Ex-Vasco, Helton é acusado de violência doméstica

Goleiro do Vasco da Gama no início do século, Helton foi denunciado por uma mulher com quem manteve relação extraconjugal.

Helton em ação pelo Vasco em 2000
Helton em ação pelo Vasco em 2000

Um dos grandes nomes do Vasco no século, o ex-goleiro Helton foi acusado de violência doméstica, em Portugal. O Ministério Público do país aceitou as denúncias de uma mulher com quem manteve relação extraconjugal. Dessa forma, ele responderá criminalmente no Departamento de Investigação e Ação Penal (Diap), na cidade do Porto.

Helton responderá por “maus-tratos simples”, de acordo com o jornal português “Público”. Em Portugal, não há uma lei parecida com a brasileira Maria da Penha. Dessa forma, o ex-jogador pode pegar até três anos de prisão. Contudo, se comprovada gravidade à integridade física da vítima, a pena pode variar entre dois e oito anos.

O ex-jogador, de 47 anos, manteve relação com a mulher durante o período em que defendeu o Porto entre 2005 e 2016. O Ministério Público já ouviu a vítima, testemunhas e o próprio acusado, que também foi alvo de buscas. Portanto, o julgamento deve ocorrer a partir de setembro.

Helton teve carreira vitoriosa por Vasco e Porto

Revelado pelo Vasco, Helton estreou profissionalmente em 1998. Ao todo, disputou 178 jogos e conquistou os títulos da Libertadores de 1998 e do Brasileirão de 2000. No clube, chegou à Seleção, onde disputou os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Contudo, a trajetória no futebol brasileiro chegou ao fim em 2002, quando foi contratado pelo União Leiria, de Portugal.

Helton deixou o Vasco por problemas contratuais. Após três temporadas no União Leiria, chamou a atenção do Porto. Por lá, viveu a melhor fase da sua carreira. Afinal, conquistou sete títulos do Campeonato Português, quatro Taças de Portugal e uma Liga Europa. Com isso, voltou a receber chances na Seleção após seis anos longe das convocações, e foi campeão da Copa América de 2007.

Em 2016, deixou o Porto e se aposentou. Contudo, voltou atrás em 2020, quando aceitou o convite do União Leiria para retornar ao clube após 15 anos. Dessa forma, disputou uma temporada de despedida, onde fez sete jogos.

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:Helton
Comente

Veja também
Maior goleada do Brasil em Copas teve todos os gols de jogadores do Vasco

Vasco da Gama teve todos os gols da maior goleada do Brasil em Copas. Relembre o histórico 7 a 1 sobre a Suécia no Mundial de 1950.

Pausa da Copa vira trunfo para o Vasco recuperar atletas e confiança

Vasco da Gama aproveita a pausa da Copa do Mundo para recuperar atletas, fortalecer a confiança do elenco e buscar reação no Brasileirão.

Abraham Marcus: veja números e por que o atacante entrou na mira do Vasco

Abraham Marcus entrou na mira do Vasco após a melhor temporada da carreira. Veja números, trajetória e características do atacante.

Relembre o episódio que tirou Renato Gaúcho da Copa do Mundo de 1986

Atual técnico do Vasco, Renato Gaúcho foi cortado da Copa de 1986 após deixar a concentração da Seleção Brasileira.

Vasco corre risco de perder 4 jogadores sem custos a partir de julho

Vasco da Gama terá quatro jogadores aptos a assinar pré-contrato a partir de julho; veja quem pode deixar o Clube sem custos.

Retorno de Jair será decisivo para seu futuro no Vasco

Vasco da Gama avaliará Jair após retorno aos gramados para definir a permanência do volante, que tem contrato até o fim da temporada.

Futuro de Marino Hinestroza no Vasco deve ser definido em breve

Em baixa no Vasco da Gama, Marino Hinestroza deve ter futuro definido em breve e a tendência é um retorno ao futebol colombiano.

Ex-atacante do Vasco encaminha acerto com o Cuiabá

Ex-atacante do Vasco da Gama, Fábio Gomes, que atua no futebol mexicano, está perto de um acerto com o Cuiabá.

Renato Gaúcho aparece em campanha de cortes de carne; veja

Técnico do Vasco da Gama, Renato Gaúcho estrela campanha de cortes de carne, em comemoração ao Dia dos Namorados; veja vídeo.

Torcida organizada do Vasco faz protesto contra Felipe Maestro

Torcida organizada do Vasco cobram explicações sobre investimentos, criticam contratações e aumentam pressão sobre a diretoria.