Esquema de Ricardo Sá Pinto fica em xeque após goleada do Ceará

O Vasco da Gama tem entrado em campo com três zagueiros, o que não evitou a goleada para o Ceará por 4x1, em São Januário.

Ricardo Sá Pinto durante jogo contra o Fortaleza
Ricardo Sá Pinto durante jogo contra o Fortaleza (Foto: André Durão/ge)

Imagina-se que a opção por escalar três zagueiros busca solidez no sistema defensivo. É desta forma com que o técnico Ricardo Sá Pinto tem escalado o Vasco da Gama, o que, desde o começo, vem dividindo opiniões na massa vascaína.

É um esquema retrancado? Não precisamente. Depende da forma como é aplicado em campo. Em entrevista recente, Ricardo Sá Pinto explicou que o Vasco joga num 4-3-3 quando está ofensivo e 4-5-1 quando espera mais as ações do adversário, podendo se tornar um 3-5-2.

Seja qual for a forma como o Vasco estiver em campo, o torcedor espera que com três zagueiros a defesa seja uma espécie de Fortaleza. No entanto, isso não pôde ser visto nem de perto na goleada por 4×1 para o Ceará em pleno São Januário.

Erros coletivos e individuais foram vistos ao longo de todo os 90 minutos, o que implicou diretamente no resultado. Na atuação defensiva desastrosa, os três zagueiros, Leandro Castan, Miranda e Ricardo Graça erraram de forma grosseira e a desorganização defensiva foi notável.

Para a partida contra o Defensa y Justicia, da Argentina, que será nesta quinta-feira (03), às 21h30min, em São Januário, valendo uma vaga nas quartas de final da Sul-Americana, o Vasco contará com o retorno de Ricardo Sá Pinto na beirada de campo, ele que estava se recuperando da Covid-19.

O português, no entanto, não deve fazer alteração no esquema tático para o confronto decisivo. Lembrando que no jogo de ida o placar ficou no 1 a 1, e um simples empate em 0 a 0 classifica o Gigante, que apesar da vantagem deve buscar a vitória em casa.

1 comentário
  • wanderlei a. oliveira - 1 de dezembro de 2020

    NUNCA EM MINHA VIDA VI UM VASCO TÃO RIDÍCULO, PEQUENO, MEDÍOCRE COMO O DESSE CAMPEONATO, DESDE QUE COMEÇOU SUA DERROCADA SEM FIM. ONTEM, AO LEVAR O SEGUNDO GOL, DESLIGUEI A TELEVISÃO. A REVOLTA É GRANDE, AO CONSTATAR, NA ADMINISTRAÇÃO GERAL DO TIME, PRINCIPALMENTE TÉCNICA, UMA INCOMPETÊNCIA SEM LIMITES. MAIS QUE ISSO, PARECE UM BOICOTE DE DENTRO PRÁ FORA, QUE OBRIGA CADA JOGADOR A OFERECER UMA MÍNIMA PARCELA DO QUE PODE! NÃO É POSSÍVEL QUE JOGADORES DE FUTEBOL COMO OS QUE O VASCO TEM OFEREÇAM CONTÍNUAMENTE ESPETÁCULOS TÃO DEPRIMENTES DE FALTA DE CATEGORIA, DE AUSÊNCIA DE TALENTO, DE DESCOMPROMISSO COM A ÚNICA COISA QUE FAZEM – JOGAR FUTEBOL! O VASCO É, DISPARADO, O PIOR TIME ENTRE OS 20 QUE DISPUTAM A SÉRIE “A” DO BRASILEIRÃO. JOGANDO O QUE ESTÁ, NA SÉRIE “B”, PROVAVELMENTE ESTARIA TAMBÉM NA ZONA DE DESCLASSIFICAÇÃO. O PROBLEMA, A MEU VER, NÃO É DE JOGADORES, POIS O VASCO OS TEM, E OS MESMOS COMPROVARIAM ISTO, SE ESTIVESSEM EM CLUBES SEM OS INÚMEROS PROBLEMAS QUE O DESTROEM INAPELAVELMENTE. NÃO DÁ PARA ACREDITAR COMO TREINADORES SUPOSTAMENTE PROFISSIONAIS NÃO PERCEBAM, HÁ 3 MESES, A TOTAL E ABSOLUTA INOPERÂNCIA DOS ESQUEMAS DE JOGO ADOTADOS E DA DE JOGADORES COMO RIBAMAR, PIKACHU, FELIPE BASTOS E OUTROS, QUE ESCALAM INSISTENTEMENTE. É LAMENTÁVEL SE VER UM TIME COM A HISTÓRIA DO VASCO SE APRESENTAR EM CAMPO COMO SE FOSSE UM TIME DE VÁRZEA, DE TERCEIRA DIVISÃO, JOGANDO COM MEDO DE ATACAR, SEMPRE PRÁ TRÁS, SEM PERSONALIDADE, SEM ALMA, INCAPAZ DE SE IMPOR A NINGUÉM NEM MESMO EM CASA, UM TIME SEM VERGONHA NA CARA! NÃO, AMIGOS, DECIDI PARAR COM A ESTUPIDEZ QUE VENHO PRATICANDO CONTRA MIM MESMO AO TORCER PELA INCOMPETÊNCIA E EM SEGUIDA ME SENTIR CONSTANTEMENTE FRUSTRADO. HÁ VIDA INTELIGENTE FORA DO VASCO. VOU AO ENCONTRO DELA!

