Ex-presidente do Flamengo conta contrapartida à Barra por reforma de São Januário

Delair Dumbrosck, presidente da Câmara da Barra da Tijuca, elogiou do presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, Pedrinho para São Januário.

Delair Dumbrosck já foi presidente do Flamengo
Delair Dumbrosck já foi presidente do Flamengo

Delair Dumbrosck, ex-presidente do Flamengo, elogiou o projeto de reforma de São Januário e revelou conversa com o prefeito Eduardo Paes sobre o que a Câmara da Barra da Tijuca pediu em contrapartida para que o processo tivesse novos passos. O bairro é uma das regiões escolhidas para receber o potencial construtivo do estádio do Vasco.

Delair é presidente do órgão e foi mandatário do Rubro-Negro em 2009, ano em que o clube venceu o Brasileiro. Na manhã desta quarta-feira (29) houve Audiência Pública para debater o assunto.

O que aconteceu

O evento aconteceu na Barra da Tijuca e contou com a presença de Pedrinho, presidente do Vasco . Rodrigo Dinamite, filho de Roberto Dinamite, também esteve no local.

– Queria parabenizar o Pedrinho, que tenha sucesso. Embora rubro-negro, uero ver o Vasco bem. E acho que toda a cidade quer ver. Um outro detalhe é que acho que vai ajudar a trazer o modernismo para aquela área, que precisa. E ao Sérgio Dias, pelo belo projeto – Delair Dumbrosck

Dumbrosck apontou que a Câmara da Barra apresentou Eduardo Paes . Ele também citou possíveis projetos do Flamengo, clube do coração dele.

– Deixamos acertado com o prefeito um pacote de obras que vai influenciar muito a Barra da Tijuca para que não se chore problema com o PL, e deixamos acertado que qualquer PL que vier, até mesmo do Flamengo, meu clube, vamos ter de sentar com o prefeito e negociar com ele o que vamos receber aqui [Barra da Tijuca] – Delair Dumbrosck

“Esse entendimento foi benéfico. Quero desejar sucesso ao Vasco. Ganhamos também. Tem muito vascaíno na Barra. Esse é o entendimento que fizemos com o prefeito, e qualquer novo PL que bata na Câmara venha a se discutir o que vamos receber de benefício. Não é o bairro, é a cidade”, completou.

O presidente da Câmara da Barra fez algumas visitas aos órgãos públicos . “Deixamos alinhados com o prefeito a extensão da Via Parque até a entrada da linha Amarela, a construção de dois viadutos, seria uma paralela à [Avenida] Ayrton Senna. Todo mundo sabe o que é passar na Ayrton Senna 16h, 17h. Outra é uma rótula ali no Alfa Barra no dia 19 o prefeito vai estar aqui na Câmara para apresentar”.

Pedrinho também falou durante a Audiência Pública . Ele ressaltou que é morador da Barra da Tijuca e apresentou entendimento às ponderações de Dalair Dumbrosck.

– Sou morador da Barra há 25 anos e faz muito sentido o que falou. Como vascaíno, representante de uma torcida imensa, e como cidadão, a modernização de São Januário tem um impacto econômico na cidade. (…) O estádio do Vasco tem uma representatividade social e econômica para o Brasil e para o mundo. A assinatura do potencial construtivo tem um impacto gigante – Pedrinho

O que é Potencial Construtivo?

A legislação urbanística da cidade determina limites para edificações em diferentes regiões — ou seja, quanto poderá ser construído em um terreno em cada bairro. No caso de um estádio de futebol, nem todo esse limite é utilizado — já que não há construção no gramado, por exemplo.

Em São Januário, um total de 197 mil metros quadrados de construção autorizada pela legislação não serão utilizados. O projeto permite que essa área seja negociada para ser aplicada em outras regiões, onde a área máxima construída seria menor pela legislação local.

O índice de aproveitamento desse potencial varia de acordo com a área. Na transferência para a região da Avenida Brasil, por exemplo, cada metro quadrado transferido de São Januário vai gerar um aproveitamento de 1,73 metro quadrado. Ou seja, quem adquirir 100 metros quadrados de potencial poderá construir 173 metros quadrados num terreno na Avenida Brasil.

Já os trechos da Barra da Tijuca terão aproveitamento significativamente menor: cada metrô quadrado transferido de São Januário poderá se transformar em áreas construídas que variam de 0,21 a 0,52 metro quadrado. Ou seja, 100 metros quadrados de São Januário virariam de 21 a 52 metros quadrados, dependendo do trecho.

O UOL apurou que três empresas estão interessadas em comprar o potencial construtivo de São Januário: uma famosa rede de hospitais, uma construtora e um fundo imobiliário.

Presidente do Vasco, Pedrinho pretende iniciar as obras em dezembro de 2024. O projeto de ampliação e modernização prevê um estádio para cerca de 47 mil pessoas.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Confira as chances de rebaixamento do Vasco

Vasco da Gama ocupa a 19ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos conquistados até o fim da 24ª rodada.

Goleadas e falhas acendem o alerta no Vasco de Pedro Emanuel

Vasco da Gama segue sem vencer no Campeonato Brasileiro, sofre segunda goleada seguida e Pedro Emanuel liga sinal de alerta.

Joias do Sub-20 do Vasco pedem passagem no time principal

Pedro Emanuel segue de olho nos destaques do Sub-20 do Vasco da Gama e planeja dar mais oportunidades para os jovens.

Vasco enfrenta o Rio Branco-ES na estreia da Copa do Brasil Sub-20 2026

Vasco da Gama enfrentará o Rio Branco-ES na estreia pela Copa do Brasil Sub-20 2026; veja a data e outros detalhes.

Payet evita exibir camisas de rivais por respeito ao Vasco

Ex-jogador do Vasco da Gama, Dimitri Payet cita respeito pela torcida e não mostra camisa de rivais em entrevista.

Pedro Emanuel defende Léo Jardim após críticas

Alvo de críticas da torcida do Vasco da Gama após derrota contra o Palmeiras, Léo Jardim recebe apoio de Pedro Emanuel.

Colidio aproveita chance e pede passagem no Vasco

Reforço do Vasco da Gama para o segundo semestre, Facundo Colidio é o melhor jogador contra o Palmeiras e pede passagem.

Robert Renan desfalca o Vasco contra o Cruzeiro

Titular do Vasco da Gama, Robert Renan recebe o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão contra o Cruzeiro.

Ingressos para Vasco x Vitória: veja preços e onde comprar

Vasco da Gama divulga preços, horários e locais de venda dos ingressos para o jogo contra o Vitória, pela Copa do Brasil, em São Januário.

Confirmado! Vasco x Vitória pela Copa do Brasil será em São Januário

Vasco da Gama confirma São Januário para enfrentar o Vitória pelas quartas da Copa do Brasil, após desistir de jogar no Maracanã.