Eurico Miranda pode voltar à Câmara dos Deputados

Eurico Miranda ex-dirigente de futebol do Vasco, pode voltar à Câmara dos Deputados Federais.

Se não deu no voto, vai na torcida. Esse é o lema de muitos suplentes de deputados estaduais e federais neste ano de eleições municipais. Somente na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), segundo levantamento publicado ontem pelo jornal “O Globo”, 29 parlamentares com cadeira garantida cogitam concorrer a cargos de prefeitos no estado. Na Câmara dos Deputados Federais, são 16. Quem ganhar abre uma brecha para candidatos derrotados mais bem colocados de sua coligação nas eleições de 2010. E tem muita gente conhecida do eleitorado cruzando os dedos: o cantor Elymar Santos; o ex-dirigente de futebol Eurico Miranda; o ex-secretário de Segurança Marcelo Itagiba; a funkeira Verônica Costa; e até o líder comunitário preso William da Rocinha.

Para alguns, a chance de ocupar a cadeira legislativa de um correligionário pode acontecer já durante a campanha. Basta um deputado prefeitável se licenciar por mais de 120 dias, por exemplo. Entra em seu lugar o político, que está à espera na fila, que obteve mais votos dentro da coligação (e não do partido). Entretanto, a legislação permite que um concorrente ao Executivo permaneça no Legislativo mesmo em campanha, se preferir. Nesse caso, somente se for eleito, a brecha se abre.

— Possivelmente, só após o recesso de julho eu entre de licença para poder fazer campanha — diz o deputado do PR Altineu Cortes, que deve ter seu nome como consenso no partido para concorrer à Prefeitura de Itaboraí.

No PR, se os três deputados estaduais que têm seus nomes cogitados para concorrer ao cargo de prefeito — Edino Fonseca em Niterói, Altineu em Itaboraí, e Samuquinha em Duque de Caxias — ganharem suas respectivas eleições, três vagas serão abertas. Entre os felizardos, a funkeira e ex-vereadora Verônica Costa. Ela é a primeira da fila.

Elymar Santos e Eurico Miranda — ambos da coligação Unidos pelo Rio — têm que torcer muito, mas dá para chegar. Basta saber se o eleitorado vai ficar satisfeito com a troca. Ao todo, foram 13 deputados federais eleitos na parceria entre os partidos PP, PMDB e PSC em 2010. Desses, três foram nomeados secretários de governo (e já substituídos), e outros três poderão ser candidatos este ano. Dos três suplentes que já entraram, dois poderão também se candidatar. Agora, a primeira da fila é a ex-deputada federal Solange de Almeida, mas ela também deve concorrer. Depois dela, Eurico é o quarto na sucessão e Elymar, o terceiro.

Já William da Rocinha tem que torcer para que os dois pré-candidatos a prefeitos do PRB ganhem suas eleições.

extra

Comente

Veja também
Vasco fica próximo de renovação com Léo Jardim; veja novo tempo de contrato

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim atualmente tem vínculo com o Cruzmaltino válido até dezembro do ano que vem.

Vegetti destaca dobradinha com Piton no Vasco e rejeita rótulo de ídolo

Atacante argentino do Vasco da Gama, Vegetti já marcou 29 gols desde que chegou ao Clube, em agosto do ano passado.

Jamaal projeta estreia do Vasco no NBB contra o Flamengo

O armador americano Jamaal destaca a importância do jogo para o Vasco da Gama e espera boa estreia contra o Flamengo.

Vasco tem 7 jogadores em fim de contrato; veja a lista

Sete jogadores têm contrato se encerrando com o Vasco da Gama nesta temporada, sendo que três são titulares.

Sair da versão mobile