Fatores que explicam a derrota do Vasco para o Bahia

O Vasco da Gama cometeu vários erros contra o Bahia, carece de criatividade no meio-campo e demonstra dependência de Benítez.

Ramon Menezes orientando jogadores do Vasco contra o Bahia
Ramon Menezes orientando jogadores do Vasco contra o Bahia (Foto: AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Com a chegada do técnico Ramon Menezes, o Vasco teve um ótimo início de Campeonato Brasileiro e figurou nas primeiras colocações. No entanto, nos últimos jogos, a equipe perdeu o rumo e o ‘Ramonismo’ deu lugar a questionamentos sobre o trabalho do comandante. São quatro partidas sem vencer com muitos erros defensivos e a chamada ‘Benítez-dependência’.

Na derrota desta quarta, em Salvador, o que se viu foi um time facilmente envolvido pela marcação adversária, preso, carecendo de criatividade no meio-campo. Sem Andrey e Martín Benítez, o Vasco não conseguia oferecer perigo ao adversário e a jogada se perdia em pontas improdutivos e fracas atuações de Talles Magno e Vinícius.

Sem o meio-campista argentino, a bola não chega em Germán Cano, que não marca há cinco partidas, desde a vitória sobre o Botafogo por 3 a 2, com passe de Benítez. Ao longo desse incômodo jejum, pode-se perceber que a bola pouco chegou em condições para centroavante finalizar e Ramon não consegue encontrar soluções para a ausência do meia.

Contra o Bahia, ele escalou um meio-campo com Marcos Jr, Bruno Gomes e Fellipe Bastos. Porém, não foi feliz no que pensou, e o time tornou-se lento e previsível. Faltava o motor do time, o jogador diferenciado, que em um lampejo pode decidir com um passe ou uma bela jogada. Mesmo assim, o técnico não pode ficar refém de apenas uma maneira de jogar e precisa trazer alternativas e variações táticas para adaptá-las de acordo com o seu adversário.

Na parte defensiva, por sua vez, o Vasco voltou a falhar e cometer deslizes de posicionamento. Mesmo com a trinca do meio-campo, a cobertura dos laterais não foi bem feita e ambos os lados foram desbravados com facilidade pelos adversários. Em noite desastrosa, Pikachu e Henrique estavam totalmente perdidos no jogo, e todos os três gols do Bahia surgiram de falhas dos dois laterais.

No primeiro, Clayson teve liberdade nas costas do camisa 22, e cruzou com tranquilidade para Rossi se antecipar, deixar Henrique para trás e balançar as redes. Vinte minutos depois, o zagueiro Ernando, que atuou na lateral, teve enorme liberdade nas costas de Henrique e sem qualquer marcação só teve o trabalho de recuar para Gilberto chutar forte e ampliar.

Por fim, no terceiro, Yago Pikachu errou o corte e deu a bola no pé de Clayson, que dominou e acertou o canto de Fernando Miguel. Apesar dos erros e dos questionamentos da torcida, Ramon defendeu o lateral-direito e Felipe Bastos, que caiu bastante de produção e não tem tido boas atuações.

– Se você pegar o começo do meu trabalho todo mundo elogiava a recuperação dos atletas. O Yago tem uma história no clube, é o lateral que mais fez gols com a camisa do clube. E eu vejo a importância dele. O Felipe é o vice-artilheiro da equipe, e há algumas rodadas era um jogador elogiado, e é um atleta que nós conseguimos recuperar. Temos que apoiar esses atletas, não adianta fazer as vezes o que tenho visto. O atleta sente também, é um jogador do clube, é importante – disse.

Fonte: Lancenet

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Econômico: saiba quanto Pedro Martins gastou com reforços no Cruzeiro

Dirigente chega ao Vasco da Gama para substituir Alexandre Mattos, assim como foi durante sua passagem no Cruzeiro.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Vasco busca precisão no mercado com Pedro Martins

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco da Gama e a SAF do Clube acredita em uma assertividade nas próximas contratações.

Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.