Anderson Conceição e Carli lideram as defesas de Vasco e Botafogo no clássico

Anderson Conceição se destaca e lidera a zaga do Vasco da Gama, enquanto Joel Carli é o responsável pelo setor do rival Botafogo.

Anderson Conceição e Joel Carli
Anderson Conceição e Joel Carli (Foto: Arte LANCE!)

Estratégias defensivas são sempre colocadas à prova em um clássico. No caso de Vasco e Botafogo, adversários neste domingo no Estádio Castelão, em São Luís-MA, pela 6ª rodada do Campeonato Carioca, essas questões passam muito pelas lideranças exercidas por Anderson Conceição, no Cruz-Maltino, e Joel Carli, do Glorioso.

No processo de reconstrução de seu elenco, o Vasco teve muita atenção ao setor defensivo – um dos grandes problemas de 2021. Com uma defesa frágil e inconsistente, o time sofreu na última Série B com as jogadas aéreas e os contra-ataques, e não conseguiu entrar no G4. Para a zaga, Anderson Conceição chegou para dar mais experiência e tem tomado conta do setor neste início de Carioca.

Ao lado do jovem Ulissses, o defensor tem feito boas partidas e agradado a torcida com a liderança que tem demonstrado em campo. Desde a época de Cuiabá, o atleta costuma orientar os mais jovens e demonstrar raça em campo. No duelo contra a Portuguesa, Conceição foi o jogador com mais rebatidas (13) e o segundo com mais passes (56). Ele também foi o responsável pela bola longa com 6 lançamentos, segundo dados do “Footstats”.

Inspirado em Mauro Galvão, o camisa 4 não escondeu sua admiração pelo clube da Colina e revelou ser formado na base de São Januário. Ele defendeu a Cruz de Malta no peito entre os anos de 2005 e 2008, mas não chegou a atuar entre os profissionais. De volta para casa, o atleta é vice-líder de rebatidas do Estadual com 51, atrás apenas de Edgar Silva, do Madureira.

Diante do Madureira, ele deu um exemplo de espírito coletivo ao entregar a braçadeira de capitão ao lateral Léo Matos, que entrou na etapa final. No momento em que Zé Ricardo busca formar um time competitivo e chegar forte na Série B, Anderson começa a se consolidar como uma liderança no grupo. Experiente, o zagueiro conquistou seu espaço e mesmo com o clube procurando reforços para a posição tende a ser titular na sequência da temporada.

O Botafogo passa por um situação praticamente oposta a do rival. O setor de defesa foi o único que não teve reforços para a temporada 2022 – vale lembrar que as questões envolvendo contratações foram paralisadas por John Textor nas últimas semanas no intuito de um melhor mapeamento de mercado e análise de dados.

De qualquer forma, Joel Carli inicia mais um ano pelo Botafogo da mesma forma que fez em outras temporadas: liderando a equipe dentro e fora de campo. O argentino é o capitão e uma das principais lideranças do Alvinegro no vestiário.

Nas quatro linhas, o camisa 3 foi importante no título da Série B do Brasileirão no ano passado. A entrada do argentino no time titular veio justamente no mesmo momento que o Glorioso cresceu na competição na busca pelo troféu. Em 2022, contudo, ele ‘reprovou’ no primeiro grande teste que teve: contra o Fluminense, na última quinta-feira, falhou no posicionamento aéreo em um dos gols do Tricolor.

A linha de defesa do Glorioso é a mesma de 2021: Carli ao lado de Kanu, trazendo a experiência com um pouco de juventude. Por mais que o Botafogo deva passar por inevitáveis mudanças nos próximos meses, o setor defensivo do clube é um que já apareceu com a confiança do torcedor.

Fonte: Lance!

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

Sair da versão mobile