Fatores que explicam a evolução tática e competitiva do Vasco

Com atuações sólidas alinhadas a bons resultados, Vasco da Gama tem tido início promissor na temporada 2024.

Jogadores do Vasco em São Januário
Jogadores do Vasco em São Januário (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

O trabalho a médio prazo do técnico Ramón Díaz tem dado ao Vasco da Gama bons frutos em 2024. Depois de passar por inúmeros apuros na temporada passada, o treinador vem finalmente podendo implementar seu modelo de jogo, tornando o Cruzmaltino um adversário osso duro de roer.

Dos últimos 20 jogos, somando Brasileirão, Copa do Brasil e Carioca, o Gigante da Colina perdeu apenas três vezes. Em 34 jogos sob o comando de Ramón Díaz, são 16 vitórias, 9 empates e 9 derrotas. Em 2024, apenas uma derrota, para o Nova Iguaçu, adversário da semifinal do Carioca.

Com uma pré-temporada onde a comissão técnica teve tempo para trabalhar, o Time da Cruz de Malta hoje tem um sistema definido, com variação tática que permite que suas principais peças funcionem. O desempenho e a forma como os gols foram construídos contra a Portuguesa mostram isso.

Além disso, o sistema de que traz uma proposta de associação e movimentação, permite ao time ser mais dinâmico. A escalação com três zagueiros dá liberdade para que os laterais possam avançar e fazer boas dobradinhas com os meias.

Isso fica claro pelo lado esquerdo, com a parceria entre Piton e Payet, dois dos nomes de maior destaque neste início de temporada. A ‘volta’ de Vegetti também anima. O centroavante argentino marcou cinco gols e deu duas assistências nos últimos quatro jogos e espantou a zica.

Já Payet, marcou dois gols e deu duas assistências em 2024. Contudo, o desempenho do francês vai além dos números. O craque tem sido a principal referência técnica do time, com muita mobilidade, desenvoltura e liderança dentro de campo.

Outro que merece destaque, e não é de hoje, é Lucas Piton. O lateral é o jogador de linha com mais minutos em campo. No total, são 765 minutos, com um média de 85 por jogo. Suas atuações tem chamado atenção até da seleção Italiana.

Números do Vasco em 2024

  • Gols por jogo – 23 em 12 jogos/ média de 1,91 por partida
  • Gols sofridos – 11 em 12 jogos / média de 091 por partida
  • Posse de bola – 55% de média
  • Acerto de passe – 87,7%

A parte física aprimorada, a chegada de reforços que rapidamente vem se encaixando no time, como o chileno Galdames, e a retomada da confiança no setor defensivo, um dos pilares da equipe, também contribuem e empolgam a torcida pelo o que está por vir na sequência do ano.

Comente

Veja também
Vasco tem dificuldades para encontrar zagueiros no mercado

A diretoria do Vasco da Gama ainda prioriza a chegada de mais dois zagueiros para reforçar o setor, que foi criticado em 2024.

Serginho recusa proposta de clube da Turquia

Aos 29 anos, o atacante Serginho tem mais um ano de contrato com o Vasco da Gama e participa da pré-temporada do Clube.

Saiba como o Vasco pode aproveitar o elenco no Carioca

Jogadores da base e atletas que retornaram de empréstimo miram oportunidade para se destacar pelo Vasco no Carioca.

Outro patamar? Bruno Henrique é visto cantando hit do Vasco com Coutinho em festa

Craque do Flamengo, Bruno Henrique foi flagrado ao lado de Coutinho em uma festa entoando a música “A Barreira vai virar baile”.

Vegetti entra em rota de colisão com Pedrinho e pode deixar o Vasco

Artilheiro do Vasco da Gama nas duas últimas temporadas, Vegetti anda insatisfeito com promessas não cumpridas pela diretoria Cruzmaltina.

Sair da versão mobile