Fatores que fizeram o Vasco buscar a contratação de Franclim Carvalho
Vasco da Gama vê treinador português como opção alinhada ao projeto esportivo e aguarda desfecho de reunião com o Botafogo

O Vasco tem como principal alvo para assumir o comando técnico o português Franclim Carvalho, atualmente no Botafogo. O Gigante da Colina mantém negociações em andamento com o treinador de 39 anos.
A indicação do nome partiu na última semana do diretor de futebol Admar Lopes e do diretor técnico Felipe. O dirigente português já conhecia o estafe do treinador antes de chegar ao rival carioca, enquanto Felipe também aprovou a possibilidade internamente.
Franclim foi auxiliar de Artur Jorge nas campanhas vitoriosas do Botafogo em 2024. Internamente, ele é visto como um profissional alinhado à mesma metodologia, com ideias de jogo semelhantes às defendidas pelo departamento de futebol vascaíno e com bom aproveitamento de pontos no Botafogo.
Um dos fatores que fortaleceu sua candidatura foi a situação pessoal: ele e a família já residem no Rio de Janeiro. Além disso, os outros nomes estrangeiros analisados pelo clube atuam fora do Brasil e exigiriam um prazo mínimo de cerca de uma semana para regularização burocrática antes de iniciar o trabalho.
Diante da necessidade de acelerar a definição do novo treinador por conta da retomada das atividades, o presidente Pedrinho deu aval ao nome de Franclim. As conversas avançavam de forma positiva até serem interrompidas após o dirigente ser afastado em decisão judicial envolvendo a 777 Carioca, na última terça-feira.
Em reunião na SAF com o CEO Fred Luz, Admar Lopes se encontrou com a interventora Samantha Longo, que assumiu o Clube após a decisão da Justiça, e apresentou a intenção de contratar o treinador. A advogada não levantou obstáculos.
Os agentes de Franclim já deram sinal verde para uma possível mudança. A oferta é considerada atrativa do ponto de vista financeiro, e o Vasco também sustenta a proposta com o argumento de alinhamento esportivo e possível aumento de investimento com a chegada de uma nova gestão na SAF.
Franclim Carvalho tem reunião marcada com representantes do Botafogo nesta sexta-feira para discutir seu futuro. No Vasco, a expectativa é de que o desfecho seja positivo.