Fernando Diniz e os obstáculos para recolocar o Vasco nos trilhos

Fernando Diniz chega ao Vasco da Gama com a difícil tarefa de devolver o time à elite do futebol brasileiro.

Fernando Diniz nos tempos de São Paulo
Fernando Diniz nos tempos de São Paulo (Foto: Divulgação/São Paulo)

Com a oficialização do nome de Fernando Diniz como novo treinador do Vasco da Gama, técnico e diretoria terão que correr contra o tempo para fazer com que a equipe emplaque uma sequência de bons resultados visando alcançar aquele que é o grande objetivo da temporada, voltar à Série A do Campeonato Brasileiro.

Substituindo Lisca, que pediu demissão nesta semana, o treinador desembarca no Rio neste sábado (11) e será apresentado na próxima semana. Na quinta-feira (16), o Cruzmaltino enfrenta o CRB, vice-líder da Série B, já com seu comandante à beira do campo.

Reconhecido pelos seus times com mais posse de bola e saída de jogo sem o famoso chutão, Diniz chega com a missão de, mais do que fazer o Gigante jogar bonito, conseguir vitórias para não perder o G4 de vista. Hoje, a diferença para o Botafogo, quarto colocado, é de seis pontos, com o Almirante tendo um jogo a mais.

Uma das grandes incógnitas que cercam a chegada de Diniz ao Vasco é de como o treinador vai fazer para implementar sua filosofia de jogo em um elenco que não tem seu o perfil de trabalho. Por exemplo, Diniz gosta que seus times saiam jogando desde o goleiro até o campo de ataque na construção das jogadas, e o Time da Cruz de Malta já levou alguns gols nesta segundona em erros infantis nesse quesito.

O tempo é outro inimigo do técnico, que assinou contrato até o fim da temporada, e não disponibilizará de muitos dias de treino para recolocar o time no eixo. Vai ter que ser na base da conversa, onde o Diniz, característica que não parece ser o forte do treinador.

Reencontros

Fernando Diniz terá a chance de reeditar a parceria dos tempos de São Paulo com o diretor executivo vascaíno Alexandre Pássaro, que tinha o desejo de trazer o técnico desde o início da temporada.

A torcida Cruzmaltina também terá a oportunidade de reencontrar um velho conhecido. O auxiliar de Diniz é Yan Razera, ou simplesmente Yan. O meia foi uma das grandes revelações do Vasco do início dos anos 90, conquistando o título de campeão carioca em 1993 e 1994 (o Cruzmaltino levou o tri em 92,93 e 94). Além disso, foi eleito o melhor jogador do Vasco na temporada de 1995.

3 comentários
  • Responder

    Lucao tem que ter a vaga segurada e Vanderlei já passou seu tempo goleiro que não saber sair jogando

  • Responder

    Lucão não pode sereceber teserva do vsnderlei

  • Responder

    Fernando finiz seja bem umvindo e um bom trabalho. Quem fizer
    Corpo mole e bsnco a maioria só wueresta bola no pé não querem correr.mande embora.não merecem nem tocar no uninforme.

Comente

Veja também
Vasco vence o Corinthians pelo NBB
Vasco enfrenta o Brasília pelo NBB nesta quinta-feira; veja horário e onde assistir

Vasco da Gama recebe a equipe do Brasília, no ginásio de São Januário pela 19ª rodada do Novo Basquete Brasil.

Danilo é alvo do Vasco
Na mira do Vasco, Danilo descarta saída da Juventus em janeiro

Alvo do Vasco da Gama para 2025, Danilo manifestou o desejo de permanecer na Juventus, pelo menos, até o fim da temporada europeia.

Jorge Salgado, ex-presidente do Vasco
Jorge Salgado se posiciona contra proposta recuperação judicial do Vasco

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama para apresentar o plano aconteceu nesta quarta-feira (11), mas terminou sem definição.

Evangelos Marinakis
Evangelos Marinakis já acertou compra de parte da SAF do Vasco

Bilionário grego já fez um acordo com a A-Cap, seguradora dona de 31% do futebol Vasco da Gama, pelo valor total de R$ 300 milhões.

Tchê Tchê em ação pelo Botafogo
Vasco inicia conversa com Tchê Tchê, que está de saída do Botafogo

Vasco da Gama já mira a contratação do volante Tchê Tchê, cujo contrato com o Botafogo se encerra no fim deste ano.