Eternizado! CBF anuncia o Troféu Roberto Dinamite para o artilheiro do Brasileirão

A CBF aceitou o pedido do Vasco da Gama e batizou a premiação de artilheiro do Campeonato Brasileiro com o nome de Roberto Dinamite.

Roberto Dinamite se emociona com sua estátua em São Januário
Roberto Dinamite se emociona com sua estátua em São Januário (Foto Matheus Lima/ Vasco)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atendeu ao pedido do Vasco da Gama e anunciou o Troféu Roberto Dinamite, que será entregue ao artilheiro do Campeonato Brasileiro a partir de 2024.

É uma forma de homenagear o ex-atacante, grande ídolo histórico vascaíno, maior goleador da história da competição, com 190 gols. Dinamite faleceu no ano passado, vítima de câncer no intestino, aos 68 anos.

Lênin Franco, diretor de marketing da CBF, foi o responsável pela revelação, que aconteceu durante reunião do Conselho Técnico do Brasileirão. Além do troféu em si, o vencedor levará para casa uma premiação financeira.

O que dizer sobre a homenagem?

Ednaldo Rodrigues, presidente da confederação, rasgou elogios a Dinamite ao explicar a premiação com seu nome. O mandatário classificou como “feito fantástico” ter alcançado a quantidade de gols e disse ser “nada mais justo” a eternização.

– O Roberto Dinamite é uma das maiores lendas do futebol mundial. Ele conseguiu um feito fantástico ao se sagrar o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro. Por tudo isso, nada mais justo que eternizar esse recorde dando o nome deste craque ao troféu do artilheiro da competição – explicou Ednaldo.

Rodrigo Dinamite, filho do ídolo, marcou presença na reunião e comemorou a escolha: “Fico muito feliz com essa homenagem ao meu pai. Obrigado por manterem o legado do meu pai. Me sinto muito grato”, disse. As informações são do site da CBF e do Globo Esporte.

O pedido

Quando completou um ano da morte de Dinamite, em 8 de janeiro deste ano, o Vasco enviou um ofício à CBF com a sugestão da homenagem. O momento se torna ainda mais especial com o detalhe que em 2024 completa 50 anos do primeiro título do Campeonato Brasileiro do Gigante, em 1974, que teve o ídolo como artilheiro pela primeira vez.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.

Rodrigues foi goleiro do Vasco nos anos 40
Conheça o goleiro que ganhou na loteria e abriu caminho para Barbosa no Vasco

Ídolo do Vasco da Gama e maior goleiro da história, Barbosa foi premiado com a sorte do seu antecessor na posição.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Árbitro Caio Max Augusto Vieira
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, que acontece neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Gary Medel treina com elenco nesta quarta-feira
Escalação do Vasco para jogo contra o Criciúma

Confira a escalação do Vasco para a partida deste sábado contra o Criciúma, às 16h, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.