Ex-diretor expõe racha entre marketing e comunicação no Vasco
Ex-diretor de comunicação do Vasco, Márcio Santos, culpa o marketing por não ter conseguido gerar receitas com site oficial e redes sociais.
Citado em entrevista publicada por este blog com Marco Antônio Monteiro, vice-presidente de marketing da nova gestão de Eurico Miranda no Vasco, Márcio Santos, ex-diretor de divulgação e relações públicas que depois se candidatou à presidência do clube carioca, procurou o blog para dar mais detalhes sobre o racha que havia entre departamentos de marketing e comunicação.
Em carta enviada ao blog, Santos, então responsável pela comunicação vascaína junto com o ex-vice-presidente da área, Cláudio Costa, afirma que contratos eram negociados pelo marketing sem o envolvimento de seu departamento, diz que o marketing não teve profissionais competentes desde a saída de Marcos Blanco, diretor executivo até 2012, e critica a decisão de Monteiro de reunificar os dois departamentos nesta volta de Eurico.
– Os avanços começaram justamente ao dissociarmos após muita luta e pressão interna o estatutário departamento de divulgação e relações públicas do departamento de marketing, um histórico equívoco que perdurou de julho de 2008 a janeiro de 2014 – escreveu Santos após citar o crescimento do Vasco em redes sociais, com quase 1 milhão de fãs no Facebook a mais no período em que esteve no clube, e o resgate do canal de vídeos VascoTV.
O ex-diretor culpa o marketing por não ter conseguido gerar receitas com site oficial e redes sociais do Vasco, que nas contas dele poderiam faturar R$ 100 mil mensais. Culpa o marketing também por não ter usado o espaço oferecido pela Globosat no Premiere FC, canal de pay-per-view, caso citado por Monteiro em sua entrevista a este blog para exemplificar os danos que a falta de consenso entre as áreas gerava.
– Sem falar ainda que, como estávamos na Série B, seríamos o único clube nessa situação com um programa no PFC, associados à campanha abaixo do esperado na competição. Optamos que esse espaço só seria usado a partir de 2015, o que cabe agora aos novos mandatários implementar, o que, aliás, pelo prazo, já poderia ter ocorrido – relatou o ex-dirigente em sua carta.
– Achamos difícil o êxito do departamento de marketing sem uma reorganização e com novos profissionais em praticamente todas as áreas, com raríssimas exceções. O mesmo na atualidade é caro, despreparado, ineficaz e mal comandado em termos executivos – completou o ex-candidato à presidência vascaína.
Blog Dinheiro em Jogo