Europa e Ásia: como foi a carreira de Coutinho fora do Brasil

Após sair do Vasco da Gama, o meio-campista Philippe Coutinho defendeu clubes da Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Catar.

Philippe Coutinho em ação pelo Barcelona
Philippe Coutinho em ação pelo Barcelona (Foto: Jornal Marca)

Depois de alguns anos fora do Brasil, Philippe Coutinho está muito próximo de acertar a volta ao Vasco. O jogador já está em solo brasileiro e deve se encontrar com a diretoria Cruzmaltina nos próximos dias para acertar o contrato com o Gigante da Colina. Veja a trajetória do atleta depois que saiu do clube carioca:

Em 2008, a Inter de Milão acertou a compra de Coutinho junto ao Vasco por € 3,8 milhões (cerca de R$ 10 milhões na cotação da época), antes mesmo dele se tornar profissional. Dessa forma, como as regras da FIFA não permitem transferências internacionais de atletas menores de dezoito anos, o jogador permaneceu no Gigante da Colina até julho de 2010.

Logo que chegou na Inter de Milão, Coutinho iniciou as atividades com o elenco profissional para a temporada 2010/11. No entanto, no ano seguinte, se transferiu ao Espanyol, da Espanha, onde se destacou e ganhou o o prêmio de revelação da La Liga. Com o fim do contrato de empréstimo, o meio-campo voltou ao time italiano, mas foi negociado com o Liverpool pouco tempo depois.

No clube inglês, ele atuou por seis anos – de 2012 até 2018. Nos Reds, o meia disputou 201 partidas, marcou 54 gols e deu 43 assistências. Além disso, saiu como o brasileiro que mais marcou gols na história da Premier League e foi eleito por duas vezes consecutivas o Jogador da Temporada do Liverpool.

Ida de Coutinho ao Barcelona

Em 2018, o Barcelona adquiriu os direitos de Coutinho, equipe em que ele teve duas passagens. Na primeira, ele ficou por duas temporadas, mas sofreu críticas e chegou – também por empréstimo – ao Bayern de Munique. Como o time alemão não exerceu a opção de compra ao fim do vínculo de um ano, ele retornou ao clube espanhol. Pelo Barça, atuou em 106 jogos e marcou 26 gols.

Em 2021, o cria do Vasco foi novamente emprestado: desta vez para o Aston Villa, da Inglaterra. Os ingleses, porém, exerceram a opção de compra seis meses depois e pagaram 20 milhões de euros para contar com o meia em definitivo. Prejudicado pelas lesões, o brasileiro somou 43 jogos com a camisa do Villa, com seis gols marcados e três assistências.

Último clube antes de chegar no Rio

Aos 31 anos, Coutinho estava Al-Duhail, do Qatar, clube pelo qual encerrou sua trajetória na semana passada, após a eliminação na Copa do Emir.

O jogador atualmente tem contrato com o Aston Villa, da Inglaterra. No entanto, o clube inglês não conta com ele para a próxima temporada, que começa em julho. Com isso, as partes discutem uma rescisão amigável e, assim, ele ficaria disponível para assinar com o Vasco em definitivo.

Títulos de Coutinho fora do Brasil

  • Inter de Milão: Supercopa da Itália 2010; Copa da Itália 2010/11
  • Barcelona: La Liga 2017/18 e 2018/19; Copa do Rei 2017/18; Supercopa da Espanha 2018
  • Bayern de Munique: Bundesliga 2019/20; Copa da Alemanha 2019/20; Champions 2019/20

Fonte: Super Rádio Tupi

Comente

Veja também
Vegetti comemorando gol contra o Fortaleza
Vegetti é eleito o craque do jogo contra o Cuiabá

O atacante Vegetti marcou dois gols na partida contra o Cuiabá, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti encerra o ano no Vasco no topo da artilharia com 23 gols

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti marcou duas vezes na vitória contra o Cuiabá, pela última rodada do Brasileiro.

Abel Braga é o novo diretor técnico do Vasco
Abel Braga manifesta torcida pelo Vasco e esperança por títulos

Treinador vitorioso do futebol brasileiro, Abel Braga revelou que sempre torce pelo sucesso do Vasco da Gama.

Felipe em entrevista coletiva após vitória do Vasco
Felipe revela incômodo com posição do Vasco no Brasileiro e projeta 2025 melhor

Diretor do Vasco da Gama e treinador do time na reta final do Brasileiro, Felipe analisou a temporada do Cruzmaltino.

Time do Vasco no ginásio de São Januário
Vasco enfrenta o Minas Tênis pelo NBB nesta segunda; veja onde assistir e horário

Vasco da Gama recebe a equipe do Minas Tênis Clube, em São Januário pela 10ª rodada do Novo Basquete Brasil.