco se manifesta sobre colocação de sala sensorial para torcedores autistas

Vasco da Gama é o único Clube do Rio de Janeiro que cumpre decreto sobre a inclusão de autistas e se manifestou sobre o assunto.