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
5 de dezembro de 2021
Contrato de Zé Ricardo com o Vasco será até o final de 2022 com opção de renovação

Zé Ricardo assinou o contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2022 com opção de renovação em caso de acesso à Série A.

Olympiacos estaria interessado em Andrey, de saída do Vasco

Clube grego vê no volante uma boa oportunidade devido ao fato de ficar livre no mercado, sem precisar pagar multa rescisória ao Vasco da Gama.

Zé Ricardo tem previsão de chegada ao Rio de Janeiro em 16 de dezembro

Ainda terminando de resolver trâmites sobre sua saída do Catar SC, Zé Ricardo iniciará trabalho no Vasco da Gama em 16/12.

Edu, centroavante do Brusque, teria sido sondado pelo Vasco

Artilheiro da Série B, Edu, que é torcedor declarado do Vasco da Gama, teria informado a Salgado quanto gostaria de ganhar no Gigante.

Zé Ricardo comenta retorno ao Vasco: ‘Alegria estar de volta à Colina Histórica’

Treinador, que fará sua segunda passagem pelo Vasco da Gama, se manifestou via Instagram após acerto com o Clube.

Andrey Santos, Erick Marcus e mais: Vasco tem 5 grandes promessas para 2022

Andrey Santos, Erick Marcus, Lucas Eduardo, Marlon Gomes e Victor Araújo são atletas da base do Vasco da Gama que podem vingar em 2022.

4 de dezembro de 2021
Vasco estaria interessado em Jailson, goleiro do Palmeiras

O Vasco tem interesse na contratação do goleiro Jailson, de 40 anos, que não permanecerá no Palmeiras para 2022.

Zé Ricardo se manifesta após acerto com o Vasco: ‘É um momento de satisfação’

O técnico Zé Ricardo não escondeu a felicidade ao falar sobre seu retorno ao Vasco da Gama e projetou muito trabalho.

Vasco anuncia Zé Ricardo como novo treinador

O Vasco da Gama anunciou na noite deste sábado o retorno do técnico Zé Ricardo para comandar a equipe na próxima temporada.

Vasco perde nos pênaltis para o Fluminense e é eliminado do Carioca Feminino Sub-18

A equipe feminina Sub-18 do Vasco da Gama foi derrotada nos pênaltis para o Fluminense na semifinal do Campeonato Carioca.

Veja mais notícias