Família produz série para contar história de Dener e reformar carro

Dener Matheus se inspirou na série de Jordan para contar a história do pai e reformar o carro, que era a paixão de Dener.

Um telefonema da oficina de restauração de carro. Uma inspiração na quarentena e um desejo incessante de preservar a história do pai. Assim surgiu a ideia de Dener Matheus, caçula entre os três filhos do ex-jogador, para contar a história do pai – e da própria família – através da reforma do carro, uma paixão que abreviou a passagem no dia 19 de abril de 1994.

O famoso Mitsubishi branco, com placar DNR 0010, está guardado desde o acidente fatal no galpão do empresário José Luis Moreira, hoje, de novo, vice de futebol do Vasco – reveja a reportagem do Esporte Espetacular no vídeo acima. Dener Matheus conseguiu, junto ao escritório de advocacia em que trabalha, resolver pendências na Justiça para buscar o carro do pai.

O resgate deve ser marcado para o mês de agosto e vai fazer parte de uma nova história: a família quer ver o carro novo em folha para representar novo ciclo tantos anos depois da tragédia. Eles chamaram a oficina Dimension, que fez mais de 30 reformas de carro no quadro “Lata velha”, do programa Luciano Huck, e também uma produtora para roteirizar e filmar a história do pai em formato de série.

– Vamos falar do tempo curto do meu pai no futebol, da displicência, daquele jeito moleque, maloqueiro. Mas vai contar mais da família. É uma restauração do carro e também da família. Precisamos mudar a página. Não dá mais para ficar como a família vitimista como a imprensa nos colocou durante muito tempo – diz Dener Matheus, responsável pelos contatos com empresas interessadas em participar da produção e apoiar a iniciativa.

– É a história do jogador que, durante quatro anos, fez a alegria do povo com o jeito moleque, de driblar a vida, de fintar o zagueiro. E tem a paixão pelo carro, que era o grande xodó dele e foi aonde ele faleceu – diz Rodrigo Maia dos Santos, roteirista da série

Para a reforma do carro, Emerson Calvo, da Dimension, que fez o primeiro contato com Dener Matheus depois que assistiu a matéria do Esporte Espetacular, já recebeu contato da Mitsubishi para cooperar em peças e facilidades para remodelar o veículo. Ele prevê remontar a máquina preferida de Dener em curto prazo.

– Vamos fazer em 40 dias para não tomar muito tempo e poder caber nas filmagens. Vai ficar como se estivesse saindo da concessionária. Já temos um carro doador, que é de onde vamos tirar as peças e transferi-las, o que já nos facilita – contou Emerson.


Ele fez o “Lata Velha” por três temporadas, reformou 33 carros e na ocasião da reportagem na TV Globo foi marcado no Instagram para assumir esse projeto. Já era intenção da família Dener de reformar o veículo.

Matheus Dener se encantou com a série “The Last Dance” de Michael Jordan, exibida no Netflix recentemente. Fã do tipo de produção, também gostou da série sobre Sandy & Junior, da GloboPlay. Ele conta com o roteiro do jornalista Rodrigo Maia dos Santos, que escreve a série intercalando a reconstrução do carro e a vida da família.

– A montagem do carro vai ser paralelo para que a gente consiga mostrar essa família e eternizar o Dener. A imagem do carro batido é depreciativa, lógico, pois o carro ficou destruído. A imagem da família muitas vezes assim, que não se recuperou, que sofreu muito com tudo isso. O que existiu, evidentemente, mas a reconstrução do carro simboliza a reconstrução familiar e também a eternização do nome do Dener – conta Rodrigo, prometendo surpresas. – Essa história tem outros heróis que vamos mostrar.

– Quando vi o documentário do Michael Jordan pensei: “é isso, essa pegada”. Vi também do Sandy & Junior, que conta da carreira e da história. Você vê sofrimento, momentos difíceis, superação. Meu pai teve infância com muito sofrimento, mas conseguiu superar tudo isso. Isso que queremos mostrar – conta Dener Matheus.

Morte às vésperas do tri do Vasco

Dener morreu dia 19 de abril de 1994 – dois dias depois de sua última partida. O empate por 1 a 1 com o Fluminense no quadrangular final do Campeonato Carioca. Dener foi expulso com Branco naquela partida e foi para São Paulo, de carro, na folga.

Dener teve três filhos com a mulher Luciana Gabino, que vai dar depoimento na série: Denis, Felipe e Matheus. Os três tentaram jogar futebol, mas nenhum se profissionalizou. A família se divide entre a Vila Ede, onde Dener nasceu e cresceu, e Santos, onde mora a mãe do craque, dona Vera.

O Vasco, último clube de Dener, somente quitou a indenização em outubro de 2015. Emprestado pela Portuguesa, o Vasco, na ocasião, não fez seguro de vida para Dener.

O carro de Dener foi um presente da Portuguesa de renovação de contrato. O jogador exigiu o veículo para assinar com a Lusa e voltar a treinar em 1993. A Mitsubishi Eclipse, carro raro na época no Brasil, permaneceu no Rio para perícia, por decisão judicial. À época, José Luis Moreira guardou o veículo.

Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco se apega ao bom retrospecto contra o Atlético-GO para voltar a vencer no Brasileiro

O Vasco da Gama se apega a bom retrospecto contra o Atlético-GO nos últimos jogos e mira a vitória em São Januário.

Treinos de Felipe têm impressionado Payet e outros jogadores do Vasco

Primeiros dias de treinamento de Felipe no Vasco da Gama tem empolgado os jogadores, especialmente o francês Payet.

Alex Teixeira pode ganhar nova chance com Felipe nas últimas rodadas do Brasileiro

Meia-atacante revelado no Vasco da Gama, Alex Teixeira soma pouco minutos desde que voltou ao Clube, no meio deste ano.

Vasco enfrenta rebaixados e rival direto por Libertadores na reta final do Brasileiro

Vasco da Gama segue sonhando com uma vaga, via Campeonato Brasileiro, na principal competição da América do Sul.

Sair da versão mobile