Estatísticas mostram grau de dificuldade dos próximos jogos do Vasco no Brasileiro

Os números mostram projeções sobre as dificuldades que cada clube terá nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Time do Vasco na Arena Pantanal
Time do Vasco na Arena Pantanal

Faltam sete rodadas para acabar o Brasileirão, mais três jogos adiados, e esta reta final promete ser inesquecível. Dos três times em luta direta pelo título, o líder Botafogo enfrentará adversários com maior aproveitamento de pontos no returno quando considerada a condição de mando de cada partida. Em média, os adversários do Botafogo conquistaram 52% dos pontos disputados.

O Botafogo será mandante contra Grêmio (33% de aproveitamento quando visitante no returno), Santos (48%) e Cruzeiro (39%). E será visitante contra Vasco (72% de aproveitamento quando mandante), Bragantino (80%), Fortaleza (83%), Coritiba (17%) e Internacional (48%).

Curiosamente, e para potencializar todas as emoções envolvidas, o Palmeiras é o segundo time que enfretará adversários que até aqui neste segundo turno conquistaram o menor percentual de pontos. Em média, os adversários do Palmeiras ficaram com 39% dos pontos disputados no returno.

O Palmeiras receberá Athletico-PR (44% de aproveitamento quando visitante), Internacional (33%), América-MG (19%) e Fluminense (6%). E será visitante contra Flamengo (47%), Fortaleza (83%) e Cruzeiro (40%).

O caminho mais difícil

O São Paulo já conquistou a Copa do Brasil, já está garantido na Libertadores 2024, mas no Brasileirão ainda não está 100% garantido na Série A do ano que vem. Felizmente para sua torcida, uma vitória nos próximos sete jogos será suficiente.

É um projeto bem realizado pouco depender dos resultados finais porque a configuração do campeonato indica que o São Paulo vai enfrentar os adversários de maior grau de dificuldade entre todos os 20 times da Série A se considerado o aproveitamento médio de cada um no segundo turno em casa e fora.

O São Paulo fará três jogos em casa e quatro fora: receberá Bragantino (61% de aproveitamento quando visitante), Cuiabá (40%) e Flamengo (61%); e será visitante contra Fluminense (72% de aproveitamento quando mandante no segundo turno), Santos (60%), Bahia (72%) e Atlético-MG (71%).

Tabela com grau de dificuldade dos adversários
Tabela com grau de dificuldade dos adversários (Foto: Espião Estatístico)

Na luta pela permanência

Hoje, Goiás, Vasco, Cruzeiro, Santos e Bahia estão em luta direta para se afastar de duas vagas do horizonte de eventos do Z-4 que leva para a Série B porque apenas cinco pontos os separam na classificação.

Deles, o Goiás é mais mal colocado no momento, com 32 pontos, e também o que enfrentará os adversários de maior dificuldade, que conquistaram em média 51% dos pontos. Depois dele, o Vasco completa o Z-4, com 34 pontos, e terá pela frente adversários com 48% de aproveitamento de pontos.

Aproveitamento de pontos dos adversários de Vasco e Goiás
Aproveitamento de pontos dos adversários de Vasco e Goiás (Foto: Espião Estatístico)

Bahia, Cruzeiro e Santos estão com 37 pontos, três a mais que o Vasco. Deles, o Bahia é que terá adversários em tese mais difíceis, com aproveitamento de 48% dos pontos. Os adversários do Cruzeiro têm aproveitamento de 40%, e o Santos é que terá pela frente adversários que conquistaram o menor percentual de pontos: 30%.

Aproveitamento de pontos dos adversários que lutam contra Z4
Aproveitamento de pontos dos adversários que lutam contra Z4 (Foto: Espião Estatístico)

Desempenho pelos níveis de ameaça

Na luta pelo título, o Palmeiras se destaca quando os desempenhos ofensivos e defensivos são analisados pela métrica de xG, que dá pesos diferentes para cada finalização feita ou sofrida de acordo com suas características, como distância entre a bola e o gol, ângulo entre eles, número de adversários à frente da bola, se a jogada é aérea ou rasteira, se é um contra-ataque, entre outras características.

Por esse conceito, como mostra o gráfico abaixo, o Palmeiras se destaca porque cria alto nível de ameaça no ataque (e por isso aparece em um ponto alto), assim como o Bragantino, que cria ainda mais, com a vantagem de permitir aos adversários a criação de pouco nível de ameaça, e por isso o Palmeiras está muito mais à esquerda do que o Bragantino. O Athetico-PR é o time que menos permite a adversários criar ameaças.

Já o Botafogo está bem ali no meio, quase com o campeonato todo orbitando a seu redor. criando e sofrendo um nível médio de ameaças.

No gráfico abaixo, quem aparece mais à direita tem sua defesa mais ameaçada, como o Coritiba, e quando mais abaixo, menos seu ataque está criando ameaças, como ocorre com o Cruzeiro.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Não querendo ser derrotista , mas aquele passeio frente ao América e a derrota por goleada frente ao Santos e , o empate com o São Paulo sem suas estrelas máximas , para mim foi uma ducha fria minha crença em ficar na serie A , é uma dúvida atroz .

  • Responder

    Tem que vencer todos em casa e empatar 3 fora! Graças ao pífio rendimento contra o São Paulo, terá de alcançar 48 pontos, vencer todos em casa e empatar de preferência com: Grêmio, Atlético PR e Cruzeiro.

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.